Compreendendo os movimentos sociais do campo e o MST: projeto educativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p524

Palavras-chave:

Educação do Campo, Educação do campo, Emancipação, Paulo Freire, MST

Resumo

O presente artigo é síntese do texto final da dissertação de mestrado resultado da pesquisa realizada na Escola Paulo Freire do Assentamento Antônio Conselheiro situado no município de Barra do Bugres-MT, lócus deste estudo de caso etnográfico. O objetivo desta pesquisa foi compreender e discutir as práticas da educação do e no campo como possibilidade de provocar emancipação de seus sujeitos mediante as práxis educativas por meio do projeto educativo da escola. O enfoque da pesquisa visa fundamentalmente compreender, interpretar e narrar a emancipação como inédito-viável no projeto da educação do campo. Esta pesquisa é de uma abordagem qualitativa de cunho fenomenológico. À luz do pensamento freireano, pude perceber que os assentados, ao orientarem-se pelo entendimento da história assumindo a perspectiva do inédito - viável que se compõe na dialeticidade da Pedagogia no movimento, é que a escola mantém viva o pensamento de Freire nas atividades diárias. Neste aspecto observei que o MST qualifica o pensamento freireano ao contemporaneizar a resistência da luta do oprimido nas muitas marchas que a escola promove. Essa pesquisa enseja contribuição como resistência de luta aos que compartilham por essa temática e aos educadores e educandos da escola Paulo Freire. 

Palavras-chave: Educação do Campo, Emancipação, Paulo Freire, MST.

 

Understanding the social movements countryside and MST: educational project

ABSTRACT. This article is the final text of the summary of the master's degree result of research conducted at the School of Paulo Freire settlement Antonio Conselheiro in the municipality of Barra do Bugres-MT, locus of this study ethnographic case. The aim of this study was to understand and discuss the education and practices in the field as a possibility of causing emancipation of their subjects through educational practice through the school's educational project. The research approach aims to fundamentally understand, interpret and narrate the emancipation as a viable-original in the rural education project. This research is a qualitative approach of phenomenological nature. In the light of Freire's thought, I realized that the settlers to be guided by the understanding of the history assuming the perspective of the novel - which consists viable in the dialectics of Pedagogy in moving the school keeps alive the thought of Freire in daily activities. In this regard I noted that the MST qualifies Freire's thought to contemporary the struggle of the resistance of the oppressed in many gears that the school promotes. This research entails contribution as a resistance struggle to sharing by this theme and the teachers and students of Paulo Freire school.

Keywords: Rural Education, Emancipation, Paulo Freire, MST.

 

Comprensión de los movimientos sociales y campo MST: proyecto educativo

RESUMEN. Este artículo es el texto final del resumen del resultado de la tesis de maestría de investigación llevada a cabo en la Escuela de asentamiento Paulo Freire Antonio Conselheiro en el municipio de Barra do Bugres-MT, locus de este caso etnográfico estudio. El objetivo de este estudio fue comprender y discutir la educación y las prácticas en el campo como una posibilidad de causar la emancipación de sus temas a través de la práctica educativa a través del proyecto educativo de la escuela. El enfoque de investigación tiene como objetivo comprender fundamentalmente, interpretar y narrar la emancipación como inédito-viable en el ámbito de proyecto de educación. Esta investigación es un enfoque cualitativo de naturaleza fenomenológica. A la luz del pensamiento de Freire, me di cuenta de que los colonos sean guiados por el conocimiento de la historia asumiendo la perspectiva de la novela - que consiste viable en la dialéctica de la pedagogía en el movimiento de la escuela mantiene vivo el pensamiento de Freire en las actividades diarias. A este respecto, señaló que el MST califica el pensamiento de Freire a por forma contemporánea la lucha de la resistencia de los oprimidos en muchos engranajes que promueve la escuela. Esta investigación implica contribución como una lucha de resistencia a compartir por este tema y los profesores y estudiantes de la escuela Paulo Freire.

Palabras clave: Educación Rural, Emancipación, Paulo Freire, MST.

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Biografia do Autor

Janaina Santana da Costa, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa de Trabalho e Educação -GEPTE/ UFMT, Grupo coordenado pelo Prof. Dr. Edson Caetano. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso na área de concentração Educação Cultura e Sociedade, na linha de pesquisa Movimentos sociais, Política e Educação Popular. O Mestrado desenvolvido no Assentamento da Reforma Agraria, com a Escola do Campo. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Candido Rondon (2000) . Atualmente é Professora Assitente da Universidade Federal do Tocantins, lotada no Curso de Pedagogia no Campus Universitário de Arraias-TO. Coordenou do Programa Institucuinal de Bolsas de Inciação a Docência -PIBID de 2010 a 2012. Pesquisadora em Pedagogia da Produção Associada, Trabalho e Educação; Educação e Movimentos Sociais

Edson Caetano, Universidade Federal de mato Grosso - UFMT

Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1991), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso; Instituto de Educação, Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação. Atua no curso de Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Faz parte do conselho editorial das seguintes publicações: Polis Revista Latinoamericana, Revista Trabalho Necessário, Revista Brasileira de Educação do Campo e Revista de Educação do Vale do Arinos. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do trabalho e Sociologia da Educação. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (Pesquisador Líder). Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: Produção Associada; Comunidades e Povos Tradicionais; Economia Popular e Solidária; Cultura do Trabalho; Reestruturação Produtiva e Relações Sociais de Gênero.

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Publicado

2016-12-13

Como Citar

Costa, J. S. da, & Caetano, E. (2016). Compreendendo os movimentos sociais do campo e o MST: projeto educativo. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 1(2), 524–549. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p524

Edição

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Artigos / Articles / Artículos