A prática pedagógica de educadores matemáticos do campo: um olhar para Grandezas e Medidas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18462

Resumo

O estudo tem como objetivo investigar como os educadores matemáticos do município de Vitória da Conquista, Bahia, desenvolvem os conteúdos de Grandezas e Medidas nas turmas da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI) da Educação do Campo. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa, na qual, para a produção dos dados, foram realizadas quatro entrevistas semiestruturadas com educadores matemáticos que lecionam em turmas da EPJAI do campo. Os resultados demonstram que os educadores buscam, a partir de suas vivências e experiências, desenvolver um ensino capaz de atender às demandas e os anseios de seus educandos. Ao retratar a unidade temática de Grandezas e Medidas, indicaram que é possível articular conhecimentos científicos com os empíricos socialmente produzidos. Esses resultados nos levam a repensar as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas do campo, especialmente nas turmas da EPJAI, pois essas evidenciam a necessidade de um ensino que transcenda os conhecimentos científicos.

Palavras-chave: educação matemática do campo, ensino de matemática, educação de jovens e adultos.

 

The pedagogical practice of rural math educators: a look at Quantities and Measures                                      

ABSTRACT. The study aims to investigate how mathematics educators in the municipality of Vitória da Conquista, Bahia, develop the content related to Quantities and Measurements in classes for Young, Adult, and Elderly Education (YAEE) in rural education. The methodology adopted was a qualitative approach, in which four semi-structured interviews were conducted with mathematics educators teaching in YAEE rural classes to produce the data. The results show that educators, based on their experiences, strive to develop teaching practices that meet the needs and expectations of their students. When addressing the thematic unit of Quantities and Measurements, they indicated that it is possible to connect scientific knowledge with socially produced empirical knowledge. These results lead us to rethink the pedagogical practices developed in rural schools, especially in YAEE classes, as they highlight the need for teaching that goes beyond scientific knowledge.

Keywords: rural mathematics education, mathematics teaching, youth and adult education.

 

La práctica pedagógica de los educadores rurales de matemáticas: una mirada a las Cantidades y Medidas

RESUMEN. El estudio tiene como objetivo investigar cómo los educadores de matemáticas del municipio de Vitória da Conquista, Bahía, desarrollan los contenidos de Grandezas y Medidas en las clases de la Educación de Personas Jóvenes, Adultas y Mayores (EPJAM) en el contexto de la Educación Rural. La metodología adoptada fue el enfoque cualitativo, en el cual, para la producción de datos, se realizaron cuatro entrevistas semiestructuradas con educadores de matemáticas que enseñan en clases de EPJAM en el ámbito rural. Los resultados demuestran que los educadores, a partir de sus vivencias y experiencias, buscan desarrollar una enseñanza capaz de satisfacer las demandas y expectativas de sus estudiantes. Al abordar la unidad temática de Grandezas y Medidas, señalaron que es posible articular conocimientos científicos con conocimientos empíricos socialmente producidos. Estos resultados nos llevan a repensar las prácticas pedagógicas desarrolladas en las escuelas rurales, especialmente en las clases de EPJAM, ya que evidencian la necesidad de una enseñanza que trascienda el conocimiento científico.

Palabras clave: educación matemática rural, enseñanza de matemáticas, educación de jóvenes y adultos.

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Biografia do Autor

Viviane Chagas Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

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Jonson Ney Dias da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui doutorado em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)/Rio Claro (2020), mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pelas Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana (2009) e graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) (2006). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), atuando como professor nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia e credenciado no Mestrado Profissional em Rede em Matemática (PROFMAT), no Programa de Pós-Graduação em Educação Cientifica e Formação de Professores (PPGECFP) da UEBS/Campus Jequié e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da UESB/Campus Vitória da Conquista. É integrante dos grupos de pesquisa Diálogos e Indagações sobre Escolas e Educação Matemática (DIEEM) da UNESP e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Poéticas Orais (UEFS) e coordenador do Grupo de Articulação, Investigação e Pesquisa em Educação Matemática (GAIPEM) da UESB em colaboração com as Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Diretor geral da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Bahia. Membro associado da Adults Learning Mathematics - ALM. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Matemática; Educação Financeira; Modelagem Matemática; Tecnologias Digitais; Literatura Popular (Literatura de Cordel) e Educação com Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI).

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Publicado

2025-02-23

Como Citar

Santos, V. C., & Dias da Silva, J. N. (2025). A prática pedagógica de educadores matemáticos do campo: um olhar para Grandezas e Medidas. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 9, e18462. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18462

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Artigos / Articles / Artículos