Reflexões acerca do processo de coleta de dados de um estudo com comunidades escolares rurais do Rio Grande Do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19033

Resumo

Pesquisas na área rural são essenciais para compreender as demandas necessárias da população, além de possibilitar o desenvolvimento de estratégias eficazes conforme as disparidades e características desse meio. O artigo objetiva descrever e refletir acerca de fragilidades e elementos potencializadores no processo de coleta de dados de um estudo com comunidades escolares de zonas rurais do RS. Trata-se de um relato de experiência, originado a partir da coleta de dados para uma pesquisa de doutorado. Os participantes foram alunos, pais, profissionais da educação e saúde, secretário municipal da educação e saúde. A coleta de dados foi a aplicação de questionários e gravação de entrevistas e a análise dos dados foi por meio da análise de conteúdo, além de ter sido aprovada pelo comitê de ética em pesquisa. Como aspectos positivos, destaca-se a receptividades dos municípios, aderência à pesquisa e mobilização da gestão municipal. Como aspectos negativos, considerou-se o difícil acesso de chegar até a zona rural, dificuldade de conciliar horários, troca seguida de secretários municipais e dificuldade de contato nas Coordenadorias Regionais de Saúde. Conclui-se que a pesquisa na comunidade rural é vital para entender as necessidades da população e a cultura regional.

Palavras-chave: área rural, escolas, avaliação da pesquisa em saúde.

 

Reflections on the data collection process of a study with rural school communities in Rio Grande do Sul

ABSTRACT. Research in rural areas is essential to understand the necessary demands of the population, in addition to enabling the development of effective strategies according to the disparities and characteristics of this environment. The article aims to describe and reflect on weaknesses and potential elements in the data collection process of a study with school communities in rural areas of RS. This is an experience report, originating from data collection for doctoral research. The participants were students, parents, education and health professionals, municipal secretary of education and health. Data collection was the application of questionnaires and recording of interviews and data analysis was through content analysis, in addition to being approved by the research ethics committee. As positive aspects, the receptivity of the municipalities, adherence to research and mobilization of municipal management stand out. As negative aspects, it was considered the difficult access to the rural area, difficulty in reconciling schedules, frequent change of municipal secretaries and difficulty in contacting the Regional Health Coordinators. It is concluded that research in the rural community is vital to understand the needs of the population and regional culture.

Keywords: rural area, schools, health research assessment.

 

Reflexiones sobre el proceso de recolección de datos de un estudio con comunidades escolares rurales de Rio Grande Do Sul

RESUMEN. La investigación en el medio rural es fundamental para comprender las demandas necesarias de la población, además de permitir el desarrollo de estrategias efectivas acordes a las disparidades y características de este entorno. El artículo tiene como objetivo describir y reflexionar sobre debilidades y elementos potenciales en el proceso de recolección de datos de un estudio con comunidades escolares en áreas rurales de RS. Se trata de un relato de experiencia, proveniente de la recolección de datos para una investigación doctoral. Los participantes fueron estudiantes, padres de familia, profesionales de la educación y la salud, secretaria municipal de educación y salud. La recolección de datos fue la aplicación de cuestionarios y grabación de entrevistas y el análisis de los datos fue mediante análisis de contenido, además de ser aprobados por el comité de ética de la investigación. Como aspectos positivos se destacan la receptividad de los municipios, la adhesión a la investigación y la movilización de la gestión municipal. Como aspectos negativos se consideró el difícil acceso a la zona rural, dificultad para conciliar horarios, cambio frecuente de secretarias municipales y dificultad para contactar a los Coordinadores Regionales de Salud, se concluye que la investigación en la comunidad rural es vital para comprender las necesidades de la población y la cultura regional.

Palabras clave: área rural, escuelas, evaluación de investigación de salud.

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Biografia do Autor

Morgana Pappen, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Morgana Pappen, enfermeira, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC); Mestre em Promoção da Saúde pelo PPGPS/UNISC; Especialista em Saúde Pública pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e Especialista em Saúde do Trabalhador pela Faculdade Dom Alberto (FDA). Atualmente é integrante do Grupo de Ensino e Pesquisa em Saúde (GEPS/UNISC) e Grupo Trabalho, Ética, Saúde e Segurança do Paciente (GTESSP) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua como docente no Departamento de Ciências da Saúde e no curso técnico de enfermagem CEPRU/UNISC. Possui experiência de docência em nível de graduação e curso técnico em enfermagem/radiologia/segurança do trabalho; e experiência na área assistencial e na área de segurança e medicina do trabalho, com conhecimento no sistema eSocial. Experiência em pesquisa na área de saúde do trabalhador, saúde pública, saúde coletiva.

