Conhecimentos contemporâneos na formação inicial docente para atuar em uma perspectiva educacional inclusiva e integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19385

Resumo

A educação inclusiva é um direito assegurado a todos no Brasil, e a formação pela perspectiva de uma Educação Integral busca um desenvolvimento abrangente e multidimensional das pessoas. Assim, a partir da questão de pesquisa: quais conhecimentos da área de educação especial na perspectiva inclusiva são considerados relevantes para a prática docente na contemporaneidade? O presente estudo tem como objetivo discutir conhecimentos contemporâneos na formação inicial docente para atuação em uma perspectiva inclusiva para a Educação Integral, a partir da percepção de estudantes de licenciaturas de uma universidade pública do nordeste brasileiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva que teve como participantes 165 estudantes de licenciaturas como, Pedagogia, Geografia, Química, Matemática, Letras e Bacharelado Interdisciplinar que responderam um questionário online após cursarem componente curricular da área de Educação Especial, ofertado em uma universidade pública do Nordeste. Os resultados evidenciam que os estudantes universitários consideram relevante conhecer, dentre outras temáticas, sobre Plano de Ensino Individualizado (PEI), Adaptação Curricular, Tecnologia Assistiva (TA) e Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Temas que podem embasar a prática docente, contribuindo com o ensino de estudantes do Público-alvo da Educação Especial em uma perspectiva inclusiva para a Educação Integral, atendendo a diversidade presente nas escolas.

Palavras-chave: formação docente, estudante universitário, educação inclusiva, educação integral, diversidade.

 

Contemporaneous knowledge in initial teacher training to perform in an Inclusive Educational perspective

ABSTRACT. Inclusive education is a right guaranteed to all in Brazil, and teacher training from the perspective of integral education seeks the comprehensive and multidimensional development of people. So, based on the research question: what knowledge in the area of special education from an inclusive perspective is considered relevant to contemporary teaching practice? This study aims to discuss contemporary knowledge in initial teacher training to work from an inclusive perspective for integral education, from the perspective of undergraduate students at a public university in northeastern Brazil. This is a descriptive qualitative study involving 165 students from undergraduate programs such as Pedagogy, Geography, Chemistry, Mathematics, Languages and Interdisciplinary Bachelor's degrees who answered an online questionnaire after completing a curricular component in the area of Special Education, offered at a public university in the Northeast. The results highlight that university students consider it relevant to know, among other topics, about the Individualized Education Plan, Curricular Adaptation, Assistive Technology (AT) and Universal Design for Learning (UDL). Themes that can be used as a basis for teaching practice, contributing to the teaching of Special Education students from an inclusive perspective for integral education, responding to the diversity present in schools.

Keywords: teacher training, university students, inclusive education, integral education, diversity.

 

Conocimientos contemporáneos en la formación inicial docente para trabajar en una perspectiva educativa inclusiva e integral

RESUMEN. La educación inclusiva es un derecho garantizado a todos en Brasil, y su formación, desde la perspectiva de la educación integral, busca el desarrollo integral y multidimensional de las personas. Así, a partir de la pregunta de investigación ¿qué conocimientos en el área de la educación especial desde una perspectiva inclusiva se consideran relevantes para la práctica docente en la época contemporánea?,  el presente estudio tiene como objetivo discutir los conocimientos contemporáneos en la formación inicial de docentes para trabajar en una perspectiva inclusiva para la educación integral a partir de la percepción de estudiantes de graduación de una universidad pública del noreste de Brasil. Se trata de una investigación cualitativa descriptiva que tuvo como participantes a 165 estudiantes de carreras como Pedagogía, Geografía, Química, Matemática, Literatura y Graduación Interdisciplinaria, quienes respondieron un cuestionario online luego de cursar el componente curricular del área de Educación Especial, ofrecida en una universidad pública del Noreste. Los resultados muestran que los estudiantes universitarios consideran relevante conocer, entre otros temas, sobre el Plan Educativo Individualizado (PEI), Adaptación Curricular, Tecnología Asistiva (TA) y Diseño Universal para el Aprendizaje (UDA). Temas que puedan apoyar la práctica docente, contribuyendo a la enseñanza de los estudiantes del Público de Educación Especial en una perspectiva inclusiva para la educación integral, teniendo en cuenta la diversidad presente en las escuelas.

Palabras clave: formación docente, estudiante universitario, educación inclusiva, educación integral, diversidad.

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Biografia do Autor

Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de Queiroz, Universidade Federal da Bahia – UFBA

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia- UFBA, Departamento de Educação I, área de Educação Especial e Tecnologia Assistiva e credenciada aos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/UFBA) e em Ciências da Reabilitação (PPGReab/UFBA) do Instituto multidisciplinar de Reabilitação e Saúde da Universidade Federal da Bahia. Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo - USP (2020). Mestrado em Educação pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Marília (2015). Programa de Pós-Graduação em Educação. Área: Ensino na Educação Brasileira, Linha de pesquisa: Educação Especial. Especialista em Educação Especial em uma abordagem inclusiva (2010) pela Universidade Federal do Amazonas- UFAM e Mídias na Educação (2010) pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Psicóloga pela Universidade de Guarulhos (1996). Graduada em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (1997). Atua na formação de professores e assessoramento pedagógico. Tem experiência na área de Pedagogia, Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Educação Especial e Inclusiva, Acessibilidade, Tecnologia Assistiva e Desenho Universal para a aprendizagem na Educação Básica e Superior.

Regiane da Silva Barbosa, Universidade Federal da Bahia – UFBA

Graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre e Doutora em Educação Especial pelo Programa de Pós Graduação em Educação Especial (PPGEES) pela UFSCar. Pesquisadora na área de Educação e Educação Especial, com trabalhos e cursos ministrados na área de ensino e aprendizagem de leitura, escrita e aritmética. Atua como Professora Adjunta na FACED da UFBA. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) - UFBA.

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Publicado

2024-12-11

Como Citar

Matrigani Mercado Gutierres de Queiroz, F., & da Silva Barbosa, R. (2024). Conhecimentos contemporâneos na formação inicial docente para atuar em uma perspectiva educacional inclusiva e integral. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 9, e19385. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19385

Edição

Seção

Dossiê: Desafios e perspectivas da formação docente para o desenvolvimento de uma Educação Integral e inclusiva na contemporaneidade