Accountability e a formação continuada de professores: dissonâncias no oferecimento de uma educação integral
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19366Resumo
O presente artigo discute o impacto das políticas de responsabilização educacional a partir das avaliações de larga escala na formação continuada de professores e na qualidade da Educação Básica no Brasil. O estudo tem como objetivo identificar de que forma os resultados do desempenho dos estudantes nas avaliações externas (Sistema de Avaliação da Educação Básica - Saeb e o Sistema de Avaliação do Rendimento do Estado de São Paulo – SARESP) e seus indicadores são usados para determinar a distribuição de recursos do Programa de Ações Articuladas (PAR) e verificar as consequências na formação de professores na perspectiva da Educação Integral. Embora as avaliações sejam vistas como ferramentas para alcançar a qualidade na educação, elas acabam por centralizar o foco no cumprimento de metas e indicadores, em detrimento de uma formação docente e discente contínua e plena. É destacado também as dissonâncias entre as políticas educacionais e a prática pedagógica, observando que a pressão para obter bons resultados nas avaliações pode limitar a autonomia dos professores a partir dos programas de formação de professores na Rede Estadual de Educação Paulista. Conclui-se que as políticas de accountability, ao priorizar resultados quantitativos, desconsideram as necessidades individuais dos alunos e a formação humana e crítica necessária para uma educação integral e de qualidade.
Palavras-chave: accountability, formação de professores, educação integral, avaliação de larga escala, políticas educacionais.
Accountability and continuing teacher training: dissonances in offering an integral education
ABSTRACT. This article discusses the impact of educational accountability policies based on large-scale assessments on the continuing education of teachers and the quality of basic education in Brazil. The study aims to identify how the results of student performance in external assessments (Basic Education Assessment System - Saeb and the Performance Assessment System of the State of São Paulo - Saresp) and their indicators are used to determine the distribution of resources from the "Programa de Ações Articuladas" (PAR) and verify the consequences on teacher training from the perspective of Integral Education. Although assessments are seen as tools to achieve quality in education, they end up focusing on meeting goals and indicators, to the detriment of continuous and full teacher and student training. The dissonances between educational policies and pedagogical practice are also highlighted, noting that the pressure to obtain good results in assessments can limit the autonomy of teachers in teacher training programs at state level. It is concluded that accountability policies, by prioritizing quantitative results, disregard the individual needs of students and the human and critical training necessary for a comprehensive and quality education.
Keywords: accountability, teacher training, integral education, large-scale assessment, educational policies.
Accountability y formación continua docente: disonancias en la oferta de una educación integrada
RESUMEN. Este artículo analiza el impacto de las políticas de rendición de cuentas educativas basadas en evaluaciones a gran escala sobre la formación continua de los docentes y la calidad de la educación básica en Brasil. El estudio tiene como objetivo identificar cómo los resultados del desempeño de los estudiantes en evaluaciones externas (Sistema de Avaliação da Educação Básica - Saeb y Sistema de Avaliação de Desempenho do Estado de São Paulo - SARESP) y sus indicadores son utilizados para determinar la distribución de los recursos de las Acciones Articuladas. Programa (PAR) y verificar las consecuencias en la formación docente desde la perspectiva de la Educación Integral. Aunque las evaluaciones se consideran herramientas para lograr la calidad de la educación, terminan centrándose en el cumplimiento de metas e indicadores, en detrimento de la formación continua y completa de docentes y estudiantes. También se destacan las disonancias entre las políticas educativas y la práctica pedagógica, señalando que la presión para obtener buenos resultados en las evaluaciones puede limitar la autonomía de los docentes en los programas de formación docente a nivel estatal. Se concluye que las políticas de accountability, al priorizar resultados cuantitativos, desconocen las necesidades individuales de los estudiantes y la formación humana y crítica necesaria para una educación integral y de calidad.
Palabras clave: accountability, formación continua de los docentes, educación integral, evaluaciones a gran escala, políticas educativas.
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