Uma experiência na formação de professores para a Educação do Campo em tempos de Pandemia: o Estágio Supervisionado na Licenciatura em Ciências Agrícolas/Agrárias
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e16317Resumo
Modalidade prevista na LDB 9394/1996, a Educação do Campo tem a Licenciatura em Ciências Agrícolas/Agrárias como uma das graduações que habilita educadores para atuação nesta modalidade. Nesse currículo, o estágio supervisionado constitui-se num espaço da relação teoria e prática, sendo um instrumento de ensino e aprendizagem para a formação docente e atuação na Educação do Campo. O objetivo geral deste texto é apresentar, a partir de uma análise reflexiva descritiva, a experiência pedagógica de um programa de estágio, no curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas/Agrárias, em tempos de pandemia, e como ele pode contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos necessários para a prática docente. A partir da análise reflexiva descritiva foi possível depreender que o estagiário se deparou com um universo novo em tempos de pandemia, com necessidade de construir conhecimento tecnológico para viabilizar sua intervenção pedagógica via dispositivos digitais. Entende-se esta experiência como um passo rumo à docência, de uma forma inédita, superando os paradigmas educacionais, em face da epidemia de Coronavírus (Covid-19). Esses conhecimentos pedagógicos adquiridos no curso e experienciados no estágio supervisionado podem contribuir para a formação de professores, conscientes das relações de ensino e aprendizagem com o contexto histórico vivenciado, especialmente no Ensino Agrícola e na Educação do Campo.
Palavras-chaves: formação de professores, ensino rural, educação do campo, estágio supervisionado, pandemia.
Rural Education in times of pandemic: the supervised internship in the Degree in Agriculture/Agrarian Sciences
Abstract. Rural Education is a modality provided for in the Federal Law of Guidelines and Bases No. 9394 of 1996, with the Degree in Agricultural/Agrarian Sciences being one of the graduations that qualifies educators to work in this modality. In the curriculum of the Degree in Agricultural/Agrarian Sciences, the supervised internship constitutes a space for the relationship between theory and practice, being a teaching and learning instrument for teacher training and performance in Rural Education. The general objective of this text is to present, based on a reflective descriptive analysis, the pedagogical experience of an internship program, in the Degree course in Agricultural/Agrarian Sciences, in times of pandemic, and how it can contribute to the development of knowledge necessary for teaching practice. From the reflective descriptive analysis, it was possible to infer that the intern was faced with a new universe in times of a pandemic, with the need to build technological knowledge to enable his pedagogical intervention via digital devices. This experience is understood as a step towards teaching, in an unprecedented way, overcoming educational paradigms, in the face of the Coronavirus (Covid-19) epidemic. This pedagogical knowledge acquired in the course and experienced in the supervised internship can contribute to the formation of teachers, aware of the teaching and learning relationships with the historical context experienced, especially in Rural Education.
Keywords: teacher training, rural education, countryside education, supervised internship, pandemic.
Educación Rural en tiempos de Pandemia: la pasantía tutelada en la Licenciatura en Agricultura/Ciencias Agrarias
Resumen. La Educación Rural es una modalidad prevista en la LDB 9394/1996, siendo la Licenciatura en Ciencias Agrícolas/Agrarias una de las graduaciones que habilita a los educadores para actuar en esta modalidad. En el plan de estudios de la Licenciatura en Ciencias Agrarias/Agrarias, la pasantía tutelada constituye un espacio de relación entre teoría y práctica, siendo un instrumento de enseñanza y aprendizaje para la formación y desempeño docente en Educación Rural. El objetivo general de este texto es presentar, a partir de un análisis descriptivo reflexivo, la experiencia pedagógica de un programa de pasantía, en la Licenciatura en Ciencias Agrícolas/Ciencias Agrarias, en tiempos de pandemia, y cómo puede contribuir al desarrollo del conocimiento necesario para la práctica docente. Del análisis descriptivo reflexivo, fue posible inferir que el pasante se enfrentó a un universo nuevo en tiempos de pandemia, con la necesidad de construir conocimientos tecnológicos que posibilitaron su intervención pedagógica a través de dispositivos digitales. Esta experiencia se entiende como un paso hacia la enseñanza, de manera inédita, superando paradigmas educativos, ante la epidemia del Coronavirus (Covid-19). Estos conocimientos pedagógicos adquiridos en el curso y experimentados en la pasantía tutelada pueden contribuir a la formación de docentes conscientes de las relaciones de enseñanza y aprendizaje con el contexto histórico vivido, especialmente en la Educación Rural.
Palabras clave: formación docente, educación rural, educación en el campo, pasantía tutelada, pandemia.
