The pedagogical work in Science Education: a look at the cultural diversity of the field

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Abstract

ABSTRACT. In this study, we aim to analyze how the pedagogical work in science teaching, focused on the context of the field, has been characterized in its socio-historical and epistemological dimension regarding cultural diversity. For this, we carried out a literature review in journals in the area of Education and Teaching in which we found 27 studies. The analysis of such works was developed using Discursive Textual Analysis (DTA), from the category, namely: socio-historical and epistemological dimension of cultural diversity in pedagogical work in sciences from/to the field. Among the results, it was possible to infer that the perception about the implications of cultural diversity in the teaching and learning process seems to be unanimous. The discussions focus on the integration of diversity in the teaching process from different strategies, either in basic education or in higher education, articulating specific curricular proposals or the organization of activities that take into account the specificities of the field. However, most works do not theoretically deepen the relationship between science teaching and reality in the context of the cultural diversity of the field, especially when it comes to the relationship between traditional/ancestral and scientific knowledge, academic piracy processes, silencing and inter-epistemic conflicts.

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Autor/innen-Biografien

Brenda Santos de Sousa, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA e licenciada em Educação do Campo com Habilitação em Ciências da Natureza pela UFRB. Tem desenvolvido pesquisas voltadas a educação científica no âmbito da Educação do Campo.

Geilsa Costa Santos Baptista, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1995), Especialização em Saúde Aplicada ao Ensino de Biologia pela Universidade Federal da Bahia (2000), Mestrado (2007) e doutorado (2012) em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana, com estágio doutorado no Instituto de Educação da UMinho, Portugal. Concluiu seu Pós-Doutorado em Educação com ênfase em Ensino de Ciências e Interculturalidade na Universidad Distrital Francisco José de Caldas na Colômbia. Foi professora visitante no exterior pela CAPES e desenvolveu pesquisa pós-doutorado no Instituto de Educação da UMinho, Portugal. Participa como membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBBE) e da Red Latinoamericana por la Defensa del Patrimonio Biocultural. É professora Plano no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana-BA e no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA-UEFS). Fundadora e coordenadora do Grupo de Investigações em Etnobiologia e Ensino de Ciências (GIEEC-UEFS). Tem experiência e trabalhos publicados na área de Ensino de Ciências e Formação de Professores de Ciências (Biologia) para a diversidade cultural. Atua na pesquisa principalmente nos seguintes temas: conhecimentos prévios, etnobiologia, etnoecologia, ensino de ciências e interculturalidade, formação de professores de ciências para a interculturalidade.

Frederik Moreira dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Possui graduação em Física (UFBA/2006), mestrado em Filosofia Contemporânea (UFBA/2009), e doutorado com ênfase em Filosofia das Ciências (2016), pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia (UFBA)/Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professor adjunto vinculado ao colegiado de Educação do Campo, na Univ. Federal do Recôncavo da Bahia, no qual o presidiu no biênio 2018/2019. Atua principalmente nos seguintes temas: História e Filosofia da Física e da Matemática. Atualmente, tem se dedicado a explorar as implicações de uma abordagem epistêmica, articulando teorias marxistas sobre ideologia e Natureza, dentro de um escopo político e étnico-racial, para lidar com certos problemas em teoria do conhecimento. Um deles trata-se de uma avaliação crítica do uso de conceitos de naturalismo e materialismo no pensamento ecológico e filosófico contemporâneo. Um outro projeto investigativo se refere a propor uma síntese da Teoria da Informação e suas implicações para os Fundamentos das Ciências Naturais. Realizou estágio de doutoramento no Departamento de Filosofia da Columbia University, nos EUA, com auxílio financeiro da CAPES. Realizou estágio de pós-doutoramento no Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE), na Unicamp (2023), trabalhando os temas supracitados sob a supervisão de Ítala DOttaviano. Tem orientado trabalhos de graduação e pós-graduação voltados ao ensino de ciências e filosofia numa perspectiva interdisciplinar e crítica nos cursos ligados a Educação do Campo, e nos cursos de Pós-Graduação do CETENS-UFRB. Membro da Associação Latino-Americana de Filosofia Intercultural (ALAFI). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF).

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Veröffentlicht

2024-06-30

Zitationsvorschlag

Santos de Sousa, B., Baptista, G. C. S., & Santos, F. M. dos. (2024). The pedagogical work in Science Education: a look at the cultural diversity of the field. Brazilian Journal of Rural Education, 9, e15577. Abgerufen von https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/article/view/15577

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