Movimentos sociais e educação do campo: resistência, limites e possibilidades na Escola Família Agrícola - EFA Chico Antonio Bié, Ceará
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18516Resumo
A pesquisa objetiva compreender a relação dos movimentos sociais em sua dimensão de resistência e luta na ação formativa da EFA Chico Antonio Bié. Como questão fundamentadora tem-se: como os movimentos sociais atuam para que a EFA seja efetivada como formadora? Essa questão se baseia na condição de que a escola é comunitária e não recebe nenhuma contribuição do governo, além de que todas as pessoas que atuam no processo formativo são voluntárias. Interligada às outras mediações, não menos importantes, a instituição faz parte da articulação das EFAs do estado do Ceará que fortalece as lutas pela existência das escolas, atuam com pedagogia contextualizada e busca aquisição de políticas públicas. Esses elementos incorrem no desenho em que a formação é veiculada à dimensão problematizadora, tendo em vista que para a escola existir é necessário a inserção de diferentes movimentos sociais pela parceria que se estabelece. A metodologia da pesquisa é qualitativa, com o uso de revisão bibliográfica e análise de documentos. No resultado foi possível verificar que a escola nasce e se desenvolve a partir da inserção dos movimentos sociais, contudo desvelou também a existência de lacunas do papel do Estado frente à existência de uma escola do/no campo.
Palavras-chave: escola, pedagogia contextualizada, educação comunitária.
Social movements and rural education: resistance, limits, and possibilities at the Family Agricultural School - EFA Chico Antonio Bié, Ceará
ABSTRACT. The research aims to understand the relationship of social movements in their dimension of resistance and struggle in the formative action EFA Chico Antonio Bié. The guiding question is: how do social movements act to ensure that EFA is effectively established as an educational institution? This question is based on the condition that the school is community-based and receives no government funding. Additionally, all individuals involved in the formative process are volunteers. Interconnected with other equally important mediations, the institution is part of the network of EFAs in the state of Ceará, strengthening the struggles for the existence of such schools. They operate with a contextualized pedagogy and seek the acquisition of public policies. These elements contribute to the framework in which education is linked to a problematizing dimension, considering that the school's existence requires the involvement of different social movements through established partnerships. The research methodology is qualitative, utilizing literature review and document analysis. The results revealed that the school emerges and develops through the involvement of social movements. However, it also exposed gaps in the role of the State concerning the existence of a school in the/of the countryside.
Keywords: school, contextualized pedagogy, community education
Movimientos sociales y educación rural: resistencia, límites y posibilidades en la Escuela Familiar Agrícola - EFA Chico Antonio Bié, Ceará
RESUMEN. La investigación tiene como objetivo comprender la relación de los movimientos sociales en su dimensión de resistencia y lucha en la acción formativa EFA Chico Antonio Bié. La pregunta orientadora es: ¿cómo actúan los movimientos sociales para asegurar que la EFA se establezca efectivamente como una institución educativa? Esta pregunta se basa en la condición de que la escuela es comunitaria y no recibe financiamiento del gobierno. Las personas involucradas en el proceso formativo son voluntarias. Interconectada con otras mediaciones igualmente importantes, la institución forma parte de la red de EFAs en el estado de Ceará, fortaleciendo las luchas por la existencia de tales escuelas. Operan con una pedagogía contextualizada y buscan la adquisición de políticas públicas. Estos elementos contribuyen al marco en el cual la educación está vinculada a una dimensión problematizadora, considerando que la existencia de la escuela requiere la participación de diferentes movimientos sociales a través de asociaciones establecidas. La metodología es cualitativa, utilizando revisión bibliográfica y análisis de documentos. Los resultados revelaron que la escuela surge y se desarrolla mediante la participación de los movimientos sociales. También expusieron brechas en el papel del Estado en relación con la existencia de una escuela en el/del campo.
Palabras clave: escuela, pedagogía contextualizada, educación comunitaria.
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