Permanências e mudanças na Educação Rural e na Educação do Campo no município de Salto do Lontra entre os anos de 1998 a 2022

Autores

  • Elizangela Wessling Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
  • Carlos Antônio Bonamigo Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE https://orcid.org/0000-0002-4489-2317

Resumo

Este artigo é um recorte de uma investigação de Mestrado em Educação que teve como objetivo geral analisar as permanências e mudanças na Educação Rural e na Educação do Campo no município de Salto do Lontra/PR entre os anos de 1998 a 2022. Para o desenvolvimento do trabalho foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, sendo realizadas leituras bibliográficas para compreender as características históricas da Educação Rural e da Educação do Campo, como também, a relação existente entre o processo de nucleação das escolas e o esvaziamento do campo. Além disso, analisaram-se os documentos do processo de fechamento e nucleação das escolas rurais, especialmente entre as décadas de 1980 e 1990, os Planos Municipais de Educação de 2007 e 2015, os Projetos Políticos Pedagógicos das oito escolas públicas do campo que atendiam aos estudantes em 2022 e desenvolvidas entrevistas semiestruturadas com as equipes pedagógicas das escolas públicas do campo municipais e estaduais. Constatou-se com a pesquisa que em Salto do Lontra existe tanto a presença das escolas rurais quanto das escolas do campo havendo, portanto, uma relação dialética entre as permanências da Educação Rural e as mudanças da Educação do Campo, pois, o movimento histórico que as envolvem se entrelaçam.

Palavras-chave: educação, educação rural, educação do campo, alto do Lontra.

 

Permanences and changes in Rural Education and Field Education in the county of Salto do Lontra between 1998 to 2022                                                              

ABSTRACT. This article is an excerpt from a Master's research in Education that aimed to analyze the permanence and changes in Rural Education and Field Education in the county of Salto do Lontra/PR between 1998 to 2022.For the development of the work, a qualitative research was carried out, with bibliographic readings to understand the historical characteristics of Rural Education and Field Education, as well as the relationship between the nucleation process of schools and the emptying of the field. In addition, the documents of the closure and nucleation process of rural schools were analyzed, especially between the 1980s and 1990s, the Municipal Education Plans of 2007 and 2015, the Pedagogical Political Projects of the eight public field schools that served students in 2022 and semi-structured interviews with the pedagogical teams of the public primary and secondaryfield schools were developed. It was found with the research that in Salto do Lontra there is both the presence of rural schools and field schools and, therefore, there is a dialectical relationship between the permanence of Rural Education and the changes in Field Education, because the historical movement that involves them intertwines.

Keywords: education, rural education, rural education, Salto do Lontra.

 

Permanencias y cambios en la Educación Rural y Educación del Campo en el municipio de Salto do Lontra entre los años 1998 a 2022

RESUMEN. Este artículo es parte de una investigación de una Maestría en Educación cuyo objetivo general fue analizar las permanencias y cambios en la Educación Rural y en la Educación del Campo en el municipio de Salto do Lontra/PR entre los años 1998 - 2022. La investigación es de enfoque cualitativo y lecturas bibliográficas para comprender las características históricas de la Educación y del proceso de nucleación de las escuelas y el vaciamiento del campo. Se analizaron los documentos del proceso de cierre y nucleación de las escuelas rurales entre las décadas de 1980 y 1990, los Planes Municipales de Educación de 2007 y 2015, Proyectos Políticos Pedagógicos de las ocho escuelas públicas del campo que atendían a los estudiantes en 2022 y se desarrollaron entrevistas semiestructuradas con los equipos pedagógicos de las escuelas públicas primarias y secundarias del campo. Se verificó con la investigación que en Salto do Lontra hay tanto la presencia de escuelas rurales como de escuelas del campo, por lo tanto, hay una relación dialéctica entre las permanencias de la Educación Rural y los cambios de la Educación del Campo, porque el movimiento histórico que los envuelven están entrelazados.

Palabras clave: educación, educación rural, educación del campo, Salto do Lontra.

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Biografia do Autor

Elizangela Wessling, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Formada no curso de Formação de Docentes pelo Colégio Estadual Irmã Maria Margarida - Ensino Médio e Normal (2011-2014). Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Francisco Beltrão/PR (2015-2018). Pós-Graduação Lato Sensu em Alfabetização e Letramento pela Faculdade UNINA (2020). Pós-Graduação Lato Sensu em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Iguaçu (2021). Mestra em Educação, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Francisco Beltrão/PR (2023). Trabalhou como professora PSS (Processo Seletivo Simplificado) na Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná, onde atuou no Curso de Formação de Docentes no município de Salto do Lontra/Pr. Participa do grupo de estudos GEFHEMP (Grupo de Pesquisa e Estudos em Formação Humana, Educação e Movimentos Sociais Populares). Atualmente é professora concursada na Rede Municipal de Educação no município de Francisco Beltrão/Pr.

Carlos Antônio Bonamigo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (1990), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ampére (2016), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) na Linha Trabalho, Movimentos Sociais e Educação. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, no Curso de Pedagogia, com as disciplinas de Filosofia da Educação II e Orientação de Estágio I e do Programa de Pós-Graduação em Educação - nível de Mestrado - Linha de Pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo, Educação do Campo e Agroecologia e Filosofia da Educação, atuando, sobretudo, nos seguintes temas: Educação, Educação do Campo, Filosofia da Educação, Agroecologia e Metodologias do Ensino de História. Pesquisador da Educação do Campo e suas interações com a agricultura camponesa e a agroecologia. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Formação Humana, Educação e Movimentos Sociais Populares - GEFHEMP (UNIOESTE) e membro subcoordenador da Rede de Formação de Professores das Escolas Públicas do Campo - REFOCAR (UNIOESTE).

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Publicado

2024-06-30

Como Citar

Wessling, E., & Bonamigo, C. A. (2024). Permanências e mudanças na Educação Rural e na Educação do Campo no município de Salto do Lontra entre os anos de 1998 a 2022. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 9, e15659. Recuperado de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/article/view/15659

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos