Educação Infantil do/no Campo: emancipação humana ou reprodução de desigualdades sociais?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19324

Resumo

A Educação Infantil, etapa da educação escolar, apresenta muitos aspectos a serem problematizados e efetivados, principalmente ao se considerar a implementação dessa etapa no contexto do Campo. Entre esses aspectos, destaca-se o contexto sociocultural e histórico em que a criança se desenvolve como pessoa e ser social, que se constitui de experiências singulares, distintas de outros espaços, exigindo do planejamento da educação formal compromisso com o modo de ser local. Com essa caracterização contextual objetiva-se, neste estudo, analisar se o princípio educativo da Educação Infantil do Campo contribui/direciona para uma educação de emancipação sociocultural ou de confirmação das desigualdades entre o Campo e o Urbano.  A partir de um estudo bibliográfico, esta produção tem como aporte teórico as contribuições de Bauman (2008), Dubet (2001, 2004), Kramer (1982), Reay (2013), Sawaia (1999), Vincent, Lahire e Thin (2001), dentre outros, e documentos legais da legislação pertinentes à Educação Infantil do/no Campo, textos analisados conforme as orientações da técnica de análise do discurso crítica. Como resultados apresentamos a proposta de uma Educação Infantil do Campo com princípio educativo emancipatório, amparado em práticas e discursos de inclusão, de formação integral humana e de combate às desigualdades sociais.

Palavras-chave: educação infantil do campo, princípio educativo da educação infantil, educação emancipadora/compensatória, desigualdades sociais, escola justa.

 

Early childhood education in rural areas: human emancipation or reproduction of social inequalities

ABSTRACT. The early childhood education, a stage within the school education system, presents many aspects to be problematized and implemented, especially when considering the implementation of this stage in the rural context. Among these aspects, the socio-cultural and historical context in which the child develops as a person and social being stands out, consisting of unique experiences, distinct from other spaces, demanding from the formal education planning a commitment to the local way of being. With this contextual characterization, the objective of this study is to analyze whether the educational principle of early childhood education in rural areas contributes/leads towards a socio-cultural emancipation education or towards confirming the inequalities between rural and urban areas. Drawing from a bibliographical study, this production has as its theoretical framework the contributions of Bauman (2008), Dubet (2001, 2004), Kramer (1982), Reay (2013), Sawaia (1999), Vincent, Lahire, and Thin (2001), among others, as well as legal documents relevant to Early Childhood Education in rural areas, texts analyzed according to the guidelines of critical discourse analysis technique. As results, we present the proposal of an early childhood education in rural areas with an emancipatory educational principle, supported by practices and discourses of inclusion, holistic human formation, and combating social inequalities.

Keywords: rural early childhood education, educational principle of early childhood education, emancipatory/compensatory education, social inequalities, fair school.

 

Educación infantil en el campo: emancipación humana o reproducción de desigualdades sociales?

RESUMEN. La educación infantil, una etapa de la educación escolar, presenta muchos aspectos que deben ser problematizados y efectuados, especialmente al considerar la implementación de esta etapa en el contexto del Campo. Entre estos aspectos, destaca el contexto sociocultural e histórico en el que los niños se desarrollan como persona y ser social, que se compone de experiencias singulares, distintas de otros espacios, exigiendo del planeamiento de la educación formal un compromiso con el modo de ser local. Con esta caracterización contextual, este estudio tiene como objetivo analizar si el principio educativo de la educación infantil del Campo contribuye/orienta hacia una educación de emancipación sociocultural o de confirmación de las desigualdades entre el Campo y el Urbano. A partir de un estudio bibliográfico, esta producción tiene como base teórica las contribuciones de Bauman (2008), Dubet (2001, 2004), Kramer (1982), Reay (2013), Sawaia (1999), Vincent, Lahire y Thin (2001), entre otros, y documentos legales de la legislación pertinente a la Educación Infantil en/del Campo, textos analizados según las orientaciones de la técnica de análisis del discurso crítico. Como resultados, presentamos la propuesta de una educación infantil del Campo con un principio educativo emancipador, respaldado en prácticas y discursos de inclusión, de formación integral humana y de combate a las desigualdades sociales.

