Educação Infantil do/no Campo: emancipação humana ou reprodução de desigualdades sociais?
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19324Resumo
A Educação Infantil, etapa da educação escolar, apresenta muitos aspectos a serem problematizados e efetivados, principalmente ao se considerar a implementação dessa etapa no contexto do Campo. Entre esses aspectos, destaca-se o contexto sociocultural e histórico em que a criança se desenvolve como pessoa e ser social, que se constitui de experiências singulares, distintas de outros espaços, exigindo do planejamento da educação formal compromisso com o modo de ser local. Com essa caracterização contextual objetiva-se, neste estudo, analisar se o princípio educativo da Educação Infantil do Campo contribui/direciona para uma educação de emancipação sociocultural ou de confirmação das desigualdades entre o Campo e o Urbano. A partir de um estudo bibliográfico, esta produção tem como aporte teórico as contribuições de Bauman (2008), Dubet (2001, 2004), Kramer (1982), Reay (2013), Sawaia (1999), Vincent, Lahire e Thin (2001), dentre outros, e documentos legais da legislação pertinentes à Educação Infantil do/no Campo, textos analisados conforme as orientações da técnica de análise do discurso crítica. Como resultados apresentamos a proposta de uma Educação Infantil do Campo com princípio educativo emancipatório, amparado em práticas e discursos de inclusão, de formação integral humana e de combate às desigualdades sociais.
Palavras-chave: educação infantil do campo, princípio educativo da educação infantil, educação emancipadora/compensatória, desigualdades sociais, escola justa.
Early childhood education in rural areas: human emancipation or reproduction of social inequalities
ABSTRACT. The early childhood education, a stage within the school education system, presents many aspects to be problematized and implemented, especially when considering the implementation of this stage in the rural context. Among these aspects, the socio-cultural and historical context in which the child develops as a person and social being stands out, consisting of unique experiences, distinct from other spaces, demanding from the formal education planning a commitment to the local way of being. With this contextual characterization, the objective of this study is to analyze whether the educational principle of early childhood education in rural areas contributes/leads towards a socio-cultural emancipation education or towards confirming the inequalities between rural and urban areas. Drawing from a bibliographical study, this production has as its theoretical framework the contributions of Bauman (2008), Dubet (2001, 2004), Kramer (1982), Reay (2013), Sawaia (1999), Vincent, Lahire, and Thin (2001), among others, as well as legal documents relevant to Early Childhood Education in rural areas, texts analyzed according to the guidelines of critical discourse analysis technique. As results, we present the proposal of an early childhood education in rural areas with an emancipatory educational principle, supported by practices and discourses of inclusion, holistic human formation, and combating social inequalities.
Keywords: rural early childhood education, educational principle of early childhood education, emancipatory/compensatory education, social inequalities, fair school.
Educación infantil en el campo: emancipación humana o reproducción de desigualdades sociales?
RESUMEN. La educación infantil, una etapa de la educación escolar, presenta muchos aspectos que deben ser problematizados y efectuados, especialmente al considerar la implementación de esta etapa en el contexto del Campo. Entre estos aspectos, destaca el contexto sociocultural e histórico en el que los niños se desarrollan como persona y ser social, que se compone de experiencias singulares, distintas de otros espacios, exigiendo del planeamiento de la educación formal un compromiso con el modo de ser local. Con esta caracterización contextual, este estudio tiene como objetivo analizar si el principio educativo de la educación infantil del Campo contribuye/orienta hacia una educación de emancipación sociocultural o de confirmación de las desigualdades entre el Campo y el Urbano. A partir de un estudio bibliográfico, esta producción tiene como base teórica las contribuciones de Bauman (2008), Dubet (2001, 2004), Kramer (1982), Reay (2013), Sawaia (1999), Vincent, Lahire y Thin (2001), entre otros, y documentos legales de la legislación pertinente a la Educación Infantil en/del Campo, textos analizados según las orientaciones de la técnica de análisis del discurso crítico. Como resultados, presentamos la propuesta de una educación infantil del Campo con un principio educativo emancipador, respaldado en prácticas y discursos de inclusión, de formación integral humana y de combate a las desigualdades sociales.
Palabras clave: educación infantil del campo, principio educativo de la educación infantil, educación emancipadora/compensatória, desigualdades sociales, escuela justa.
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