Downloads
Referências
Alberto, S., Placido, R. L., & Placido, I. T. M. (2020). A formação docente e o tecnicismo pedagógico: um desafio para a educação contemporânea. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 15(esp2), 1652–1668. https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp2.13837 DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp2.13837
Alberto, S., Placido, R. L., & Placido, I. T. M. (2021). Formação continuada de professores: uma abordagem a partir da práxis docente. Revista Dynamis. Furb, Blumenau, v.27, n.2, 2021–p. 82 -10, 15(esp2), 1652–1668. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p82-100 DOI: https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p82-100
Azevedo, M. A., & Azevedo, I. R. B. (2018). Questão agrária e Educação do Campo: controvérsias e perspectivas. Holos, 1, 237-245. http://doi.org/10.15628/holos.2018.1700. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2018.1700
Brasil, Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. D.O.U, Poder executivo, Brasília, 26 set. 2008. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 25 abr. 2024.
Brasil. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 02/2015, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015a. Recuperado de: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=02/07/2015&jornal=1&pagina=8&totalArquivos=72. Acesso em: 20 abri. 2024.
Brasil, IBGE, PNAD 2018, Agência de notícias IBGE. Recuperado de: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/27515-pnad-continua-tic-2018-internet-chega-a-79-1-dos-domicilios-do-pais#:~:text=Ag%C3%AAncia%20de%20Not%C3%ADcias-,PNAD%20Cont%C3%ADnua%20TIC%202018%3A%20Internet%20chega%20a%2079,1%25%20dos%20domic%C3%ADlios%20do%20pa%C3%ADs&text=O%20percentual%20de%20domic%C3%ADlios%20que,que%20n%C3%A3o%20utilizavam%20a%20rede. Acesso em 24 abr. 2024.
Buriolla, M. A. F. (2011). O Estágio Supervisionado. São Paulo: Cortez.
Caldeira, A. M. (2001). A formação de professores de Educação Física: quais saberes e quais habilidades? Revista do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, Campinas, 22(3), 87-104.
Caldart, R. S. Educação do campo. In Caldart et al. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo (pp. 257-265). Rio de Janeiro, RJ, São Paulo, SP: Expressão Popular.
Capeleto, F. I., Ribeiro, E. A. W., Plácido, R. L., Amorin, F. O., & Bohn, I. C. (2022). A cultura escolar sob a lente da webcam: interações nas atividades de ensino remoto no contexto de pandêmico. Caderno Prudentino de Geografia, 44(3), 122-130, set./2022. Recuperado de: https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/9395/6675.
Castaman, A. S., & Rodrigues, R. A. (2020). Educação à distância na crise Covid-19: um relato de experiência. Research, Society and Development, 9(6), 1-26. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i6.3699. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i6.3699
Clavier, C. et al. (2011). A theory-based model of translation practices in public health participatory research. Sociology of Health & Illness. Bethesda, 34(5), 791-805. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-9566.2011.01408.x
Dantas, I. R., Melo, D. R. M., Aquino, R. A., Silva, P. O., & Sousa, A. P. (2016) Descrição da utilização dos recursos digitais nas escolas estaduais da 8ª região de ensino do município de Catolé do Rocha -PB. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, 14(1), 271-278. http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2461. DOI: https://doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2461
Freire, P. (1969). Papel da educação na humanização. Revista Paz e Terra, 9(1), 123-132.
Fusari, J. C. (1998). O Planejamento do Trabalho Pedagógico: algumas indagações e tentativas de respostas. Série Idéias, 1(8), 44-53.
Gerhardt, T. E., & Silveira, D. T. (2009). Métodos de Pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS.
Gonçalves, N. K. R., & Avelino, W. F. (2020). Estágio supervisionado em educação no contexto da pandemia da Covid-19. Boletim de Conjuntura, 4(10), 41-53. http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.4022983.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2018). Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal. Rio de Janeiro: IBGE.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2022). Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal. Rio de Janeiro: IBGE.
Kenski, V. M. (2012). Tecnologias e ensino presencial e à distância. 9. ed. Campinas: Papirus.
Lima, M. B. R. M., & Guerreiro, E. M. B. R. (2019). Perfil do professor mediador: proposta de identificação. Educação (UFSM), 44(1), 1-22. https://doi.org/10.5902/1984644434189. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644434189
Miranda, R. V., Moret, A. S., Silva, J. C., & Simão, B. P. (2020). Ensino híbrido: novas habilidades docentes mediadas pelos recursos tecnológicos. EaD em Foco, 10(1), 2020. https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.913. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.913
Molina, M. C., & Jesus, S. M. S. A. (2004). Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. Brasília, DF: Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo.
