Condições do trabalho docente durante a pandemia da Covid 19

Autores

  • Edson Marcos de Anhaia Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Regis Clemente da Costa Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS https://orcid.org/0000-0002-6914-039X

Resumo

O texto trata parte dos resultados da pesquisa “Educação e escola do campo em tempos da pandemia da Covid-19” realizada por grupos da Rede Latino-americana de estudos e pesquisas em Educação do Campo. Temos como objetivo analisar as condições do trabalho docente nas escolas do campo durante a pandemia da Covid 19. Partimos dos dados resultantes das entrevistas realizadas com questionários e respondidas virtualmente. Das 645 respostas que obtivemos, selecionamos 18 professores que atuam em escolas do campo nos anos de 2020 e 2021. Iniciamos o texto discutido o trabalho e o trabalhador, a partir de Marx, no contexto da sociedade pautada no modelo de desenvolvimento do capital. Na segunda parte do texto tratamos especificamente das condições do trabalho docente nas escolas do campo durante a pandemia da Covid 19, a análise baseou-se nas falas dos entrevistados dialogando com os elementos por eles trazidos. Ficou evidente a precarização do trabalho e o desgaste do professor durante esse período. Por fim, apresentamos algumas considerações sobre o processo vivido pelos professores durante a pandemia.

Palavras-chave: trabalho docente, educação, pandemia.

 

Conditions of teaching work during the Covid 19 pandemic              

ABSTRACT. The text discusses part of the results of the research "Education and Rural Schooling in the times of the Covid-19 pandemic" conducted by groups from the Rede Latino-Americana de escudos e pesquisas em Educação do Campo. Our objective is to analyze the working conditions of teachers in rural schools during the Covid-19 pandemic. We started with data resulting from interviews conducted with questionnaires and answered virtually. Out of the 645 responses we obtained, we selected 18 teachers who work in rural schools in the years 2020 and 2021. We begin the text by discussing labor and the worker, drawing on Marx, in the context of a society guided by the development model of capital. In the second part of the text, we specifically address the working conditions of teachers in rural schools during the Covid-19 pandemic; the analysis is based on the statements of the interviewees, engaging with the elements they brought forward. The precarization of work and the exhaustion of teachers during this period became evident. Finally, we present some considerations about the experiences lived by teachers during the pandemic.

Keywords: teaching work, education, pandemic.

 

Condiciones de trabajo docente durante la pandemia de Covid-19.)

RESUMEN. El texto aborda parte de los resultados de la investigación "Educación y Escolarización Rural en tiempos de la pandemia de Covid-19" realizada por grupos de la Rede Latino-americana de estudos e pesquisas em Educação do Campo. Nuestro objetivo es analizar las condiciones laborales de los docentes en escuelas rurales durante la pandemia de Covid-19. Comenzamos con datos resultantes de entrevistas realizadas mediante cuestionarios y respondidas virtualmente. De las 645 respuestas obtenidas, seleccionamos a 18 docentes que trabajan en escuelas rurales en los años 2020 y 2021. Iniciamos el texto discutiendo el trabajo y el trabajador, recurriendo a Marx, en el contexto de una sociedad guiada por el modelo de desarrollo capitalista. En la segunda parte del texto, abordamos específicamente las condiciones laborales de los docentes en escuelas rurales durante la pandemia de Covid-19; el análisis se basa en las declaraciones de los entrevistados, interactuando con los elementos que presentaron. La precarización del trabajo y el agotamiento de los docentes durante este período se hicieron evidentes. Finalmente, presentamos algunas consideraciones sobre las experiencias vividas por los docentes durante la pandemia.

Palabras clave: trabajo docente, educación, pandemia.

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Biografia do Autor

Edson Marcos de Anhaia, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Educação do Campo, com atuação no curso de Licenciatura em Educação do Campo. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010), Especialista em Educação do Campo pela Universidade Federal do Paraná (2007), Especialista em Didática e Metodologia do Ensino, pela UNOPAR (2001) e possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000). Professor da Rede Estadual de Educação do Estado no Paraná nas disciplinas de História, Filosofia e Sociologia no período de 1999 a 2008. Atua principalmente nos seguintes temas: educação do campo, movimentos sociais, políticas públicas de educação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Escola do Campo e Agroecologia - GECA da UFSC.

Regis Clemente da Costa, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

s

Professor Adjunto na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Laranjeiras do Sul. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Mestre em Educação (UEPG); Graduado em Pedagogia; Graduado em Filosofia; Graduado em Ciências da Religião. Especialização Lato Sensu em Gestão de Políticas, Programas e Projetos Sociais; especialização Lato Sensu em Ensino Religioso Escolar. Atuou como Professor de Filosofia na Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná, com estudantes do Ensino Médio regular e com Educação de Jovens e Adultos (2009-2021). Trabalha com estudantes dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Ciências Sociais e Licenciatura em Pedagogia na UFFS. Estuda e pesquisa os seguintes temas: Formação de professores/as, Políticas Educacionais, neoliberalismo, gestão democrática, História da Educação (História Intelectual), Ensino de Filosofia. É Coordenador Adjunto de Pesquisa do Campus da UFFS Laranjeiras do Sul. Integrante do Grupo de Pesquisa História, Intelectuais e Educação no Brasil e no contexto internacional (GEPHIED_UEPG) e do Grupo de Pesquisa Educação do Campo, Cooperação e Agroecologia (GECCA/UFFS). Atua, voluntariamente, junto aos Movimentos Sociais e de educação popular.

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Publicado

2024-08-23

Como Citar

Anhaia, E. M. de, & Costa, R. C. da. (2024). Condições do trabalho docente durante a pandemia da Covid 19. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 9, e18527. Recuperado de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/article/view/18527

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: EDUCAÇÃO DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID - 19