Palabras clave: educación infantil del campo, principio educativo de la educación infantil, educación emancipadora/compensatória, desigualdades sociales, escuela justa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Airan Celina Sepúlveda dos Santos Rocha de Abreu, Secretaria Municipal de Educação de Timon (Ma) - SEMED

Doutoranda em Educação (2022) - UFPI, Mestrado em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEd - UFPI (2020); Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí- UESPI (2011); Professora da Educação Infantil - Secretaria Municipal de Educação - Altos (PI).

Carmen Lúcia de Oliveira Cabral, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (1985), graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de , com ênfase em Ciências Humanas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, prática pedagógica, pedagogia, formação docente e prática docente.

Referências

Abreu, A. C. S. S. R. de. (2020). Prática docente na educação infantil em agrupamentos de multiidade no município de Altos/PI: experiências/resistências no campo (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Piauí, Piauí.

Bauman, Z. (2008). Vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar.

Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Recuperado de: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. (2010). Brasília: MEC, SEB.

Bourdieu, P., & Champagne, P. (1997). Os excluídos do interior. In Bourdieu, P. (Coord.). A miséria do mundo (pp. 481-691). 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes.

Correia, F. C., & Silva, J. A. A. (2023). O que é uma escola justa? Revista Imagens da Educação, 13(1), 153-167. DOI: https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v13i1.62521

Dubet, F. (2001). As desigualdades multiplicadas. Revista Brasileira de Educação, (17), 05-19. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782001000200002

Dubet, F. (2004). O que é uma escola justa? Cadernos de Pesquisa, 34(123), 539-555. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742004000300002

Fairclough, N. (2008). Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília.

Giroux, H. A. (1997). Os professores como intelectuais transformadores. In Giroux, H. A. (Org.). Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia da aprendizagem (pp. 157-164). Porto Alegre: Artes Médicas.

Han, B-C. (2018). Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Belo Horizonte: Âyiné.

Kramer, S. (1982). Privação cultural e educação compensatória: uma crise analítica. Cad. Pesq., (42), 4-62.

Lei n. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. (2017). Estabelece as Diretrizes e Base da Educação Nacional. Recuperado de: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf.

Masschelein, J., & Simons, M. (2017). Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica.

Oliveira, M. R. D. de, & Oliveira, N. do S. da S. (org.). (2017). Práticas e docência em classes multisseriadas. In Souza, E. C. de, & Antunes, H. S. (Orgs.). Formação e trabalho docente em contexto rural: diálogos teórico-metodológicos (pp. 61-86). Campinas, SP. Mercado das Letras.

Prodanov, C. C., & Freitas, E. C. de. (2013). Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale.

Reay, D. (2013). Sociologia, classe social e educação. In Apple, M. W., Ball, S. J., & Gandin, L. A. (Orgs.). Sociologia da educação: análise internacional (pp. 428 – 437). Porto Alegre: Penso.

Sandín Esteban, M. P. (2010). Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH.

Santos, B. de S., & Meneses, M. P. (2009). Introdução. In Santos, B. de S., & Meneses, M. P. (Orgs.). Epistemologias do Sul (pp. 9-19). Coimbra, PT: Almedina.

Sawaia, B. (2014). Introdução: exclusão ou inclusão perversa? In Sawaia, B. (Org.). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social (pp. 07-13). Petrópolis, RJ: Vozes.

Silva, A. P. S., & Pasuch, J. (2010). Orientações Curriculares para a educação Infantil do Campo.

Souza, E. C. de, & Antunes, H. S. (Orgs.). (2017). Diálogos iniciais: interface entre o trabalho docente e educação rural. In Souza, E. C. de, & Antunes, H. S. (Orgs.). Formação e trabalho docente em contexto rural: diálogos teórico-metodológicos (pp. 19-30). Campinas, SP: Mercado das Letras.

Vincent, G., & Lahire, B. & Thin, D. (2007). Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em revista, (33), 07-47.

Wanderley, M. B. (2014). Refletindo sobre a noção de exclusão. In Sawaia, B. (org.). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social (pp. 16-26). Petrópolis, RJ: Vozes.

Downloads

Publicado

2024-12-12

Como Citar

Sepúlveda dos Santos Rocha de Abreu, A. C., & de Oliveira Cabral, C. L. (2024). Educação Infantil do/no Campo: emancipação humana ou reprodução de desigualdades sociais?. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 9, e19324. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19324

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos