Ensino Remoto Emergencial: seus desdobramentos na educação básica para alunos do meio rural
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19241Resumo
Por meio de pesquisa bibliográfica, o presente artigo se introduz com um breve histórico da educação no meio rural, em que pontua as marcas dos interesses das grandes elites ruralistas em suas definições, chegando até o advento da educação no campo, e, depois, ao recente desmanche das escolas localizadas nas áreas rurais. Tendo este pano de fundo, o trabalho discute como se deu o Ensino Remoto Emergencial (ERE) para os alunos do meio rural durante o isolamento social e o fechamento das escolas no ano de 2020. Verificou-se que as fragilidades e deficiências de recursos e atenção voltados para a educação de crianças campesinas se acentuaram no referido período, deixando marcas em seus processos de aprendizagem. O ERE evidenciou, ainda mais, problemas antigos e trouxe novos tais como: a falta de estrutura física para estudar; dificuldades para receber o material impresso por dependerem das estradas rurais; a falta de pessoas em condição de prestar auxílio nas tarefas; e a dificuldade de acesso às tecnologias de informação e comunicação. Concluiu-se que tais fatores são reflexos de todo descaso e falta de definições governamentais adequadas à educação no campo durante sua história, e que ficaram mais evidentes durante o ERE, podendo ter consequências nas relações dos alunos com a escola e acarretar dificuldades de aprendizagem durante os próximos anos.
Palavras-chave: educação rural, ensino do/no campo, ensino remoto emergencial.
Emergency Remote Teaching: its consequences in basic education for students in rural areas
ABSTRACT. Through bibliographical research, this article introduces itself with a brief history of education in rural areas, in which it points out the marks of the interests of the great rural elites in their definitions, reaching the advent of education in the countryside, and, later, the recent dismantling of schools located in rural areas. With this background, the work discusses how Emergency Remote Education (ERE) was carried out for students in rural areas during social isolation and the closure of schools in 2020. It was found that the weaknesses and deficiencies of resources and Attention focused on the education of rural children increased in that period, leaving marks on their learning processes. The ERE further highlighted old problems and brought new ones such as: the lack of physical structure to study; difficulties in receiving printed material due to dependence on rural roads; the lack of people able to provide assistance with tasks; and the difficulty in accessing information and communication technologies. It was concluded that such factors are reflections of the neglect and lack of adequate government definitions for education in the countryside during its history, and which became more evident during the ERE, and could have consequences on the relationships between students and school and also lead to learning difficulties. during the coming years.
Keywords: rural education, teaching in the countryside, emergency remote teaching.
Enseñanza a distancia de emergencia: sus consecuencias en la educación básica de los estudiantes de zonas rurales
RESUMEN. A través de una investigación bibliográfica, este artículo se introduce con una breve historia de la educación en el medio rural, en la que señala las marcas de los intereses de las grandes élites rurales en sus definiciones, llegando al advenimiento de la educación en el campo y, posteriormente, el reciente desmantelamiento de escuelas ubicadas en zonas rurales. Con estos antecedentes, el trabajo analiza cómo se llevó a cabo la Educación a Distancia de Emergencia (ERE) para estudiantes de zonas rurales durante el aislamiento social y el cierre de escuelas en 2020. Se encontró que las debilidades y deficiencias de recursos y atención enfocadas a la educación de los niños rurales aumentaron en ese período, dejando huellas en sus procesos de aprendizaje. El ERE destacó además viejos problemas y trajo otros nuevos como: la falta de estructura física para estudiar; dificultades para recibir material impreso debido a la dependencia de los caminos rurales; la falta de personas capaces de ayudar con las tareas; y la dificultad para acceder a las tecnologías de la información y las comunicaciones. Se concluyó que dichos factores son reflejo del abandono y falta de definiciones gubernamentales adecuadas para la educación en el campo durante su historia, y que se hizo más evidente durante los ERE, y que podrían tener consecuencias en las relaciones entre los estudiantes y la escuela y también conducir a dificultades de aprendizaje durante los próximos años.
Palabras clave: educación rural, enseñanza en el campo, teleenseñanza de emergencia.
Downloads
Referências
Andrade, M. R., & Dipierro, M. C. (2003). Programa nacional de educação na reforma agrária: dados básicos para uma avaliação. São Paulo: Ação Educativa.
Arroyo, M. G., Caldart, R. S., & Molina, M. C. (Org.). (2004). Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes.
Caldart, R. S. (2003). A escola do campo em movimento. Coletivo Nacional de Educação do MST e Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária (ITERRA) Brasil.
Carmo, E. S. (2012). Um estudo da política de nucleação das escolas ribeirinhas nos municípios de Breves e Curralinho no Arquipélago em Marajó/Pará.
Carneiro, M. D. P. S., Santos, S. C. A. D., Pereira, C. L., & Ribeiro, L. O. M. (2020). Tópico–Possibilidades legais a partir do Parecer CNE 5/2020.
Censo Demográfico IBGE (estimativas). (2020). Recuperado de: https://www.ibge.gov.br/pt/inicio.html
Censo Demográfico IBGE. (2010). Recuperado de: https://censo2010.ibge.gov.br/
Coelho, J. I. F., & Oliveira, B. R. (2020). O programa de educação remota em minas gerais: uma análise dos efeitos da implementação do regime de estudos não presenciais. Revista de Ciências Humanas, 20(2).
Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil (de 16 de julho de 1934). Diário Oficial da União. Rio de Janeiro, 1934.
Constituição da República Federativa do Brasil de 1967. Diário Oficial da União. Brasília, 1967.
Constituição dos Estados Unidos do Brasil (de 10 de novembro de 1937). Diário Oficial da União. Rio de Janeiro, 1937.
Constituição dos Estados Unidos do Brasil (de 18 de setembro de 1946c). Diário Oficial da União. Rio de Janeiro, 1946c.
Decreto-Lei nº 8.530, de 20 de agosto de 1946. Aprova a Lei Orgânica do Ensino Normal. Diário Oficial da União. Rio de Janeiro, 1946a.
Decreto-Lei nº 9.613, de 20 de agosto de 1946. Aprova a Lei Orgânica do Ensino Agrícola. Diário Oficial da União. Rio de Janeiro, 1946b.
Edna, C. O. S. (2023). O Impacto da pandemia no processo ensino-aprendizagem de alunos do 1º ao 5º ano em escolas da zona rural no município de Pedro do Rosário. Revistaft, 27(119), 47. https://doi.org/10.5281/zenodo.7677647
Fernandes, N. M., Cerioli, P. R., & Caldart, R. S. (2004) Primeira Conferência Nacional “Por uma Educação básica do Campo”. (Texto introdutório). In Arroyo, M. G., Caldart, R. S., & Molina, M. C. (Orgs.). Por uma educação do campo (s./p.). Petrópolis, RJ: Vozes.
Freire, P. como citado em Rossi, R. (2014). Educação no Campo: da invasão à ocupação cultural para a liberdade. Campo-território: revista de geografia agrária, 9(17), 652-671. DOI: https://doi.org/10.14393/RCT91723424
Guedes, C. G., Santos, C. A., Rocha, E. N., Anjos, M. P., & Molina, M. C. (2018). Memórias dos 20 Anos da Educação no Campo e do PRONERA-Universidade de Brasília – UnB. Organização: Fórum Nacional de Educação do Campo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA. Brasília.
Ianni, O. (2004). Estado e capitalismo. 1ª reimpressão da 2ª edição de 1989. São Paulo: Editora Brasiliense.
Lago, M. M. D., & Gonçalves, R. C. P. (2015). Permanência de estudantes no meio rural e o proeja-NEAD Canoinhas IFSC.
Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Presidência da República. Casa Civil. (1996). Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF.
Luther, A., & Gerhardt, T. E. (2018). Educação Obrigatória, Êxodo Rural e Fechamento das Escolas do Brasil. Recuperado de: http://www.fcr.edu.br/ojs/index.php/saberesamazonia/article/view/292 DOI: https://doi.org/10.31517/rsa.v3i07.292
Medina, B., & Pereira, J. B. (2020). Nós queremos ser ouvidos: “ensino remoto” não é educação! Temas em Educação Física Escolar, 5(2), 264 - 275. DOI: https://doi.org/10.33025/tefe.v5i2.3044
Nascimento, F. C. B., & Bicalho, R. (2019). Breve contextualização da educação rural no Brasil e os contrastes com a educação do campo-educação em debate. Fortaleza, 78.
Nawroski, A. (2017). Amor à terra a função social da escola no meio rural (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
Novais Brito, T., Santana, J. de J., & Fernandes, M. N. (2020). Educação do Campo na conjuntura da pandemia: alcances, impactos e desafios. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e10278. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10278 DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10278
Oliveira, B. R., Oliveira, A. C. P., Jorge, G. M. S., & Coelho, J. I. F. (2021). Implementação da educação remota em tempos de pandemia: análise da experiência do estado de Minas Gerais. RIAEE – Revista Íbero-Americana de Estudos em Educação, 16(1), 84-106. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16i1.13928
Painel TIC COVID-19 como citado em Quiliâo, P. L. Santi, N. R. (2020). Inclusão digital em escolas do campo: uma avaliação baseada em dados secundários-iv cintedi. Anais do Congresso Internacional de Educação Inclusiva-V Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva.
Portaria nº 188, de 03 de fevereiro de 2020. (2020b). Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019- nCoV). Brasília, DF.
Presidência da República. (1961). Câmara dos Deputados Centro de Documentação e Informação lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961 fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Presidência da República. (1988). Casa Civil. Constituição Federal de 1988. Brasília, DF, 1988. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
REANP. (2020). Secretaria de Educação de Minas Gerais. Regime especial de atividades não presenciais. Belo Horizonte: REANP.
Rodrigues, A. C. S., Marques, D. F., Rodrigues, A. M., & Dias, G. L.. (2017). Nucleação de Escolas no Campo: conflitos entre formação e desenraizamento. Educação & Realidade, 42(2), 707–728. https://doi.org/10.1590/2175-623657687. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623657687
Schelbauer, A. R., & Machado, M. C. G. (2013). Pela educação rural, de Antonio Carneiro Leão. In Mesquita, I. M., & Carvalho, R. A. (Orgs). Clássicos da Educação Brasileira (s./p.). Belo Horizonte: Mazza Edições.
Secretaria de Estado de Educação. (2020). Resolução SEE N°4.310/2020. Governo do estado de Minas Gerais. SEE. Recuperado de: http://www2.educacao.mg.gov.br/images/documentos/4310-20-r%20-%20 Public.%2018-04-20.pdf
Silva, F. S., & Wunsch, L. P. (2023). Educação do campo na (pós)pandemia: pessoas, experiências coletivas e resiliência. Rev. Bras. Educ. Camp., 8, e14911. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e14911. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14911
Silva, L. H. (2010). Cenários da Educação no Meio Rural de Minas Gerais. Curitiba: Editora CRV.
Souza, E. (2020). Escolas do campo e o ensino remoto: vozes docentes nas mídias digitais. Revista Cocar, 14(30).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anelita Guerra Lacerda, Sandra Augusta de Melo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).