Descampados no livro didático: ausências e seleções de conteúdos e as percepções dos docentes das Escolas do Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19262

Palavras-chave:

Tradição seletiva, Livros didáticos, Educação do Campo

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar e examinar como o campo, enquanto espaço geográfico, aparece em livros didáticos dos componentes curriculares de Geografia e História do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental do Programa Nacional do Livro e Material Didático PNDL/2019. Analisamos 6 livros didáticos e a percepção de professores de escolas do campo do Distrito Federal (Brasil). O método de pesquisa utilizado foi a análise de conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados apontaram que os livros didáticos analisados estão alinhados com as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); trazem em seu conteúdo a ideia de interdependência entre os espaços do campo e a cidade; mudanças no trabalho campesino provocadas pela tecnologia e pelo processo de mecanização, o que afeta a vivência dos sujeitos desse espaço. Concluímos que os conteúdos dos livros corroboraram a ideia de um pensamento hegemônico na escolha dos conteúdos, acentuando o enfoque do processo de “tecnologização” do campo, desconsiderando assim, em alguns casos, a vivência dos estudantes do campo, o que se configura como aspecto da tradição seletiva (Williams, 1979).

Palavras-chave: tradição seletiva, livros didáticos, educação do campo.

 

Open spaces in textbooks: absences and selections of content and the perceptions of teachers in rural schools                                                           

ABSTRACT. This article aims to identify and examine how the field, as a geographic space, appears in textbooks of the Geography and History curricular components of the 3rd, 4th and 5th year, of elementary school of the National Book and Teaching Material Program PNDL/2019. We analyzed 06 textbooks and the perception of teachers from rural schools in the Federal District (Brazil). The research method used was content analysis (Bardin, 2011). The results showed that the textbooks analyzed are aligned with the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC); bring in their content the idea of interdependence between rural spaces and the city; changes in peasant work caused by technology and the mechanization process, which affects the experience of individuals in this space. We concluded that the contents of the books corroborated the idea of hegemonic thinking in the choice of content, accentuating the focus on the process of “technologization” of the field, thus disregarding, in some cases, the experience of students in the field, which is configured as aspect of selective tradition (Williams, 1979).

Keywords: selective tradition, didactic books, rural education.

 

Espacios abiertos en los libros de texto: ausencias y selecciones de contenidos y las percepciones de los docentes en escuelas rurales

RESUMEN. Este artículo tiene como objetivo identificar y examinar cómo el campo, como espacio geográfico, aparece en los libros de texto de los componentes curriculares de Geografía e Historia de 3º, 4º y 5º año de la enseñanza básica del Programa Nacional de Libro y Material Didáctico PNDL/2019. Analizamos 06 libros de texto y la percepción de profesores de escuelas rurales del Distrito Federal (Brasil). El método de investigación utilizado fue el análisis de contenido (Bardin, 2011). Los resultados mostraron que los libros de texto analizados están alineados con los lineamientos de la Base Curricular Común Nacional (BNCC); traer en su contenido la idea de interdependencia entre los espacios rurales y la ciudad; cambios en el trabajo campesino provocados por la tecnología y el proceso de mecanización, que incide en la experiencia de los individuos en este espacio. Concluimos que los contenidos de los libros corroboraron la idea de un pensamiento hegemónico en la elección de los contenidos, acentuando el foco en el proceso de “tecnificación” del campo, desconociendo así, en algunos casos, la experiencia de los estudiantes en el campo, que se configura como aspecto de la tradición selectiva (Williams, 1979).

Palabras clave: tradición selectiva, libros de texto, educación rural.

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Biografia do Autor

Francisco Valmir da Silva, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF

Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Grupo de Pesquisa EducaSociologias. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília – UnB. Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília-DF. Brasil.

Carlos Lopes, Universidade de Brasília – UnB

Professor da Universidade de Brasília – UnB. Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UnB. Doutor em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, São Paulo, SP - Brasil. Grupo de Pesquisa EducaSociologias. Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília-DF. Brasil.

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Publicado

2025-02-23

Como Citar

Silva, F. V. da, & Lopes, C. (2025). Descampados no livro didático: ausências e seleções de conteúdos e as percepções dos docentes das Escolas do Campo. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 9, e19262. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19262

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos