O trabalho pedagógico na Educação Científica: um olhar para a diversidade cultural do campo

Autores

Resumo

Neste estudo, objetivamos analisar o modo como o trabalho pedagógico no ensino de ciências, voltado ao contexto do campo, tem sido caracterizado em sua dimensão sócio-histórica e epistemológica acerca da diversidade cultural. Para isso, realizamos uma revisão de literatura em periódicos da área de Educação e Ensino, na qual localizamos 27 estudos. A análise foi desenvolvida utilizando a Análise Textual Discursiva (ATD), a partir da categoria, a saber: dimensão sócio-histórica e epistemológica da diversidade cultural no trabalho pedagógico em ciências do/para o campo. Dentre os resultados, foi possível inferir que parece ser unânime a percepção sobre as implicações da diversidade cultural no processo de ensino e aprendizagem.  As discussões focam na integração da diversidade no processo de ensino, a partir de diferentes estratégias, articulando a propostas curriculares específicas ou a organização de atividades que levem em conta as especificidades do campo. Contudo, a maioria dos trabalhos não aprofundam, teoricamente, as relações entre ensino de ciências e realidade no cenário da diversidade cultural do campo, principalmente quando se trata das relações entre conhecimento tradicional/ancestral e científico, os processos de pirataria acadêmica, os silenciamentos e os conflitos inter-epistêmicos.

Palavras-chave: tradições, camponeses, professores; educação científica

 

The pedagogical work in Science Education: a look at the cultural diversity of the field

ABSTRACT. In this study, we aim to analyze how the pedagogical work in science teaching, focused on the context of the field, has been characterized in its socio-historical and epistemological dimension regarding cultural diversity. For this, we carried out a literature review in journals in the area of Education and Teaching in which we found 27 studies. The analysis of such works was developed using Discursive Textual Analysis (DTA), from the category, namely: socio-historical and epistemological dimension of cultural diversity in pedagogical work in sciences from/to the field. Among the results, it was possible to infer that the perception about the implications of cultural diversity in the teaching and learning process seems to be unanimous. The discussions focus on the integration of diversity in the teaching process from different strategies, either in basic education or in higher education, articulating specific curricular proposals or the organization of activities that take into account the specificities of the field. However, most works do not theoretically deepen the relationship between science teaching and reality in the context of the cultural diversity of the field, especially when it comes to the relationship between traditional/ancestral and scientific knowledge, academic piracy processes, silencing and inter-epistemic conflicts.

Keywords: traditions, peasants, teachers, Science Education.

 

El trabajo pedagógico en la Educación en Ciencias: una mirada a la diversidad cultural del campo

RESUMEN. En este estudio, pretendemos analizar cómo el trabajo pedagógico en la enseñanza de las ciencias, centrado en el contexto del campo, se ha caracterizado en su dimensión sociohistórica y epistemológica respecto a la diversidad cultural. Para ello, realizamos una revisión bibliográfica en revistas del área de Educación y Docencia en la que localizamos 27 estudios. El análisis se desarrolló utilizando el Análisis Textual Discursivo (ATD), a partir de la categoría, a saber: dimensión sociohistórica y epistemológica de la diversidad cultural en el trabajo pedagógico en ciencias desde/para el campo. Entre los resultados, se pudo inferir que la percepción sobre las implicaciones de la diversidad cultural en el proceso de enseñanza y aprendizaje parece ser unánime. Las discusiones se centran en la integración de la diversidad en el proceso de enseñanza a partir de diferentes estrategias, articulando propuestas curriculares específicas u organizando actividades que tengan en cuenta las especificidades del campo. Sin embargo, la mayoría de los trabajos no profundizan teóricamente la relación entre la enseñanza de las ciencias y la realidad en el escenario de la diversidad cultural del campo, especialmente cuando se trata de la relación entre saberes tradicionales/ancestrales y científicos, procesos de piratería académica, silenciamientos y conflictos interepistémicos.

Palabras clave: tradições, camponeses, professores; educação científica

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Biografia do Autor

Brenda Santos de Sousa, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA e licenciada em Educação do Campo com Habilitação em Ciências da Natureza pela UFRB. Tem desenvolvido pesquisas voltadas a educação científica no âmbito da Educação do Campo.

Geilsa Costa Santos Baptista, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1995), Especialização em Saúde Aplicada ao Ensino de Biologia pela Universidade Federal da Bahia (2000), Mestrado (2007) e doutorado (2012) em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana, com estágio doutorado no Instituto de Educação da UMinho, Portugal. Concluiu seu Pós-Doutorado em Educação com ênfase em Ensino de Ciências e Interculturalidade na Universidad Distrital Francisco José de Caldas na Colômbia. Foi professora visitante no exterior pela CAPES e desenvolveu pesquisa pós-doutorado no Instituto de Educação da UMinho, Portugal. Participa como membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBBE) e da Red Latinoamericana por la Defensa del Patrimonio Biocultural. É professora Plano no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana-BA e no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA-UEFS). Fundadora e coordenadora do Grupo de Investigações em Etnobiologia e Ensino de Ciências (GIEEC-UEFS). Tem experiência e trabalhos publicados na área de Ensino de Ciências e Formação de Professores de Ciências (Biologia) para a diversidade cultural. Atua na pesquisa principalmente nos seguintes temas: conhecimentos prévios, etnobiologia, etnoecologia, ensino de ciências e interculturalidade, formação de professores de ciências para a interculturalidade.

Frederik Moreira dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Possui graduação em Física (UFBA/2006), mestrado em Filosofia Contemporânea (UFBA/2009), e doutorado com ênfase em Filosofia das Ciências (2016), pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia (UFBA)/Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professor adjunto vinculado ao colegiado de Educação do Campo, na Univ. Federal do Recôncavo da Bahia, no qual o presidiu no biênio 2018/2019. Atua principalmente nos seguintes temas: História e Filosofia da Física e da Matemática. Atualmente, tem se dedicado a explorar as implicações de uma abordagem epistêmica, articulando teorias marxistas sobre ideologia e Natureza, dentro de um escopo político e étnico-racial, para lidar com certos problemas em teoria do conhecimento. Um deles trata-se de uma avaliação crítica do uso de conceitos de naturalismo e materialismo no pensamento ecológico e filosófico contemporâneo. Um outro projeto investigativo se refere a propor uma síntese da Teoria da Informação e suas implicações para os Fundamentos das Ciências Naturais. Realizou estágio de doutoramento no Departamento de Filosofia da Columbia University, nos EUA, com auxílio financeiro da CAPES. Realizou estágio de pós-doutoramento no Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE), na Unicamp (2023), trabalhando os temas supracitados sob a supervisão de Ítala DOttaviano. Tem orientado trabalhos de graduação e pós-graduação voltados ao ensino de ciências e filosofia numa perspectiva interdisciplinar e crítica nos cursos ligados a Educação do Campo, e nos cursos de Pós-Graduação do CETENS-UFRB. Membro da Associação Latino-Americana de Filosofia Intercultural (ALAFI). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF).

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Publicado

2024-06-30

Como Citar

Santos de Sousa, B., Baptista, G. C. S., & Santos, F. M. dos. (2024). O trabalho pedagógico na Educação Científica: um olhar para a diversidade cultural do campo. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 9, e15577. Recuperado de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/article/view/15577

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