Uma experiência na formação de professores para a Educação do Campo em tempos de Pandemia: o Estágio Supervisionado na Licenciatura em Ciências Agrícolas/Agrárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e16317

Resumo

Modalidade prevista na LDB 9394/1996, a Educação do Campo tem a Licenciatura em Ciências Agrícolas/Agrárias como uma das graduações que habilita educadores para atuação nesta modalidade. Nesse currículo, o estágio supervisionado constitui-se num espaço da relação teoria e prática, sendo um instrumento de ensino e aprendizagem para a formação docente e atuação na Educação do Campo. O objetivo geral deste texto é apresentar, a partir de uma análise reflexiva descritiva, a experiência pedagógica de um programa de estágio, no curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas/Agrárias, em tempos de pandemia, e como ele pode contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos necessários para a prática docente. A partir da análise reflexiva descritiva foi possível depreender que o estagiário se deparou com um universo novo em tempos de pandemia, com necessidade de construir conhecimento tecnológico para viabilizar sua intervenção pedagógica via dispositivos digitais. Entende-se esta experiência como um passo rumo à docência, de uma forma inédita, superando os paradigmas educacionais, em face da epidemia de Coronavírus (Covid-19). Esses conhecimentos pedagógicos adquiridos no curso e experienciados no estágio supervisionado podem contribuir para a formação de professores, conscientes das relações de ensino e aprendizagem com o contexto histórico vivenciado, especialmente no Ensino Agrícola e na Educação do Campo.

Palavras-chaves: formação de professores, ensino rural, educação do campo, estágio supervisionado, pandemia.

 

Rural Education in times of pandemic: the supervised internship in the Degree in Agriculture/Agrarian Sciences

Abstract. Rural Education is a modality provided for in the Federal Law of Guidelines and Bases No. 9394 of 1996, with the Degree in Agricultural/Agrarian Sciences being one of the graduations that qualifies educators to work in this modality. In the curriculum of the Degree in Agricultural/Agrarian Sciences, the supervised internship constitutes a space for the relationship between theory and practice, being a teaching and learning instrument for teacher training and performance in Rural Education. The general objective of this text is to present, based on a reflective descriptive analysis, the pedagogical experience of an internship program, in the Degree course in Agricultural/Agrarian Sciences, in times of pandemic, and how it can contribute to the development of knowledge necessary for teaching practice. From the reflective descriptive analysis, it was possible to infer that the intern was faced with a new universe in times of a pandemic, with the need to build technological knowledge to enable his pedagogical intervention via digital devices. This experience is understood as a step towards teaching, in an unprecedented way, overcoming educational paradigms, in the face of the Coronavirus (Covid-19) epidemic. This pedagogical knowledge acquired in the course and experienced in the supervised internship can contribute to the formation of teachers, aware of the teaching and learning relationships with the historical context experienced, especially in Rural Education.

Keywords: teacher training, rural education, countryside education, supervised internship, pandemic.

 

Educación Rural en tiempos de Pandemia: la pasantía tutelada en la Licenciatura en Agricultura/Ciencias Agrarias

Resumen. La Educación Rural es una modalidad prevista en la LDB 9394/1996, siendo la Licenciatura en Ciencias Agrícolas/Agrarias una de las graduaciones que habilita a los educadores para actuar en esta modalidad. En el plan de estudios de la Licenciatura en Ciencias Agrarias/Agrarias, la pasantía tutelada constituye un espacio de relación entre teoría y práctica, siendo un instrumento de enseñanza y aprendizaje para la formación y desempeño docente en Educación Rural. El objetivo general de este texto es presentar, a partir de un análisis descriptivo reflexivo, la experiencia pedagógica de un programa de pasantía, en la Licenciatura en Ciencias Agrícolas/Ciencias Agrarias, en tiempos de pandemia, y cómo puede contribuir al desarrollo del conocimiento necesario para la práctica docente. Del análisis descriptivo reflexivo, fue posible inferir que el pasante se enfrentó a un universo nuevo en tiempos de pandemia, con la necesidad de construir conocimientos tecnológicos que posibilitaron su intervención pedagógica a través de dispositivos digitales. Esta experiencia se entiende como un paso hacia la enseñanza, de manera inédita, superando paradigmas educativos, ante la epidemia del Coronavirus (Covid-19). Estos conocimientos pedagógicos adquiridos en el curso y experimentados en la pasantía tutelada pueden contribuir a la formación de docentes conscientes de las relaciones de enseñanza y aprendizaje con el contexto histórico vivido, especialmente en la Educación Rural.

Palabras clave: formación docente, educación rural, educación en el campo, pasantía tutelada, pandemia.

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Biografia do Autor

Lucas Gabriel Popeng , Instituto Federal Catarinense - IFC

É graduado em Licenciatura em Ciências Agrícolas pelo Instituto Federal Catarinense Campus Araquari (2018-2022) e Tecnologia em Processos Gerenciais pelo Instituto Leonardo Da Vinci (2022-2023). Possui duas pós-graduações a nível de especialização, uma em Comunicação Empresarial e outra em Educação Ambiental, ambas pelo Instituto Leonardo da Vinci (2022-2023).Atualmente, desempenha a função de Professor de Ciências Agrícolas na Escola Agrícola Carlos Heins Funke, vinculado à Prefeitura Municipal de Joinville desde 2023.Na instituição, leciona disciplinas de Produção Agroindustrial e Agronegócio para alunos do 6 ao 9 ano do ensino fundamental, localizados na região rural de Pirabeiraba, Joinville/SC. Sua dedicação ao ensino e sua expertise nas áreas agrícolas e ambientais destacam sua contribuição para o desenvolvimento educacional e socioeconômico da comunidade local.

