Educação do Campo na Amazônia: novos olhares e antigas questões do projeto político pedagógico

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Resumo

As escolas do campo, no estado do Pará, possuem uma proposta educacional que busca ofertar educação de qualidade, considerando as especificidades da realidade do campo. Para tanto, o Projeto Político Pedagógico (PPP) é fundamental para definir diversos elementos do processo educativo. Entretanto, algumas unidades de ensino consideram o documento como mera exigência legal. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi analisar o PPP de uma escola municipal, localizada no entorno de uma unidade de conservação na Amazônia brasileira, em São Caetano de Odivelas, buscando compreender as estratégias propostas para articular o desenvolvimento do ensino, no contexto da realidade local. A pesquisa adotou o método qualitativo, com aporte bibliográfico e documental e foi realizada no período de outubro de 2022 a março de 2023. Dentre os resultados, destaca-se que o PPP apresenta limitações e não constitui um documento apropriado de orientação das ações e práticas escolares. Dentre as limitações está a ausência das peculiaridades relacionadas ao modo de vida, trabalho, território e territorialidade dos povos e populações da Reserva Extrativista Marinha Mocapajuba.

Palavra-Chave: populações tradicionais, unidade de conservação, educação do campo. 

 

Rural education in the Amazon: new perspectives and old questions of the political pedagogical project

ABSTRACT. The rural schools, in the state of Para, have an educational proposal that seeks to offer quality education, considering the specificities of the rural reality. To this end, the Political Pedagogical Project (PPP) is essential to define several elements of the educational process. However, some teaching units consider the document to be a mere legal requirement. In this context, the objective of this study was to analyze the PPP of a municipal school, located in the surroundings of a conservation unit in the Brazilian Amazon, in Sao Caetano de Odivelas, seeking to understand the strategies proposed to articulate the development of teaching, in the context of the local reality. The research adopted the qualitative method, with bibliographical and documental support and was carried out in the period from October 2022 to March 2023. Among the results, it is noteworthy that the PPP has limitations and is not an appropriate document to guide the actions and school practices. Among the limitations is the absence of the peculiarities related to the way of life, work, territory and territoriality of the people and populations of the Mocapajuba Marine Extractive Reserve.

Keywords: traditional populations, conservation unit, rural education.

 

Educación Rural en la Amazonía: nuevas perspectivas y viejos interrogantes del proyecto político pedagógico

RESUMEN. Las escuelas rurales, en el estado de Pará, tiene una propuesta educativa que busca ofrecer educación de calidad, considerando las especificidades de la realidad del campo. Por lo tanto, el Proyecto Político Pedagógico (PPP) es esencial para definir diversos elementos del proceso educativo. Sin embargo, algunas unidades de enseñanza consideran el documento como un mero requisito legal. En este contexto, el objetivo de este estudio fue analizar el PPP de una escuela municipal, ubicada en el entorno de una unidad de conservación de la Amazonia brasileña, en São Caetano de Odivelas, buscando comprender las estrategias propuestas para articular el desarrollo de la educación en el contexto de la realidad local. La investigación adoptó el método cualitativo, con apoyo bibliográfico y documental y fue realizada en el período de 3octubre de 2022 a marzo de 2023. Entre los resultados, se destaca que el PPP tiene limitaciones y no es un documento adecuado para orientar las acciones y prácticas escolares. Entre las limitaciones está la ausencia de peculiaridades relacionadas con el modo de vida, trabajo, territorio y territorialidad de los pueblos y poblaciones de la Reserva Extractiva Marina de Mocapajuba.

Palabras clave: poblaciones tradicionales, unidad de conservación, educación rural.

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Biografia do Autor

Talita Aranha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA

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Regiara Croelhas Modesto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA

Engenheira Agrônoma graduada em 2002 na Universidade Federal Rural da Amazônia e Mestre em Agronomia, área de concentração Biologia Vegetal Tropical, em 2005 pela mesma instituição. Especialista em Gestão, Consultoria, Auditoria e Perícia Ambiental titulada pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (2011). Doutora em Agronomia (Produção Vegetal) na Unesp-Jaboticabal, tendo defendido a Tese "A influência da luz na partição de fotoassimilados em Canavalia ensiformis (L.) DC". Têm experiência nas áreas de Agronomia, em especial, as relacionadas aos temas: Extensão Rural, Desenvolvimento Rural, Políticas Públicas e Fisiologia Vegetal. Atualmente, é Conselheira Titular do Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista Marinha Cuinarana.

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Publicado

2024-06-30

Como Citar

Aranha, T., & Modesto, R. C. (2024). Educação do Campo na Amazônia: novos olhares e antigas questões do projeto político pedagógico. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 9, e16450. Recuperado de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/article/view/16450

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Artigos / Articles / Artículos