A prática pedagógica de educadores matemáticos do campo: um olhar para Grandezas e Medidas
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18462Resumo
O estudo tem como objetivo investigar como os educadores matemáticos do município de Vitória da Conquista, Bahia, desenvolvem os conteúdos de Grandezas e Medidas nas turmas da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI) da Educação do Campo. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa, na qual, para a produção dos dados, foram realizadas quatro entrevistas semiestruturadas com educadores matemáticos que lecionam em turmas da EPJAI do campo. Os resultados demonstram que os educadores buscam, a partir de suas vivências e experiências, desenvolver um ensino capaz de atender às demandas e os anseios de seus educandos. Ao retratar a unidade temática de Grandezas e Medidas, indicaram que é possível articular conhecimentos científicos com os empíricos socialmente produzidos. Esses resultados nos levam a repensar as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas do campo, especialmente nas turmas da EPJAI, pois essas evidenciam a necessidade de um ensino que transcenda os conhecimentos científicos.
Palavras-chave: educação matemática do campo, ensino de matemática, educação de jovens e adultos.
The pedagogical practice of rural math educators: a look at Quantities and Measures
ABSTRACT. The study aims to investigate how mathematics educators in the municipality of Vitória da Conquista, Bahia, develop the content related to Quantities and Measurements in classes for Young, Adult, and Elderly Education (YAEE) in rural education. The methodology adopted was a qualitative approach, in which four semi-structured interviews were conducted with mathematics educators teaching in YAEE rural classes to produce the data. The results show that educators, based on their experiences, strive to develop teaching practices that meet the needs and expectations of their students. When addressing the thematic unit of Quantities and Measurements, they indicated that it is possible to connect scientific knowledge with socially produced empirical knowledge. These results lead us to rethink the pedagogical practices developed in rural schools, especially in YAEE classes, as they highlight the need for teaching that goes beyond scientific knowledge.
Keywords: rural mathematics education, mathematics teaching, youth and adult education.
La práctica pedagógica de los educadores rurales de matemáticas: una mirada a las Cantidades y Medidas
RESUMEN. El estudio tiene como objetivo investigar cómo los educadores de matemáticas del municipio de Vitória da Conquista, Bahía, desarrollan los contenidos de Grandezas y Medidas en las clases de la Educación de Personas Jóvenes, Adultas y Mayores (EPJAM) en el contexto de la Educación Rural. La metodología adoptada fue el enfoque cualitativo, en el cual, para la producción de datos, se realizaron cuatro entrevistas semiestructuradas con educadores de matemáticas que enseñan en clases de EPJAM en el ámbito rural. Los resultados demuestran que los educadores, a partir de sus vivencias y experiencias, buscan desarrollar una enseñanza capaz de satisfacer las demandas y expectativas de sus estudiantes. Al abordar la unidad temática de Grandezas y Medidas, señalaron que es posible articular conocimientos científicos con conocimientos empíricos socialmente producidos. Estos resultados nos llevan a repensar las prácticas pedagógicas desarrolladas en las escuelas rurales, especialmente en las clases de EPJAM, ya que evidencian la necesidad de una enseñanza que trascienda el conocimiento científico.
Palabras clave: educación matemática rural, enseñanza de matemáticas, educación de jóvenes y adultos.
Downloads
Referências
Brasil. (1997). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
Brasil. (2009). Emenda Constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009. Acrescenta o 3º ao art. 76 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Brasília, em 11 de novembro de 2009.
Brasil. (2010). Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispões sobre a Política de Educação do Campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2012-pdf/10199-8-decreto-7352-de4-de-novembro-de-2010/file
Brasil. (2017). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Recuperado de: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
Brasil. (2021). Resolução CNE/CEB 1/2021 - Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de Alfabetização (PNA) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e Educação de Jovens e Adultos a Distância. MEC: Brasília - DF.
Caldart, R. S. (2012). Educação do campo. In Caldart, R. S., Pereira, I. B., Alentejano, P., & Frigotto, G. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo (pp. 259-265). Rio de Janeiro, RJ: Expressão Popular.
Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2021). Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Penso Editora.
Damasceno, A. A. Oliveira, G. S., & Cardoso, M. R. G. (2018). O ensino de matemática na educação de jovens e adultos: a importância da contextualização. Cadernos da FUCAMP, 17(29). Resgatado de: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/134
D’Ambrósio, U. (2019). Etnomatemática - Elo entre as tradições e a modernidade. Nova Edição. Autêntica Editora.
Duarte, R. (2004). Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar em Revista, 24, 213-225. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.357
Fonseca, M. C. F. R. (2012). Educação matemática de jovens e adultos: especificidades, desafios e contribuições. 3. Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora. (Coleção Tendências em Educação Matemática).
Freire, P. (2021). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 67ª ed - Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra.
Gibbs, G. (2009). Análise de dados qualitativos: coleção pesquisa qualitativa. Bookman Editora.
Guazi, T. S. (2021). Diretrizes para o uso de entrevistas semiestruturadas em investigações científicas. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, 2. DOI: https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v2i0.7131
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2022). População: Vitória da Conquista. IBGE. Recuperado de https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/vitoria-da-conquista/panorama.
Molina, M. C., & Sá, L. M. (2012). Escola do Campo. In Caldart, R. S., Pereira, I. B., Alentejano, P., & Frigotto, G. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo (pp. 326-332). Rio de Janeiro, RJ: Expressão Popular.
Oliveira, L. M. S. (2018). A EJA e a educação do campo: um estudo bibliográfico (Monografia de Graduação). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.
Paula, A. P. D., & Barbosa, R. G. (2021). Contribuições de Paulo Freire na Educação do Campo: formação de professores/as e o ensino de Ciências. Praxis educativa, 16. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16612.036
Pontarolo, E. (2019). Conceitos estatísticos na Educação do Campo (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa.
Russo, R. D. F. S. M., & da Silva, L. F. (2019). Aplicação de entrevistas em pesquisa qualitativa. Gestão e Projetos: GeP, 10(1), 1-6. DOI: https://doi.org/10.5585/gep.v10i1.13285
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Viviane Chagas Santos, Jonson Ney Dias da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).