La construcción colectiva de una educación permanente específica de las escuelas del interior de Itapejara D´Oeste/PR

Autores/as

  • Silvia Christina Copatti Bussolaro Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
  • Carlos Antônio Bonamigo Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE https://orcid.org/0000-0002-4489-2317

Resumen

RESUMEN. Este artículo presenta un extracto de los principales resultados de una investigación de maestría que tuvo como objetivo general analizar un proceso de formación continuada de profesores, específico de las escuelas del campo del municipio de Itapejara D'Oeste - PR, que tuvo la colaboración de la Universidad Estatal del Oeste de Paraná – Unioeste y de la Asociación de Estudios, Orientación y Asistencia Rural –Assesoar. El marco temporal transcurrió entre 2017 y 2022. Desde un abordaje cualitativa, por medio de entrevistas semiestructuradas con integrantes de la formación continuada, además de un estudio bibliográfico y documental, se buscó comprender las potencialidades y límites de este proceso, la posibilidad de superar los modelos tradicionales de educación continuada, así como se logró contribuir con la formación de profesores para realizar un trabajo basado en la Modalidad de Educación del Campo. Se señaló como resultado el fortalecimiento entre la escuela y la comunidad, una mayor aproximación de los profesores con la Modalidad, el despertar de un proceso reflexivo, que incidió cualitativamente en la construcción subjetiva de sus participantes. A pesar de algunos límites aún existentes, el proceso analizado en la investigación viene superando los modelos históricos tradicionales de formación continuada que llegan a las escuelas públicas del campo.

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Biografía del autor/a

Silvia Christina Copatti Bussolaro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Mestra em Educação pela Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2023), graduação em Ciências Sociais pela Universidade Luterana do Brasil(2017), graduação em História pela Universidade Paranaense(2007), especialização em Pós Graduação/Especialização em Metodologia do Ensino de História pela Universidade Paranaense(2010), especialização em Metodologia do Ensino de História e Geografia pela Faculdade Internacional de Curitiba(2009) e curso-tecnico-profissionalizante em Formação de Docentes em Nível Médio - na modalidade normal. pela Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino(2005). É Professora de História da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, vínculo QPM. Tem experiência na área de História e Sociologia. Trabalhou no Colégio Estadual do Campo Carlos Gomes, comunidade de Barra Grande, Itapejara DOeste e atualmente é professora de História e Sociologia no Colégio Estadual Castelo Branco, Ensino Médio - Itapejara dOeste - PR.

Carlos Antônio Bonamigo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (1990), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ampére (2016), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) na Linha Trabalho, Movimentos Sociais e Educação. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, no Curso de Pedagogia, com as disciplinas de Filosofia da Educação II e Orientação de Estágio I e do Programa de Pós-Graduação em Educação - nível de Mestrado - Linha de Pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo, Educação do Campo e Agroecologia e Filosofia da Educação, atuando, sobretudo, nos seguintes temas: Educação, Educação do Campo, Filosofia da Educação, Agroecologia e Metodologias do Ensino de História. Pesquisador da Educação do Campo e suas interações com a agricultura camponesa e a agroecologia. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Formação Humana, Educação e Movimentos Sociais Populares - GEFHEMP (UNIOESTE) e membro subcoordenador da Rede de Formação de Professores das Escolas Públicas do Campo - REFOCAR (UNIOESTE).

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Publicado

2024-06-30

Cómo citar

Copatti Bussolaro, S. C., & Bonamigo, C. A. (2024). La construcción colectiva de una educación permanente específica de las escuelas del interior de Itapejara D´Oeste/PR. Revista Brasileña De Educación Rural, 9, e15658. Recuperado a partir de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/article/view/15658