Condiciones de trabajo docente durante la pandemia de Covid-19)

Autores/as

  • Edson Marcos de Anhaia Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Regis Clemente da Costa Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS https://orcid.org/0000-0002-6914-039X

Resumen

El texto aborda parte de los resultados de la investigación "Educación y Escolarización Rural en tiempos de la pandemia de Covid-19" realizada por grupos de la Rede Latino-americana de estudos e pesquisas em Educação do Campo. Nuestro objetivo es analizar las condiciones laborales de los docentes en escuelas rurales durante la pandemia de Covid-19. Comenzamos con datos resultantes de entrevistas realizadas mediante cuestionarios y respondidas virtualmente. De las 645 respuestas obtenidas, seleccionamos a 18 docentes que trabajan en escuelas rurales en los años 2020 y 2021. Iniciamos el texto discutiendo el trabajo y el trabajador, recurriendo a Marx, en el contexto de una sociedad guiada por el modelo de desarrollo capitalista. En la segunda parte del texto, abordamos específicamente las condiciones laborales de los docentes en escuelas rurales durante la pandemia de Covid-19; el análisis se basa en las declaraciones de los entrevistados, interactuando con los elementos que presentaron. La precarización del trabajo y el agotamiento de los docentes durante este período se hicieron evidentes. Finalmente, presentamos algunas consideraciones sobre las experiencias vividas por los docentes durante la pandemia.

Palabras clave: trabajo docente, educación, pandemia.

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Biografía del autor/a

Edson Marcos de Anhaia, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Educação do Campo, com atuação no curso de Licenciatura em Educação do Campo. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010), Especialista em Educação do Campo pela Universidade Federal do Paraná (2007), Especialista em Didática e Metodologia do Ensino, pela UNOPAR (2001) e possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000). Professor da Rede Estadual de Educação do Estado no Paraná nas disciplinas de História, Filosofia e Sociologia no período de 1999 a 2008. Atua principalmente nos seguintes temas: educação do campo, movimentos sociais, políticas públicas de educação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Escola do Campo e Agroecologia - GECA da UFSC.

Regis Clemente da Costa, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

s

Professor Adjunto na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Laranjeiras do Sul. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Mestre em Educação (UEPG); Graduado em Pedagogia; Graduado em Filosofia; Graduado em Ciências da Religião. Especialização Lato Sensu em Gestão de Políticas, Programas e Projetos Sociais; especialização Lato Sensu em Ensino Religioso Escolar. Atuou como Professor de Filosofia na Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná, com estudantes do Ensino Médio regular e com Educação de Jovens e Adultos (2009-2021). Trabalha com estudantes dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Ciências Sociais e Licenciatura em Pedagogia na UFFS. Estuda e pesquisa os seguintes temas: Formação de professores/as, Políticas Educacionais, neoliberalismo, gestão democrática, História da Educação (História Intelectual), Ensino de Filosofia. É Coordenador Adjunto de Pesquisa do Campus da UFFS Laranjeiras do Sul. Integrante do Grupo de Pesquisa História, Intelectuais e Educação no Brasil e no contexto internacional (GEPHIED_UEPG) e do Grupo de Pesquisa Educação do Campo, Cooperação e Agroecologia (GECCA/UFFS). Atua, voluntariamente, junto aos Movimentos Sociais e de educação popular.

Citas

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Publicado

2024-08-23

Cómo citar

Anhaia, E. M. de, & Costa, R. C. da. (2024). Condiciones de trabajo docente durante la pandemia de Covid-19). Revista Brasileña De Educación Rural, 9, e18527. Recuperado a partir de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/article/view/18527

Número

Sección

DOSSIÊ TEMÁTICO: EDUCAÇÃO DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID - 19