Conceptions of Integral Education in contemporary Brazilian context

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19326

Palavras-chave:

Educação Integral, Concepções de Educação Integral, formação completa

Resumo

Concepções de Educação Integral na contemporaneidade brasileira

É importante o trabalho com a Educação Integral, uma educação cuja defesa é constante e aceitável nos diversos âmbitos. Contudo, ainda é comum a confusão entre Educação Integral e termos como escolas em tempo integral, jornada integral e tempo integral. Entre as décadas de 1930 e 1970, no Brasil, a concepção de Educação Integral envolvia os elementos físicos, intelectuais, sociais e cívicos, como afirma Conceição (2022). Contudo, atualmente, quais são as concepções de Educação Integral? A partir disso, o objetivo deste artigo consiste em identificar e analisar concepções de Educação Integral na contemporaneidade brasileira. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática de literatura do tipo configurativa, a partir de consultas na Scielo, Oasisbr, Eric e Doaj, com o descritor “Educação Integral” e selecionando textos em português que contivessem essas palavras nos títulos e fossem publicados de 2018 ao primeiro semestre de 2024, respectivamente ano em que foi homologada a Base Nacional Comum Curricular e ano e semestre em que a pesquisa foi desenvolvida. Constatou-se que, na contemporaneidade, as concepções de Educação Integral envolvem os elementos: intelectual/cognitivo, físico/motor, afetivo, ético, social, simbólico, cultural, musical, científico, ambiental, moral, artístico, emocional, filosófico, biológico, político, lúdico/recreativo, tecnológico e criativo.

Palavras-chave: educação integral, concepções de educação Integral, formação completa.

 

Conceptions of Integral Education in contemporary Brazilian context

ABSTRACT. It is important to work with Integral Education, an education whose advocacy is constant and acceptable in various spheres. However, confusion between Integral Education and terms such as full-time schools, full day schooling and full-time is still common. Between the 1930s and 1970s in Brazil, the concept of Integral Education involved physical, intellectual, social, and civic elements, as Conceição (2022) states. However, what are the current conceptions of Integral Education? Thus, the the purpose of this article is to identify and analyze the conceptions of Integral Education in contemporary Brazil. To this end, a systematic configurative literature review was conducted, based on consultations in Scielo, Oasisbr, Eric, and Doaj, with the descriptor "Integral Education" and selecting texts in Portuguese that contained these words in their titles and were published from 2018 to the first semester of 2024, respectively the year in which the National Common Curricular Base was approved and the year and semester in which the research was developed. It was found that, in contemporary times, the conceptions of Integral Education involve the following elements: intellectual/cognitive, physical/motor, affective, ethical, social, symbolic, cultural, musical, scientific, environmental, moral, artistic, emotional, philosophical, biological, political, recreational/playful, technological, and creative.

Keywords: integral education, conceptions of integral education, comprehensive education.

 

Concepciones de Educación Integral en la contemporaneidad brasileña

RESUMEN. Es importante el trabajo con la Educación Integral, una educación cuya defensa es constante y aceptable en los diversos ámbitos. Sin embargo, todavía es común la confusión entre Educación Integral y términos como escuelas de tiempo completo, jornada completa y tiempo completo. Entre las décadas de 1930 y 1970, en Brasil, la concepción de Educación Integral involucraba los elementos físicos, intelectuales, sociales y cívicos, como afirma Conceição (2022). No obstante, actualmente, cuáles son las concepciones de Educación Integral? A partir de esto, el propósito de este artículo consiste en identificar y analizar concepciones de Educación Integral en la contemporaneidad brasileña. Para esto, se realizó una revisión sistemática de literatura del tipo configurativa, a partir de consultas en Scielo, Oasisbr, Eric y Doaj, con el descriptor "Educación Integral" y seleccionando textos en portugués que contuvieran esas palabras en los títulos y fueran publicados desde 2018 hasta el primer semestre de 2024, respectivamente el año en que se homologó la Base Nacional Común Curricular y el año y semestre en que se desarrolló la investigación. Se constató que, en la contemporaneidad, las concepciones de Educación Integral involucran los elementos: intelectual/cognitivo, físico/motor, afectivo, ético, social, simbólico, cultural, musical, científico, ambiental, moral, artístico, emocional, filosófico, biológico, político, lúdico/recreativo, tecnológico y creativo.

Palabras clave: educación integral, concepciones de educación Integral, formación completa.

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Biografia do Autor

Priscila Caroline Miguel, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Marília - SP

Doutoranda em Educação pela Unesp - Campus de Marília/SP (2022 -), com Bolsa CAPES/PROEX a partir de março de 2022. Mestra em Educação pela Unesp - Campus de Marília/SP (2019-2021), com Bolsa CAPES/PROEX a partir de março de 2020. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Marília (2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Moral e Educação Integral (GEPPEI) desde agosto/2018, do DIDE (Diferença, Desvio e Estigma), ambos da UNESP - Campus de Marília e do GEPEDEME - Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Moral e Educação da UNESP - Campus de Bauru. Tem interesse nos seguintes temas: Psicologia do Desenvolvimento Moral, relações interpessoais na escola, valores morais, teoria construtivista, Educação em Valores, Educação Infantil, formação de professores, literatura infantil e Educação Integral. E-mail: priscilacarolinemiguel@gmail.com.

Aline de Novaes Conceição, Universidade Estadual Paulista – UNESP,Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Professora efetiva na Universidade Estadual Paulista (Unesp), "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Câmpus de Marília/SP e professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação- Educação Social (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus do Pantanal (CPan). Doutora em Educação e Mestra em Educação  pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp, FFC, Câmpus de Marília/SP.

Adriana Alonso Pereira, Universidade Estadual Paulista – UNESP,Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutora e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp FFC- Campus de Marília/SP. Especialista em Educação Transformadora: pedagogia, fundamentos e práticas pela PUCRS e graduação em Pedagogia. Atualmente é Coordenadora Pedagógica na Rede Municipal de Ensino de Marília/SP.

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Publicado

2024-12-11

Como Citar

Miguel, P. C., de Novaes Conceição, A., & Alonso Pereira, A. (2024). Conceptions of Integral Education in contemporary Brazilian context. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 9, e19326. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19326

Edição

Seção

Dossiê: Desafios e perspectivas da formação docente para o desenvolvimento de uma Educação Integral e inclusiva na contemporaneidade

Dados de financiamento