Processos formativos do MST à universidade: Sujeitos do Movimento ou Movimento dos Sujeitos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18774

Palavras-chave:

Educação do Campo, MST, Processos Formativos

Resumo

O texto tem como objetivo identificar o lugar ocupado pelos movimentos sociais, em especial do MST, na formação dos discentes e na implantação e manutenção da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Para tanto, realizou-se uma entrevista semiestruturada com 3 discentes e 3 docentes da referida licenciatura. A análise dos dados foi realizada a partir da perspectiva histórico-cultural, com base no materialismo histórico-dialético. Evidenciou-se que a presença dos movimentos sociais fortalece a luta pela existência de cursos de licenciatura em educação do campo e, dessa forma, o ingresso da comunidade camponesa com reais possibilidades de concluir o ensino superior, mas sua presença pode representar diferentes configurações e, por esse motivo, às vezes são excluídos por representarem a crítica a determinadas consolidações contraditórias instituídas em espaços como as universidades.

Palavras-chave: educação do campo, MST, processos formativos.

 

Subjects of the Movement or Movement of Subjects? The MST occupying the university

ABSTRACT. The aim of this article is to identify the place of social movements, especially the MST, in the training of students and in the implementation and maintenance of the Degree in Rural Education at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS). To this end, a semi-structured interview was carried out with 3 students and 3 teachers from this degree program. The data was analyzed from a cultural-historical perspective, based on historical-dialectical materialism. It emerged that the presence of social movements strengthens the struggle for the existence of degree courses in rural education and, in this way, the entry of the rural community with real possibilities of completing higher education, but their presence can represent different configurations and, for this reason, they are sometimes excluded because they represent criticism of certain contradictory consolidations instituted in spaces such as universities.

Keywords: rural education, MST, training processes.

 

¿Sujetos del Movimiento o Movimiento de Sujetos? El MST ocupa la universidad

RESUMEN. El objetivo de este artículo es identificar el lugar que ocupan los movimientos sociales, especialmente el MST, en la formación de los estudiantes y en la implementación y mantenimiento de la Licenciatura en Educación Rural de la Universidad Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Para ello, se realizó una entrevista semiestructurada a 3 estudiantes y 3 profesores de esta licenciatura. Los datos se analizaron desde una perspectiva histórico-cultural, basada en el materialismo histórico-dialéctico. Surgió que la presencia de movimientos sociales fortalece la lucha por la existencia de carreras de grado en la educación rural y, de esta forma, el ingreso de la comunidad rural con posibilidades reales de completar la educación superior, pero su presencia puede representar diferentes configuraciones y, por esta razón, a veces son excluidos por representar críticas a ciertas consolidaciones contradictorias instituidas en espacios como las universidades.

Palabras clave: educación rural, MST, procesos de formación.

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Biografia do Autor

Solange Izabel Balbino, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Graduada em Educação Física - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007), fez Pós Graduação Lato Sensu em Pedagogia Crítica da Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010), Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2018) e Doutorado em Educação Física na Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Pesquisadora de Pós-doutorado em Estudos culturais na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é servidora efetiva da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na área de Cultura, Esporte e Lazer e professora bolsista no Programa Segundo Tempo Universitário. Tem experiência na área de Educação Física e Educação Escolar, em Programas de Esporte Universitário, desenvolvimento e aprendizagem, Organização de eventos esportivos e educacionais e Currículos e programas para a educação superior.

Geizi Kelly Floriano Raposo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009), especialização em Exercício Físico Aplicado à Reabilitação Cardíaca em Grupos Especiais (2011) e Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2021). Atualmente cursa doutorado em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande - MS.

Célia Beatriz Piatti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava, com especialização em Administração Escolar e Orientação Educacional. Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2006) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013). Coordenadora do grupo de estudos e pesquisa em formação de professores (GEPFORP). Professora da UFMS, lotada na Faed (Faculdade de Educação) atuando como docente no curso de Licenciatura em Educação do Campo-LeduCampo, no curso de Pedagogia e no Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é coordenadora da linha de pesquisa - Processos formativos, práticas educativas, diferenças- PPGEdu/UFMS. Participa como pesquisadora da Rede Universitas/Br. É Associada individual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPED). É membro do Comitê Interno de Iniciação Científica da UFMS/PIBIC/PIBIC-AF/CNPq. Tem experiência na área de educação, atuando em ensino, pesquisa e extensão com os seguintes temas: Educação do Campo; Formação de professores e práticas educativas.

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Publicado

2025-02-23

Como Citar

Izabel Balbino, S., Floriano Raposo, G. K., & Piatti, C. B. (2025). Processos formativos do MST à universidade: Sujeitos do Movimento ou Movimento dos Sujeitos?. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 9, e18774. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18774

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Artigos / Articles / Artículos