Emancipation: a given concept? Dialogues with Rural Education

Authors

Abstract

ABSTRACT. The article reflects how the concept of emancipation has been exposed in academic research in Brazil and carries out a dialogue between emancipation and Rural Education. For this, a survey of theses and dissertations defended between 2012 and 2022 was carried out. In all, 33 works were selected, in which theoretical choices were analyzed, as well as an analysis of scientific rigor from Charlot (2006). The study revealed a portion of studies in education that use the term emancipation without its conceptualization, in dialogue with Rural Education, the scarcity of emancipatory projects in the dispute for public policies is perceived.

 

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Author Biographies

Lia Machado dos Santos, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- URI

Doutoranda em Educação na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus de Frederico Westphalen - Brasil. Bolsista CAPES/PROSUC - Modalidade II. Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Brasil (UNIJUÍ - 2013) e mestrado em Letras pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Brasil (URI - 2019). Atualmente é técnico administrativo em educação do Instituto Federal Farroupilha/RS - Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa: Rede Iberoamericana de Estudos em Docência, Emancipação e Direito Educativo - RIEDEDE. Membro do Comitê RIIDE - Brasil - Rede Internacional de Investigação em Direito Educativo. É autora de artigos e capítulos de livro contemplando as áreas de interesse e investigação.

Luci Mary Duso Pacheco, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- URI

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS-2010). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-2002). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-1999). Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-1997). Atualmente é professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, nos Cursos de Pedagogia e Direito. Também é Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) - Mestrado e Doutorado em Educação, pela mesma Universidade. Foi representante de área das Ciências Humanas para o Campus de Frederico Westphalen e Chefe de Departamento de Ciência Humanas na URI no período de 2014 a 2018. Lider do Grupo de Pesquisa: Rede Iberoamericana de Estudos em Docência, Emancipação e Direito Educativo - RIEDEDE. Membro da RIIDE Internacional e Presidente do Comitê RIIDE - Brasil - Rede Internacional de Investigação em Direito Educativo.

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Published

2024-06-30

How to Cite

Machado dos Santos, L., & Mary Duso Pacheco, L. (2024). Emancipation: a given concept? Dialogues with Rural Education. Brazilian Journal of Rural Education, 9, e16199. Retrieved from https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/article/view/16199