Condições do trabalho docente durante a pandemia da Covid 19
Resumo
O texto trata parte dos resultados da pesquisa “Educação e escola do campo em tempos da pandemia da Covid-19” realizada por grupos da Rede Latino-americana de estudos e pesquisas em Educação do Campo. Temos como objetivo analisar as condições do trabalho docente nas escolas do campo durante a pandemia da Covid 19. Partimos dos dados resultantes das entrevistas realizadas com questionários e respondidas virtualmente. Das 645 respostas que obtivemos, selecionamos 18 professores que atuam em escolas do campo nos anos de 2020 e 2021. Iniciamos o texto discutido o trabalho e o trabalhador, a partir de Marx, no contexto da sociedade pautada no modelo de desenvolvimento do capital. Na segunda parte do texto tratamos especificamente das condições do trabalho docente nas escolas do campo durante a pandemia da Covid 19, a análise baseou-se nas falas dos entrevistados dialogando com os elementos por eles trazidos. Ficou evidente a precarização do trabalho e o desgaste do professor durante esse período. Por fim, apresentamos algumas considerações sobre o processo vivido pelos professores durante a pandemia.
Palavras-chave: trabalho docente, educação, pandemia.
Conditions of teaching work during the Covid 19 pandemic
ABSTRACT. The text discusses part of the results of the research "Education and Rural Schooling in the times of the Covid-19 pandemic" conducted by groups from the Rede Latino-Americana de escudos e pesquisas em Educação do Campo. Our objective is to analyze the working conditions of teachers in rural schools during the Covid-19 pandemic. We started with data resulting from interviews conducted with questionnaires and answered virtually. Out of the 645 responses we obtained, we selected 18 teachers who work in rural schools in the years 2020 and 2021. We begin the text by discussing labor and the worker, drawing on Marx, in the context of a society guided by the development model of capital. In the second part of the text, we specifically address the working conditions of teachers in rural schools during the Covid-19 pandemic; the analysis is based on the statements of the interviewees, engaging with the elements they brought forward. The precarization of work and the exhaustion of teachers during this period became evident. Finally, we present some considerations about the experiences lived by teachers during the pandemic.
Keywords: teaching work, education, pandemic.
Condiciones de trabajo docente durante la pandemia de Covid-19.)
RESUMEN. El texto aborda parte de los resultados de la investigación "Educación y Escolarización Rural en tiempos de la pandemia de Covid-19" realizada por grupos de la Rede Latino-americana de estudos e pesquisas em Educação do Campo. Nuestro objetivo es analizar las condiciones laborales de los docentes en escuelas rurales durante la pandemia de Covid-19. Comenzamos con datos resultantes de entrevistas realizadas mediante cuestionarios y respondidas virtualmente. De las 645 respuestas obtenidas, seleccionamos a 18 docentes que trabajan en escuelas rurales en los años 2020 y 2021. Iniciamos el texto discutiendo el trabajo y el trabajador, recurriendo a Marx, en el contexto de una sociedad guiada por el modelo de desarrollo capitalista. En la segunda parte del texto, abordamos específicamente las condiciones laborales de los docentes en escuelas rurales durante la pandemia de Covid-19; el análisis se basa en las declaraciones de los entrevistados, interactuando con los elementos que presentaron. La precarización del trabajo y el agotamiento de los docentes durante este período se hicieron evidentes. Finalmente, presentamos algunas consideraciones sobre las experiencias vividas por los docentes durante la pandemia.
Palabras clave: trabajo docente, educación, pandemia.
Downloads
Referências
Referências
Freitas, L. C. (1992). Em direção a uma política para a formação de professores. Em Aberto, 54.
Frigotto, G. (2003). Educação e crise do capitalismo real. São Paulo: Editora Cortez.
Foster, J. B. (2013). Educação e a crise estrutural do capital: o caso dos Estados Unidos. Florianópolis: Perspectiva, 31(1).
Caldart, R. S., Pereira, I. B., Alentejano, P., & Frigotto, G. (2012). (Org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Expressão Popular.
Gadotti, M. (2001). Pedagogia da Terra. São Paulo: Peirópolis.
Janata, N. E. et al. (2020a). Projeto de Pesquisa Educação e escolas do campo em tempos de pandemia do Covid-19. Florianópolis, SC: UFSC.
Janata, N. E. et al. (2020). Questionário online Educação e escolas do campo em tempos de pandemia do Covid-19. In Silva, J. Z., & Verdério, A. (Orgs.). Projeto de Pesquisa Educação e escolas do campo em tempos de pandemia do Covid-19. Amargosa, BA: CFP-UFRB.
Kuenzer A. Z. (1999). As políticas de formação: A constituição da identidade do professor sobrante. Educação & Sociedade, 68.
Marx, K. (2003). O Capital: crítica da economia política – Livro 1. 21. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Marx, K. (2005). O Capital: crítica da economia política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Mészáros, I. (2011). Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo.
Mészáros, I. (2005). A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo.
Mészarós, I. (2002). Atualidade histórica da ofensiva socialista. In: Para além do capital. São Paulo: Boitempo.
Paniago, M. C. (2000). O controle do capital: uma impossibilidade objetiva. São Paulo: Serviço social e sociedade.
Veiga-Neto, A. (2020). Mais uma Lição: sindemia covídica e educação. Porto Alegre: Educação & Realidade. http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236109337
Vendramini, C. (2007). Educação e Trabalho: reflexões em torno dos movimentos sociais do campo. Campinas: Cad. Cedes, 27.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Edson Marcos de Anhaia, Regis Clemente da Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).