Molina, M. C., & Freitas, H.C. A. (2011). Avanços e desafios na construção da Educação do Campo. Revista em Aberto, 24(85), 17-31.
Moreira, M. A. (2018). Uma análise crítica do ensino de Física. Estudos Avançados, 32(94), 73- 80. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0006
Moretto, V. P. (2007). Planejamento: planejando a educação para o desenvolvimento das competências. Petrópolis/RJ: Vozes.
Novelli, J., Oliveira, F. R., Mello, J. M., & Santos, A. R. (2021). Os impactos da pandemia da Covid-19 nos estágios em licenciatura: avanços e desafios para os cursos de formação de professores. EmRede, 1(8), 1-13. DOI: https://doi.org/10.53628/emrede.v8.1.739
Oliveira, L. L. N. A., Montenegro, J. L. A. (2010). Panorama da educação do campo. In Munarim, A. et al. (Orgs.). Educação do campo: reflexões e perspectivas (pp. 47-80). Florianópolis: Insular.
Piconez, S. C. B. (1991). A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas: Papirus.
Pimenta, S. G., & Lima, M. S. L. (2004). Estágio e docência. São Paulo: Cortez.
Pimenta, S. G. (2005). O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez.
Plácido, R., Benkerdorf, S., & Todorov, D. (2021). Porosidade e permeabilidade: Uma abordagem mesoanalítica em história das instituições escolares a partir da Cultura Escolar. Metodologias e Aprendizado, 4, 183-196. https://doi.org/10.21166/metapre.v4i.2221. DOI: https://doi.org/10.21166/metapre.v4i.2221
Prodanov, C., & Freitas, E. (2013). Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª ed., Novo Hamburgo - RS, Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo - ASPEUR Universidade Feevale. Recuperado de: https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/291348/mod_resource/content/3/2.1-E-book Metodologia-do-Trabalho-Cientifico-2.pdf. Acesso em: 24 abr. 2024.
Quadros, D., & Cordeiro, G. (2020). Pais, filhos e escola: ressignificações em tempo de pandemia. In Machado, D. P. Educação em tempos de Covid-2019: reflexões e narrativas de pais e professores (pp. 65-71). Curitiba: Editora Dialética e Realidade.
Reinaldo, T. B. S., & Privado, R. J. P. (2021). Os desafios ao professor de estágio supervisionado em tempos de pandemia. Brazilian Journal of Development, 7(4), 35046-35058. https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-118. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-118
Ribeiro, E. (2022). Laboratório Tecnológico de Inovação Pedagógica e Aprendizagem (LaTIPA). Estrabão, 1, 1–7. https://doi.org/10.53455/re.v1i.1 DOI: https://doi.org/10.53455/re.v1i.2
Rocha, J. V., & Peterle, A. A. (2022). O uso das tecnologias digitais para o controle da evasão discente no Ensino Superior em Educação à Distância (EAD). Revista Hipótese, 8, e022010. https://doi.org/10.47519/eiaerh.v8.2022.ID404 DOI: https://doi.org/10.47519/eiaerh.v8.2022.ID404
Rossa, Ü. B. (2019). Manual didático de estágio, um roteiro comentado pelo professor para realização do programa de estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas/Agrárias. Volume I: Estágio Supervisionado I, Fase de Observação. Blumenau: Instituto Federal Catarinense. DOI: https://doi.org/10.21166/9788556440310
Santos, W. L., Ferrete, A. A. S. S., & Alves, M. M. S. (2021). Cenários virtuais de aprendizagem como recurso pedagógico diante da pandemia do novo coronavírus: relatos das experiências docentes. Educação (UFSM), 46(1), 1-27. https://doi.org/10.5902/1984644444201. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644444201
Santos, E. A., & Freire, L. I. F. (2017). Planejamento e aprendizagem docente durante o estágio curricular supervisionado. ACTIO, 1(2), 263-281. https://doi.org/10.3895/actio.v2n1.6767. DOI: https://doi.org/10.3895/actio.v2n1.6767
Scalabrin, I. C., & Molinari, A. M. C. (2013) A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Unar, 7(1), 1-12.
Serres, M. (2013). Polegarzinha: uma nova forma de viver em harmonia e pensar as instituições, de ser e de saber. Rio de Janeiro- RJ: Bertrand Brasil.
Thiengo, L. C., Diogo, M. F., Bianchetti, L., Alves, K. T., & Assis, N. (2021). Encontros e desencontros entre professores e o ensino remoto emergencial. Educação (UFSM), 46(1), 1-26. https://doi.org/10.5902/1984644464258. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644464258
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lucas Gabriel Popeng , Uberson Rossa, Simão Alberto, Reginaldo Leandro Placido, Eduardo Augusto Werneck Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).