Notas de diálogo entre os saberes das comunidades tradicionais e a Educação do Campo em Mato Grosso

Autores

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar uma experiência de diálogo entre a Educação do Campo e os saberes sobre ervas medicinais produzidos e compartilhados no interior das comunidades tradicionais, quilombolas e assentamentos localizados no município de Poconé-MT. O aporte metodológico que pavimentou a pesquisa está ancorado na pesquisa participante. Trata-se de um relato de experiência, de natureza descritiva, no qual utilizou-se de dados emergidos a partir de uma atividade de pesquisa realizada por estudantes do ensino médio de uma escola do campo. Os dados coletados evidenciam que os e as jovens do campo reconhecem os mestres e as mestras dos saberes existentes nas suas comunidades, os quais dominam uma gama de fazeres e saberes que, grande parte das vezes, não adentra as salas de aula. Almejamos que esta experiência se some aos demais estudos voltados para a importância da articulação dos saberes da experiência à Educação do Campo, os quais podem apontar para o fortalecimento da identidade e da cultura das comunidades tradicionais e dos povos originários, bem como, o sentimento de pertencimento dos moradores aos seus territórios.

Palavras-chave: saberes tradicionais, comunidades tradicionais, educação do campo, experiência, educação não escolar.

 

Dialogue notes between the knowledge of traditional communities and Rural Education in Mato Grosso

ABSTRACT. This article aims to analyze an experience of dialogue between Rural Education and knowledge about medicinal herbs produced and shared within traditional communities, quilombolas and settlements located in the municipality of Poconé-MT. The methodological contribution that paved the way for the research is anchored in participatory research. This is an experience report, of a descriptive nature, in which data emerged from a research activity carried out by high school students from a rural school. The data collected shows that young people in the countryside recognize the masters of knowledge existing in their communities, who dominate a range of practices and knowledge that, in most cases, do not enter the classroom. We hope that this experience adds to other studies focused on the importance of articulating knowledge from experience to Rural Education, which can point to the strengthening of the identity and culture of traditional communities and indigenous peoples, as well as the feeling of belonging of residents to their territories.

Keywords: traditional knowledge, traditional communities, rural education, experience, non-school education.

 

Notas de diálogo entre los saberes de las comunidades tradicionales y la Educación Rural en Mato Grosso

RESUMEN. Este artículo tiene como objetivo analizar una experiencia de diálogo entre Educación Rural y conocimientos sobre hierbas medicinales producidas y compartidas en comunidades tradicionales, quilombolas y asentamientos ubicados en el municipio de Poconé-MT. El aporte metodológico que abrió el camino a la investigación está anclado en la investigación participativa. Se trata de un relato de experiencia, de carácter descriptivo, en el que surgieron datos de una actividad de investigación realizada por estudiantes de secundaria de una escuela rural. Los datos recopilados muestran que los jóvenes del campo reconocen a los maestros de saberes existentes en sus comunidades, quienes dominan un abanico de prácticas y conocimientos que, en la mayoría de los casos, no ingresan a las aulas. Esperamos que esta experiencia se sume a otros estudios enfocados en la importancia de articular conocimientos desde la experiencia a la Educación Rural, que puedan apuntar al fortalecimiento de la identidad y cultura de las comunidades tradicionales y pueblos indígenas, así como el sentimiento de pertenencia de los residentes a sus territorios.

Palabras clave: conocimientos tradicionales, comunidades tradicionales, educación rural, experiencia, educación no escolar.

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Biografia do Autor

Karla Rodrigues Mota, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) na linha Movimentos Sociais, Política e Educação Popular. Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, com pesquisa financiada pela FAPEG. Possui graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2017) e graduação em Química Industrial pela Universidade Estadual de Goiás (2012). Atualmente é professora da Educação Básica - Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso (SEDUC-MT) atuando na modalidade de Educação do Campo. Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho-educação, cultura do trabalho, saberes tradicionais, educação não-escolar e comunidades tradicionais. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação - GEPTE (UFMT) e membro da Comunidade de Práticas dos Saberes Tradicionais (IdeiaSUS/FIOCRUZ).

Edson Caetano, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Graduado em Ciências Sociais pela PUCCAMP. Professor do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE). E-mail: caetanoedson@hotmail.com 

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Publicado

2024-06-30

Como Citar

Mota, K. R., & Caetano, E. (2024). Notas de diálogo entre os saberes das comunidades tradicionais e a Educação do Campo em Mato Grosso. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 9, e17842. Recuperado de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/article/view/17842

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos