Subjects of the Movement or Movement of Subjects? The MST occupying the university

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18774

Mots-clés :

Educação do Campo, MST, Processos Formativos

Résumé

The aim of this article is to identify the place of social movements, especially the MST, in the training of students and in the implementation and maintenance of the Degree in Rural Education at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS). To this end, a semi-structured interview was carried out with 3 students and 3 teachers from this degree program. The data was analyzed from a cultural-historical perspective, based on historical-dialectical materialism. It emerged that the presence of social movements strengthens the struggle for the existence of degree courses in rural education and, in this way, the entry of the rural community with real possibilities of completing higher education, but their presence can represent different configurations and, for this reason, they are sometimes excluded because they represent criticism of certain contradictory consolidations instituted in spaces such as universities.

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Bibliographies de l'auteur-e

Solange Izabel Balbino, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Graduada em Educação Física - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007), fez Pós Graduação Lato Sensu em Pedagogia Crítica da Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010), Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2018) e Doutorado em Educação Física na Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Pesquisadora de Pós-doutorado em Estudos culturais na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é servidora efetiva da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na área de Cultura, Esporte e Lazer e professora bolsista no Programa Segundo Tempo Universitário. Tem experiência na área de Educação Física e Educação Escolar, em Programas de Esporte Universitário, desenvolvimento e aprendizagem, Organização de eventos esportivos e educacionais e Currículos e programas para a educação superior.

Geizi Kelly Floriano Raposo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009), especialização em Exercício Físico Aplicado à Reabilitação Cardíaca em Grupos Especiais (2011) e Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2021). Atualmente cursa doutorado em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande - MS.

Célia Beatriz Piatti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava, com especialização em Administração Escolar e Orientação Educacional. Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2006) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013). Coordenadora do grupo de estudos e pesquisa em formação de professores (GEPFORP). Professora da UFMS, lotada na Faed (Faculdade de Educação) atuando como docente no curso de Licenciatura em Educação do Campo-LeduCampo, no curso de Pedagogia e no Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é coordenadora da linha de pesquisa - Processos formativos, práticas educativas, diferenças- PPGEdu/UFMS. Participa como pesquisadora da Rede Universitas/Br. É Associada individual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPED). É membro do Comitê Interno de Iniciação Científica da UFMS/PIBIC/PIBIC-AF/CNPq. Tem experiência na área de educação, atuando em ensino, pesquisa e extensão com os seguintes temas: Educação do Campo; Formação de professores e práticas educativas.

Références

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Publié-e

2025-02-23

Comment citer

Izabel Balbino, S., Floriano Raposo, G. K., & Piatti, C. B. (2025). Subjects of the Movement or Movement of Subjects? The MST occupying the university. Brazilian Journal of Rural Education, 9, e18774. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18774