Emancipação: Um conceito dado? Diálogos com a Educação do Campo

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Resumo

O artigo reflete como o conceito de emancipação tem sido exposto nas pesquisas acadêmicas no Brasil e realiza um diálogo entre emancipação e Educação do Campo. Para isso, fez-se levantamento de teses e dissertações defendidas entre 2012 e 2022. Ao todo foram 33 trabalhos selecionados, em que se analisou escolhas teóricas, bem como uma análise do rigor científico a partir de Charlot (2006). O estudo revelou uma parcela de pesquisas em educação que utilizam o termo emancipação sem sua conceituação, em diálogo com a Educação do Campo percebe-se a escassez de projetos emancipatórios na disputa por políticas públicas.

Palavras-chave: emancipação, rigor científico, educação do campo.

 

Emancipation: a given concept? Dialogues with Rural Education                                        

ABSTRACT. The article reflects how the concept of emancipation has been exposed in academic research in Brazil and carries out a dialogue between emancipation and Rural Education. For this, a survey of theses and dissertations defended between 2012 and 2022 was carried out. In all, 33 works were selected, in which theoretical choices were analyzed, as well as an analysis of scientific rigor from Charlot (2006). The study revealed a portion of studies in education that use the term emancipation without its conceptualization, in dialogue with Rural Education, the scarcity of emancipatory projects in the dispute for public policies is perceived.

Keywords: emancipation, scientific rigor, rural education.

 

Emancipación: ¿un concepto dado? Diálogos con la Educación Rural

RESUMEN. El artículo refleja cómo el concepto de emancipación ha sido expuesto en la investigación académica en Brasil y realiza un diálogo entre emancipación y Educación Rural. Para ello, se realizó un levantamiento de tesis y disertaciones defendidas entre 2012 y 2022. En total, se seleccionaron 33 trabajos, en los que se analizaron opciones teóricas, así como un análisis de rigor científico de Charlot (2006). El estudio reveló una serie de estudios en educación que utilizan el término emancipación sin su conceptualización.

Palabras clave: emancipación, rigor científico, educación de campo.

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Biografia do Autor

Lia Machado dos Santos, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- URI

Doutoranda em Educação na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus de Frederico Westphalen - Brasil. Bolsista CAPES/PROSUC - Modalidade II. Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Brasil (UNIJUÍ - 2013) e mestrado em Letras pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Brasil (URI - 2019). Atualmente é técnico administrativo em educação do Instituto Federal Farroupilha/RS - Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa: Rede Iberoamericana de Estudos em Docência, Emancipação e Direito Educativo - RIEDEDE. Membro do Comitê RIIDE - Brasil - Rede Internacional de Investigação em Direito Educativo. É autora de artigos e capítulos de livro contemplando as áreas de interesse e investigação.

Luci Mary Duso Pacheco, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- URI

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS-2010). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-2002). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-1999). Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-1997). Atualmente é professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, nos Cursos de Pedagogia e Direito. Também é Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) - Mestrado e Doutorado em Educação, pela mesma Universidade. Foi representante de área das Ciências Humanas para o Campus de Frederico Westphalen e Chefe de Departamento de Ciência Humanas na URI no período de 2014 a 2018. Lider do Grupo de Pesquisa: Rede Iberoamericana de Estudos em Docência, Emancipação e Direito Educativo - RIEDEDE. Membro da RIIDE Internacional e Presidente do Comitê RIIDE - Brasil - Rede Internacional de Investigação em Direito Educativo.

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Publicado

2024-06-30

Como Citar

Machado dos Santos, L., & Mary Duso Pacheco, L. (2024). Emancipação: Um conceito dado? Diálogos com a Educação do Campo. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 9, e16199. Recuperado de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/article/view/16199

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos