Reflexões acerca do processo de coleta de dados de um estudo com comunidades escolares rurais do Rio Grande Do Sul
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19033Resumo
Pesquisas na área rural são essenciais para compreender as demandas necessárias da população, além de possibilitar o desenvolvimento de estratégias eficazes conforme as disparidades e características desse meio. O artigo objetiva descrever e refletir acerca de fragilidades e elementos potencializadores no processo de coleta de dados de um estudo com comunidades escolares de zonas rurais do RS. Trata-se de um relato de experiência, originado a partir da coleta de dados para uma pesquisa de doutorado. Os participantes foram alunos, pais, profissionais da educação e saúde, secretário municipal da educação e saúde. A coleta de dados foi a aplicação de questionários e gravação de entrevistas e a análise dos dados foi por meio da análise de conteúdo, além de ter sido aprovada pelo comitê de ética em pesquisa. Como aspectos positivos, destaca-se a receptividades dos municípios, aderência à pesquisa e mobilização da gestão municipal. Como aspectos negativos, considerou-se o difícil acesso de chegar até a zona rural, dificuldade de conciliar horários, troca seguida de secretários municipais e dificuldade de contato nas Coordenadorias Regionais de Saúde. Conclui-se que a pesquisa na comunidade rural é vital para entender as necessidades da população e a cultura regional.
Palavras-chave: área rural, escolas, avaliação da pesquisa em saúde.
Reflections on the data collection process of a study with rural school communities in Rio Grande do Sul
ABSTRACT. Research in rural areas is essential to understand the necessary demands of the population, in addition to enabling the development of effective strategies according to the disparities and characteristics of this environment. The article aims to describe and reflect on weaknesses and potential elements in the data collection process of a study with school communities in rural areas of RS. This is an experience report, originating from data collection for doctoral research. The participants were students, parents, education and health professionals, municipal secretary of education and health. Data collection was the application of questionnaires and recording of interviews and data analysis was through content analysis, in addition to being approved by the research ethics committee. As positive aspects, the receptivity of the municipalities, adherence to research and mobilization of municipal management stand out. As negative aspects, it was considered the difficult access to the rural area, difficulty in reconciling schedules, frequent change of municipal secretaries and difficulty in contacting the Regional Health Coordinators. It is concluded that research in the rural community is vital to understand the needs of the population and regional culture.
Keywords: rural area, schools, health research assessment.
Reflexiones sobre el proceso de recolección de datos de un estudio con comunidades escolares rurales de Rio Grande Do Sul
RESUMEN. La investigación en el medio rural es fundamental para comprender las demandas necesarias de la población, además de permitir el desarrollo de estrategias efectivas acordes a las disparidades y características de este entorno. El artículo tiene como objetivo describir y reflexionar sobre debilidades y elementos potenciales en el proceso de recolección de datos de un estudio con comunidades escolares en áreas rurales de RS. Se trata de un relato de experiencia, proveniente de la recolección de datos para una investigación doctoral. Los participantes fueron estudiantes, padres de familia, profesionales de la educación y la salud, secretaria municipal de educación y salud. La recolección de datos fue la aplicación de cuestionarios y grabación de entrevistas y el análisis de los datos fue mediante análisis de contenido, además de ser aprobados por el comité de ética de la investigación. Como aspectos positivos se destacan la receptividad de los municipios, la adhesión a la investigación y la movilización de la gestión municipal. Como aspectos negativos se consideró el difícil acceso a la zona rural, dificultad para conciliar horarios, cambio frecuente de secretarias municipales y dificultad para contactar a los Coordinadores Regionales de Salud, se concluye que la investigación en la comunidad rural es vital para comprender las necesidades de la población y la cultura regional.
Palabras clave: área rural, escuelas, evaluación de investigación de salud.
Downloads
Referências
Brandão, C. C., & Scherer, M. D. dos A. (2019). Capacidade de governo em Secretarias Municipais de Saúde. Saúde Em Debate, 43(120), 69–83. https://doi.org/10.1590/0103-1104201912005. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-1104201912005
Brasil (2008). Resolução Nº 2, de 28 de abril de 2008. Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 29 de abril de 2008. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11841-rceb002-08-pdf&category_slug=outubro-2012-pdf&Itemid=30192.
