A construção coletiva de uma formação continuada específica das escolas do campo de Itapejara D´Oeste/PR

Autores

  • Silvia Christina Copatti Bussolaro Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
  • Carlos Antônio Bonamigo Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE https://orcid.org/0000-0002-4489-2317

Resumo

Este artigo apresenta um recorte dos principais resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo geral analisar um processo de formação continuada de professores, específico das escolas do campo do município de Itapejara D´Oeste – PR, que tiveram a parceria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste e da Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural – Assesoar. O recorte temporal se deu entre 2017 a 2022. A partir de uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com os integrantes da formação continuada, além de um estudo bibliográfico e documental, buscou-se compreender as potencialidades e os limites desse processo, a possibilidade de superação dos modelos tradicionais de formação continuada, bem como se ela foi capaz de contribuir na formação dos professores a fim de realizarem um trabalho pautado na Modalidade da Educação do Campo. Apontou-se como resultado o fortalecimento entre escola e comunidade, uma aproximação maior dos professores com a Modalidade, o despertar de um processo reflexivo, incidindo qualitativamente na construção subjetiva de seus participantes. Apesar de alguns limites ainda existentes, o processo analisado na investigação vem superando os modelos históricos tradicionais de formação continuada que chegam às escolas públicas do campo.

Palavras-chave: educação, educação do campo, formação continuada de professores.

 

The collective construction of a specific continuing education of schools in the countryside of Itapejara D´Oeste/PR

ABSTRACT. This article presents an excerpt of the main results of a master's research that had the general objective of analyzing a process of continued formation of teachers, specific of field schools in the county of Itapejara D'Oeste - PR, which had a partnership with the State University of Western Paraná – Unioeste and the Association of Studies, Guidance and Rural Assistance – Assesoar. The time frame took place between 2017 and 2022. From a qualitative approach, through semi-structured interviews with members of the continued formation, in addition to a bibliographic and documental study, we sought to understand the potentialities and limits of this process, the possibility of overcoming the traditional models of continued formation, as well as whether it was able to contribute to the training of teachers in order to carry out a work based on the Modality of Rural Education. It was pointed out as a result the strengthening between school and community, a greater approximation of teachers with the Modality, the awakening of a reflective process, qualitatively influencing the subjective construction of its participants. Despite some still existing limits, the process analyzed in the investigation has been surpassing the traditional historical models of continued formation that reach the field public schools.

Keywords: education, rural education, continued formation of teachers.

 

La construcción colectiva de una educación permanente específica de las escuelas del interior de Itapejara D´Oeste/PR

RESUMEN. Este artículo presenta un extracto de los principales resultados de una investigación de maestría que tuvo como objetivo general analizar un proceso de formación continuada de profesores, específico de las escuelas del campo del municipio de Itapejara D'Oeste - PR, que tuvo la colaboración de la Universidad Estatal del Oeste de Paraná – Unioeste y de la Asociación de Estudios, Orientación y Asistencia Rural –Assesoar. El marco temporal transcurrió entre 2017 y 2022. Desde un abordaje cualitativa, por medio de entrevistas semiestructuradas con integrantes de la formación continuada, además de un estudio bibliográfico y documental, se buscó comprender las potencialidades y límites de este proceso, la posibilidad de superar los modelos tradicionales de educación continuada, así como se logró contribuir con la formación de profesores para realizar un trabajo basado en la Modalidad de Educación del Campo. Se señaló como resultado el fortalecimiento entre la escuela y la comunidad, una mayor aproximación de los profesores con la Modalidad, el despertar de un proceso reflexivo, que incidió cualitativamente en la construcción subjetiva de sus participantes. A pesar de algunos límites aún existentes, el proceso analizado en la investigación viene superando los modelos históricos tradicionales de formación continuada que llegan a las escuelas públicas del campo.

Palabras clave: educación, educación del campo, formación continuada de profesores.

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Biografia do Autor

Silvia Christina Copatti Bussolaro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Mestra em Educação pela Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2023), graduação em Ciências Sociais pela Universidade Luterana do Brasil(2017), graduação em História pela Universidade Paranaense(2007), especialização em Pós Graduação/Especialização em Metodologia do Ensino de História pela Universidade Paranaense(2010), especialização em Metodologia do Ensino de História e Geografia pela Faculdade Internacional de Curitiba(2009) e curso-tecnico-profissionalizante em Formação de Docentes em Nível Médio - na modalidade normal. pela Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino(2005). É Professora de História da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, vínculo QPM. Tem experiência na área de História e Sociologia. Trabalhou no Colégio Estadual do Campo Carlos Gomes, comunidade de Barra Grande, Itapejara DOeste e atualmente é professora de História e Sociologia no Colégio Estadual Castelo Branco, Ensino Médio - Itapejara dOeste - PR.

Carlos Antônio Bonamigo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (1990), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ampére (2016), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) na Linha Trabalho, Movimentos Sociais e Educação. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, no Curso de Pedagogia, com as disciplinas de Filosofia da Educação II e Orientação de Estágio I e do Programa de Pós-Graduação em Educação - nível de Mestrado - Linha de Pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo, Educação do Campo e Agroecologia e Filosofia da Educação, atuando, sobretudo, nos seguintes temas: Educação, Educação do Campo, Filosofia da Educação, Agroecologia e Metodologias do Ensino de História. Pesquisador da Educação do Campo e suas interações com a agricultura camponesa e a agroecologia. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Formação Humana, Educação e Movimentos Sociais Populares - GEFHEMP (UNIOESTE) e membro subcoordenador da Rede de Formação de Professores das Escolas Públicas do Campo - REFOCAR (UNIOESTE).

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Publicado

2024-06-30

Como Citar

Copatti Bussolaro, S. C., & Bonamigo, C. A. (2024). A construção coletiva de uma formação continuada específica das escolas do campo de Itapejara D´Oeste/PR. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 9, e15658. Recuperado de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/article/view/15658

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos