Emancipação: Um conceito dado? Diálogos com a Educação do Campo
Resumo
O artigo reflete como o conceito de emancipação tem sido exposto nas pesquisas acadêmicas no Brasil e realiza um diálogo entre emancipação e Educação do Campo. Para isso, fez-se levantamento de teses e dissertações defendidas entre 2012 e 2022. Ao todo foram 33 trabalhos selecionados, em que se analisou escolhas teóricas, bem como uma análise do rigor científico a partir de Charlot (2006). O estudo revelou uma parcela de pesquisas em educação que utilizam o termo emancipação sem sua conceituação, em diálogo com a Educação do Campo percebe-se a escassez de projetos emancipatórios na disputa por políticas públicas.
Palavras-chave: emancipação, rigor científico, educação do campo.
Emancipation: a given concept? Dialogues with Rural Education
ABSTRACT. The article reflects how the concept of emancipation has been exposed in academic research in Brazil and carries out a dialogue between emancipation and Rural Education. For this, a survey of theses and dissertations defended between 2012 and 2022 was carried out. In all, 33 works were selected, in which theoretical choices were analyzed, as well as an analysis of scientific rigor from Charlot (2006). The study revealed a portion of studies in education that use the term emancipation without its conceptualization, in dialogue with Rural Education, the scarcity of emancipatory projects in the dispute for public policies is perceived.
Keywords: emancipation, scientific rigor, rural education.
Emancipación: ¿un concepto dado? Diálogos con la Educación Rural
RESUMEN. El artículo refleja cómo el concepto de emancipación ha sido expuesto en la investigación académica en Brasil y realiza un diálogo entre emancipación y Educación Rural. Para ello, se realizó un levantamiento de tesis y disertaciones defendidas entre 2012 y 2022. En total, se seleccionaron 33 trabajos, en los que se analizaron opciones teóricas, así como un análisis de rigor científico de Charlot (2006). El estudio reveló una serie de estudios en educación que utilizan el término emancipación sin su conceptualización.
Palabras clave: emancipación, rigor científico, educación de campo.
Downloads
Referências
Alf, J. R. (2013) Jovens em formação profissional/técnica no CRC de Porto Alegre (Dissertação de Mestrado). Universidade de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul. Recuperado de: https://repositorio.unisc.br/jspui/handle/11624/708
Bourdie, P. (2004). Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. (Tradução Denice Barbara Catani). São Paulo, SP: Editora UNESP.
Brandau, R., Monteiro, R.& Braile, D. M. (2005). Importância do uso correto dos descritores nos artigos científicos. Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery, 20(1), 7-9. https://doi.org/10.1590/S0102-76382005000100004
Carvalho, D. T. B. (2021). Processos educativos do trabalho na Coopervag: um estudo de caso sobre produção e fornecimento de alimentos ao PNAE em Vargem Grande – MA (Dissertação de Mestrado). Universidade de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul. Recuperado de: https://repositorio.unisc.br/jspui/handle/11624/3221
Charlot, B. (2006). A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, 11(31), 7-18. https://doi.org/10.1590/S1413-24782006000100002
Deslandes, S. F., & Delgado, F. I. (Orgs.). (2020). Relatório: programas stricto sensu Fiocruz (Cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmicos e Mestrado Profissional). Rio de Janeiro: Fiocruz/VPEIC.
Devés-Valdés, E. (2007). Redes intelectuales en América Latina: hacia la constitución de una comunidad intelectual. Santiago: Instituto de Estudios Avanzados–Universidad Santiago de Chile.
Ferreira, N. S. A. (2002). As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade. XXIII (79), 257-272. Recuperado de: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/?format=pdf&lang=pt
Freire, P. (2001). Política e educação: ensaios. 5ª ed. São Paulo, SP: Cortez.
Furlan, A. B. S. (2016). Concepção de um currículo crítico: a ética como referência praxiológica (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de São Carlos. Recuperado de: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6939?show=full
Pacheco, L. M. D. (2015). Educação do campo: valorização da cultura e promoção da cidadania?. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, 17(2). Recuperado de: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2398
Peres, E. S. (2016). Currículo e emancipação: uma articulação possível? (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Recuperado de: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167866
Santos, L. S. (2019). Trabalho, Educação e Emancipação Humana: Uma Análise da Possibilidade de uma Formação Omnilateral (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual do Ceará, Ceará.
Santos, L. M., & Pacheco, L. M. D. (2022). Educação do Campo e Direito Educativo: uma Questão Pública. Educación y Futuro, 1(46), 107-128. Recuperado de: https://cesdonbosco.com/publicaciones/
Silva, I. A. (2016). Licenciatura em Educação do Campo: contradições, limites e possibilidades para a emancipação na formação de educadores (Tese de Doutorado). Universidade Federal da Paraíba, Paraíba. Recuperado de: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9875?locale=pt_BR
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lia Machado dos Santos, Luci Mary Duso Pacheco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).