Ana Carolina Bienert, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) (2020 - Atual). Membro integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde (GEPS) - vinculado ao Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde (PPGPS) - UNISC. Estagiária na condição de estágio não obrigatório no Centro de Atenção Psicossocial - Saúde Mental Adulto (CAPS II) pela Prefeitura Municipal de Venâncio Aires (2020 - 2022). Bolsista em Extensão no Ambulatório Multiprofissional de Atenção à Saúde da População LGBTTQIA+ (AMBITRANS) UNISC (2021/2). Bolsista do Programa UNISC de Iniciação Científica (PUIC) (2022/1 - 2022/2). Integrante do Grupo Interdisciplinar Ampliado de Trabalho e Estudos em Saúde (GIATES) da UNISC (2022 - Atual). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - CNPq (PIBIC - CNPq) (2022 - 2023). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - CNPq (PIBITI - CNPq) (2023 - 2024). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - FAPERGS (PROBIC - FAPERGS) (2024 - Atual). Contato: anabienert23@gmail.com

Betina Franciele Schwinn, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Formação técnica na área da informática pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense campus Venâncio Aires no ano de 2014 e na área da enfermagem pela Escola Técnica Érico Verissimo no ano de 2018. Atuou como Técnica em Enfermagem no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) de Venâncio Aires (2018 - 2021). Graduanda do curso de Medicina pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) desde o ano de 2021. Participante do Grupo Interdisciplinar Ampliado de Trabalho e Estudos em Saúde (GIATES) da Universidade de Santa Cruz do Sul desde o segundo semestre de 2022. Atua como tesoureira no Diretório Acadêmico do curso de Medicina da UNISC. Integrante da Liga de Medicina de Emergência da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Camila Becker, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

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Luci Helen Alvez Freitas, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Acadêmica do curso de graduação em Psicologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) (2019 - Atual). Membro integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde (GEPS) - vinculado ao Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde (PPGPS) - UNISC (2021/2 - Atual). Integrante do Grupo Interdisciplinar Ampliado de Trabalho e Estudos em Saúde (GIATES) da UNISC (2023 - Atual). Bolsista de Iniciação Cientifica PROBIC FAPERGS (2023/2 - 2024/2). Bolsista do Programa UNISC de Iniciação Científica (PUIC) (Abril/2023 - Setembro/2023). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica FAPERGS (BIC PPSUS/FAPERGS) (2021/2 2023/1). Bolsista no Programa de Bolsas de Estudos para Atividades de Ensino - PROBAE Voluntário, na disciplina Técnicas Projetivas (2021/2). Bolsista no Programa de Bolsas de Estudos para Atividades de Ensino - PROBAE Voluntário, na disciplina Avaliação Psicológica e Instrumentos Projetivos (2022/1).

Vitória Gelsdorf Dumke, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) (2020 - Atual). Membro integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde (GEPS) - vinculado ao Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde (PPGPS) - UNISC. Estagiária na condição de estágio não obrigatório no Hospital Ana Nery - UI Pinheiros pelo Hospital Ana Nery de Santa Cruz do Sul (2023-2023). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - CNPq (PIBIC - CNPq) (2022 - 2023). Bolsista do Programa UNISC de Iniciação Científica (PUIC - UNISC) (2023-2023).

Hildegard Hedwig Pohl, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Possui graduação em Educação Física pela Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul (1974), especialização em Biomecânica pela Universidade Federal de Santa Maria (1976), MBA em Gestão da Aprendizagem e Modelos Híbridos de Educação pelo Centro Universitário União das Américas (2020), mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1997) e doutorado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2007). Atualmente é professora da Universidade de Santa Cruz do Sul, também como docente do Curso de Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: estilo de vida, saúde do trabalhador, aptidão física, atividade física e educação em saúde.

Suzane Beatriz Frantz Krug, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia (UFSM), pós-graduação em Administração Hospitalar; em Enfermagem do Trabalho e MBA em Gestão da Aprendizagem e Modelos Híbridos de Educação, Mestrado em Desenvolvimento Regional (UNISC) e Doutorado em Serviço Social (PUC/ RS). Foi coordenadora do curso de graduação em Enfermagem, de cursos de pós-graduação latu sensu, Chefe do Departamento de Enfermagem e Odontologia, Chefe do Departamento de Ciências da Saúde e integrante do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Atualmente é docente adjunta do Departamento de Ciências da Saúde da UNISC de cursos de graduação da saúde e do Corpo Permanente do Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde, consultora ad Hoc do Instituto Nacional de estudos e Pesquisas Educacionais (INEP/MEC), líder do Grupo Interdisciplinar Ampliado de Trabalho e Estudos em Saúde GIATES, líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde (GEPS), desenvolvendo pesquisas com apoio do CNPQ, FAPERGS, CAPES e Ministério da Saúde/OPAS., editora-chefe da Revista Interdisciplinar de Promoção da Saúde e revisora de diversos periódicos científicos. Tem experiência na área de saúde/Enfermagem, com ênfase em Saúde do Trabalhador, saúde coletiva, processo de trabalho em saúde; sistematização da assistência de enfermagem, promoção da saúde, pessoa com deficiência. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2820-019X. Researcher ID: http://www.researcherid.com/rid/L-9755-2018. Scopus Author ID: 7006277372

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Publicado

2024-12-12

Como Citar

Pappen, M., Bienert, A. C., Schwinn, B. F., Becker, C., Alvez Freitas, L. H., Dumke, V. G., … Krug, S. B. F. (2024). Reflexões acerca do processo de coleta de dados de um estudo com comunidades escolares rurais do Rio Grande Do Sul. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 9, e19033. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19033

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos