La construcción de la política de Educación de Campo en el estado de Paraná: análisis de documentos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19254

Resumen

RESUMEN. En este estudio pretendemos abordar la normalización de la política de Educación Rural (EdC) en el Estado de Paraná. Para ello desarrollamos una investigación bibliográfica y documental limitada a los descriptores “Educação do Campo”, “Escolas do Campo” y “estado de Paraná”. Problematizamos los efectos de la regulación del Estado de Paraná en consideración de su constitución histórica junto al Movimiento de los Trabajadores Sin Tierra (MST) y el cierre de la EdC. Entre los resultados, destacamos que las Sinopsis Estadísticas del Inep demuestran que el número de matrículas, plazas docentes y establecimientos educativos en la EdC disminuyeron significativamente entre los años 2010 y 2022. Problematizamos, en nuestras consideraciones finales, que políticas como la implementación de la EJA y los programas de transporte escolar no garantizan el derecho de acceso a la educación escolar a las personas que viven en el campo, las aguas y los bosques. Finalmente, demostramos que la estandarización de la EdC no garantiza la existencia de estas escuelas, lo que impone la necesidad de luchar por el mantenimiento y la calidad de las Escuelas Rurales, especialmente por parte de miembros de los movimientos sociales en Paraná.

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Biografía del autor/a

Sandra Garcia Neves, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Atualmente é professora adjunta do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão. Graduada em Pedagogia e em Psicologia. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Cândido Mendes. Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário de Maringá. Especialista em Neurociência Aplicada a Aprendizagem pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Psicomotricidade pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação. Mestre na Área de Formação de Educadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Docente do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento. Pesquisa a produção científica no âmbito da pós-graduação lato sensu e coordena o Curso de Pedagogia da Unespar-campus de Campo Mourão.

Fabiana Fátima Cherobin, Universidade Federal Do Espírito Santo - UFES

Doutora em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação na UFSC, Mestre em Educação pela mesma instituição, possui Especialização no Ensino de Ciências Humanas e Sociais pela UFSC, graduada em História pela UFPB e em Pedagogia pela UNINTER. Professora efetiva da Universidade Federal do Espirito Santo (UFES) - Campus de Goiabeiras. Tem experiência com escolas rurais em contexto de luta social. Atua nos seguintes temas: Educação do Campo, Políticas Públicas, Educação do MST, Ensino de História em escolas do Campo, formação da Juventude do campo. É pesquisadora e integrante do Núcleo de Estudos Sobre as Transformações no Mundo do Trabalho, junto a Universidade de Santa Catarina (TMT/UFSC), do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo do Espírito Santo GEPECES, do Grupo de pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil e Espirito Santo (HISTEDBR (UFES) e membro do Laboratório de Ensino de História (Lahis), do Centro de Educação da UFES.

Edilaine Aparecida Vieira, Universidade Federal De Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Pedagogia e Educação Física (UnC). Especialista em Educação do Campo pela Universidade Federal do Paraná (2007). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2013) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2018). Integra o Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas - NPPD/UFPR. Pesquisadora da Internacional Conference on Textbooks end Media - IARTEM. Atuou como avaliadora de Livros Didáticos - PNLD 2021 e Coordenadora Adjunta no âmbito PNLD 2023. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC/Campus de Blumenau. Tem experiência na área da Educação do Campo, Educação Física, Gestão Escolar, Didática, Livros Didáticos e Formação de Professores.

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Publicado

2024-12-12

Cómo citar

Garcia Neves, S., Cherobin, F. F., & Vieira, E. A. (2024). La construcción de la política de Educación de Campo en el estado de Paraná: análisis de documentos. Revista Brasileña De Educación Rural, 9, e19254. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19254