Uberson Rossa, Instituto Federal Catarinense - IFC

Técnico Agrícola pela Escola Agrotécnica Federal de Concórdia - EAFC (1994); Possui graduação em Ciências Agrárias pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000): Especialista em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2004); Mestre em Agronomia, Ciências do Solo pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2005); Doutor em Engenharia Florestal, na área de Silvicultura pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2013); Pós-Doutorado pela Università Politecnica delle Marche (Ancona, Italy) no Departamento de Ciências Agrárias, Alimentar e Ambiental - UNIVPM (2017). Em 2020 graduou-se em Licenciatura em Filosofia pela Centro Universitário Internacional (UNINTER). Atuou como Técnico Administrativo, no cargo de Técnico Agrícola na Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul e UNED Dois Vizinhos, onde auxiliou na instalação do Câmpus Dois Vizinhos. Foi funcionário da Companhia de Habitação do Paraná - COHAPAR, atuando como Gerente de Gestão de Crédito e no Programa Vilas Rurais, e no Instituto Ambiental do Paraná - IAP, aonde atuou na área de Licenciamento de Recursos Naturais Renováveis. Em 2006 tomou posse como Professor EBTT do Instituto Federal Catarinense - IFC, Câmpus Rio do Sul. Foi professor de Engenharia Agrícola do Instituto Federal do Paraná - IFPR, Câmpus de Campo Largo. Atualmente é Professor de Ciências Agrarias do IFC - Câmpus Araquari, atuando como docente nos cursos de Licenciatura em Ciências Agrícolas e Técnico em Agropecuária. É professor do Programa de Pós graduação em Tecnologia e Ambiente - PPGTA do IFC, Campus Araquari, ministrando nas disciplinas de Sistemas Agroecológicos Sustentáveis, Desenvolvimento Rural Sustentáveis e Seminários. Foi coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID; Foi Coordenador do Curso de Graduação de Licenciatura em Ciências Agrícolas do IFC. Possui larga experiência na área de Educação Técnica e Tecnológica, Engenharia Agrícola, Ciências Agrárias, Agronomia e Florestas, com ênfase em Química do Solo e Fertilizantes, Meio Ambiente e Silvicultura. No campo da pesquisa atua de forma multidisciplinar envolvendo ensino agropecuário com técnicas para a produção agrícola sustentável.

Simão Alberto, Instituto Federal Catarinense - IFC

Possui graduação em Educação Religiosa pela Faculdade de Teologia Filadélfia (1998), graduação em Administração de Empresas pela Universidade Norte do Paraná (2001), graduação em Psicanálise Clinica pela Escola Superior de Psicanálise Clínica do Rio de Janeiro (1997), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Assis (2000), graduação em Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista do Paraná (2013), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010), mestrado em Psicologia Pastoral pela Faculdade de Teologia Filadélfia (1998) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal Catarinense, Campus Araquari/SC. Docente do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Campus Blumenau/SC. Tem experiência na área de Química e Ciência Agrárias, com ênfase em Licenciatura em Química e Licenciatura em Ciências Agrícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: programa de estágio. experiência. atuação docente., licenciatura em ciências agrícolas; estágio obriga, estágio supervisionado; ensino técnico; formação d, educação profissional. ensino médio integrado e formação de professores; paradigmas de ensino; evo.

Eduardo Augusto Werneck Ribeiro, Instituto Federal Catarinense - IFC

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2011). Atualmente é professor do Instituto Federal Catarinense (IFC). Lider do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Ciências e Geotecnologias e vice-coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia - ProfGEO - IFC (Brusque). É também editor das Revistas Estrabão e da Metodologias e Aprendizado. Tem área de interesse em: Práticas Docentes em Educação Profissional e Tecnológica, Inovação Tecnológica, Geografia da Saúde, Geoprocessamento, Cartografia e Educação Ambiental.

Reginaldo Leandro Placido, Instituto Federal Catarinense - IFC

Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2014) com doutoramento intercalar em História da Educação pela Universidade de Lisboa. Mestrado em História e Teologia pelo Instituto Ecumênico de Pós-Graduação em Teologia (2008). Licenciatura em Pedagogia pela Universidade da Região de Joinville (2005). Licenciatura em História pela Faculdade Metropolitana de Blumenau (2019). Licenciatura em Geografia pelo Centro Universitário Claretiano (2022)Bacharel em Teologia pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2015). Professor EBTT do Instituto Federal Catarinense. Docente do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFC. Docente do Mestrado em ensino de Geografia do IFC. Avaliador ad hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Coordenador do Grupo de Pesquisa e Estudos em Gestão, Políticas e História da Educação Profissional e Tecnológica (GPHEPT) - IF-Catarinense. Tem experiência na área de Educação nas atividades de docência, gestão e pesquisa. Principais temas de interesse: epistemologia e história da educação, instituições escolares, educação confessional, educação profissional e tecnológica, políticas e gestão da educação, formação de professores.

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Publicado

2024-09-27

Como Citar

Popeng, L., Rossa, U., Alberto, S., Ribeiro, E., & Placido, R. (2024). Uma experiência na formação de professores para a Educação do Campo em tempos de Pandemia: o Estágio Supervisionado na Licenciatura em Ciências Agrícolas/Agrárias. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 9, e16317. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e16317

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Artigos / Articles / Artículos