Dias, M. S. de A., Oliveira, I. P. de, Silva, L. M. S. da, Vasconcelos, M. I. O., Machado, M. de F. A. S., Forte, F. D. S., & Silva, L. C. C. da. (2018). Política Nacional de Promoção da Saúde: um estudo de avaliabilidade em uma região de saúde no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 23(1), 103–114. https://doi.org/10.1590/1413-81232018231.24682015. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232018231.24682015
Falkenberg, M., Mendes, P., Pedrozo De Moraes, E., & Maria De Souza, E. (2014). Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência e Saúde Coletiva, 19(03). https://doi.org/10.1590/1413-81232014193.01572013. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232014193.01572013
Gonçalves, H., Tomasi, E., Tovo-Rodrigues, L., Bielemann, R. M., Machado, A. K. F., Ruivo, A. C. O., Bortolotto, C. C., … Assunção, M. C. F. (2018). Population-based study in a rural area. Revista de Saúde Pública, 52, 3s. https://doi.org/10.11606/S1518-8787.2018052000270. DOI: https://doi.org/10.11606/S1518-8787.2018052000270
Gonçalves, P. D. S., Ferreira, S. C., & Rossi, T. R. A. (2023). Uma análise do processo de trabalho dos profissionais da saúde e educação no PSE. Saúde Em Debate, 46, 87–102. https://doi.org/10.1590/0103-11042022E306. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-11042022e306
Gondim, S. M. G. (2002). Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Paidéia (Ribeirão Preto), 12(24), 149–161. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2002000300004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2002000300004
Lima, J. O. R., Oliveira, M. D. S., Pagotto, V. (2020). Curso de especialização de saneamento e saúde ambiental: promoção da saúde em comunidades rurais. Goiânia, GO: CEGRAF UFG.
Lourenzi, L., Wizniewsky, C. R. F. (2013). A contribuição da educação do campo na formação de sujeitos sociais no município de Vista Gaúcha-RS. Recuperado de: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/373/2019/06/Ragional_Santa_Maria_2013-1.pdf.
Magalhães, D. L., Matos, R. da S., Souza, A. de O., Neves, R. F., Costa, M. M. B., Rodrigues, A. A., & Souza, C. L. de. (2022). Acesso à saúde e qualidade de vida na zona rural. Research, Society and Development, 11(3), e50411326906. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i3.26906. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i3.26906
Malaman, L. B., L´Abbate, S., Spagnol, C. A., & Dobies, D. V. (2021). Gestão em saúde e as implicações do secretário municipal de saúde no SUS: uma abordagem a partir da análise institucional. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 31(4). https://doi.org/10.1590/S0103-73312021310408. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-73312021310408
Marques, M. T. S., Fonseca, T. L. (2015). Educação no campo: desafios e experiências em classes multisseriadas. (Monografia). Plano Nacional de Formação de Professores. Universidade Federal Rural da Amazônia, Pólo Gurupá, PA.
Oliveira, R. A. D. de, Duarte, C. M. R., Pavão, A. L. B., & Viacava, F. (2019). Barreiras de acesso aos serviços em cinco Regiões de Saúde do Brasil: percepção de gestores e profissionais do Sistema Único de Saúde. Cadernos de Saúde Pública, 35(11). https://doi.org/10.1590/0102-311X00120718. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00120718
Pereira, C. N., & Castro, C. N. de. (2021). TD 2632 - Educação no Meio Rural: diferenciais entre o rural e o urbano. Texto Para Discussão, 1–64. https://doi.org/10.38116/td2632 DOI: https://doi.org/10.38116/td2632
Reis, M. C., & Ramos, L. (2011). Escolaridade dos pais, desempenho no mercado de trabalho e desigualdade de rendimentos. Revista Brasileira de Economia, 65, 177–205. https://doi.org/10.1590/S0034-71402011000200004.
Santos, K. C. A. D. (2020). A educação em saúde como instrumento de intervenção na atenção primária de saúde. (Monografia). Universidade Federal de Alagoas, Alagoas.
Soares, A. N., Silva, T. L. e, Franco, A. A. de A. M., & Maia, T. F. (2020). Cuidado em saúde às populações rurais: perspectivas e práticas de agentes comunitários de saúde. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 30(3). https://doi.org/10.1590/S0103-73312020300332. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-73312020300332
Weigelt, L. D., Mancio, J. G., & Petry, E. L. da S. (2012). Indicadores de saúde na visão dos gestores dos municípios no âmbito da 13o coordenadoria regional de saúde - RS. Barbarói, 36, 191–205. Recuperado de: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-65782012000100012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Morgana Pappen, Ana Carolina Bienert, Betina Franciele Schwinn, Camila Becker, Luci Helen Alvez Freitas, Vitória Gelsdorf Dumke, Hildegard Hedwig Pohl, Suzane Beatriz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).