Educação do Campo na Amazônia: novos olhares e antigas questões do projeto político pedagógico
Resumo
As escolas do campo, no estado do Pará, possuem uma proposta educacional que busca ofertar educação de qualidade, considerando as especificidades da realidade do campo. Para tanto, o Projeto Político Pedagógico (PPP) é fundamental para definir diversos elementos do processo educativo. Entretanto, algumas unidades de ensino consideram o documento como mera exigência legal. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi analisar o PPP de uma escola municipal, localizada no entorno de uma unidade de conservação na Amazônia brasileira, em São Caetano de Odivelas, buscando compreender as estratégias propostas para articular o desenvolvimento do ensino, no contexto da realidade local. A pesquisa adotou o método qualitativo, com aporte bibliográfico e documental e foi realizada no período de outubro de 2022 a março de 2023. Dentre os resultados, destaca-se que o PPP apresenta limitações e não constitui um documento apropriado de orientação das ações e práticas escolares. Dentre as limitações está a ausência das peculiaridades relacionadas ao modo de vida, trabalho, território e territorialidade dos povos e populações da Reserva Extrativista Marinha Mocapajuba.
Palavra-Chave: populações tradicionais, unidade de conservação, educação do campo.
Rural education in the Amazon: new perspectives and old questions of the political pedagogical project
ABSTRACT. The rural schools, in the state of Para, have an educational proposal that seeks to offer quality education, considering the specificities of the rural reality. To this end, the Political Pedagogical Project (PPP) is essential to define several elements of the educational process. However, some teaching units consider the document to be a mere legal requirement. In this context, the objective of this study was to analyze the PPP of a municipal school, located in the surroundings of a conservation unit in the Brazilian Amazon, in Sao Caetano de Odivelas, seeking to understand the strategies proposed to articulate the development of teaching, in the context of the local reality. The research adopted the qualitative method, with bibliographical and documental support and was carried out in the period from October 2022 to March 2023. Among the results, it is noteworthy that the PPP has limitations and is not an appropriate document to guide the actions and school practices. Among the limitations is the absence of the peculiarities related to the way of life, work, territory and territoriality of the people and populations of the Mocapajuba Marine Extractive Reserve.
Keywords: traditional populations, conservation unit, rural education.
Educación Rural en la Amazonía: nuevas perspectivas y viejos interrogantes del proyecto político pedagógico
RESUMEN. Las escuelas rurales, en el estado de Pará, tiene una propuesta educativa que busca ofrecer educación de calidad, considerando las especificidades de la realidad del campo. Por lo tanto, el Proyecto Político Pedagógico (PPP) es esencial para definir diversos elementos del proceso educativo. Sin embargo, algunas unidades de enseñanza consideran el documento como un mero requisito legal. En este contexto, el objetivo de este estudio fue analizar el PPP de una escuela municipal, ubicada en el entorno de una unidad de conservación de la Amazonia brasileña, en São Caetano de Odivelas, buscando comprender las estrategias propuestas para articular el desarrollo de la educación en el contexto de la realidad local. La investigación adoptó el método cualitativo, con apoyo bibliográfico y documental y fue realizada en el período de 3octubre de 2022 a marzo de 2023. Entre los resultados, se destaca que el PPP tiene limitaciones y no es un documento adecuado para orientar las acciones y prácticas escolares. Entre las limitaciones está la ausencia de peculiaridades relacionadas con el modo de vida, trabajo, territorio y territorialidad de los pueblos y poblaciones de la Reserva Extractiva Marina de Mocapajuba.
Palabras clave: poblaciones tradicionales, unidad de conservación, educación rural.
Downloads
Referências
Constituição da República Federativa do Brasil. (1988, 5 de outubro). Recuperado de: http://www.senado.gov.br/sf/legislacao/const/
Canivez, P. (1998). Educar o cidadão. Campinas: Papirus.
Cardoso, L. M., & Gomes, C. V. A (2021). Reserva Extrativista Marinha Mocapajuba: a trajetória de luta em direção aos manguezais amazônicos de São Caetano de Odivelas/PA. International Journal of Development Research, 11(4), 45820- 45825. https://doi.org/10.37118/ijdr.21539.04.2021
Cardoso, I. S & Silva, F.N.L. (2022). Análise do uso da pesca e ostreicultura no manguezal como ferramenta de educação ambiental nas escolas do campo de São Caetano de Odivelas (Pará). Revista Brasileira de Meio Ambiente, 10(3), 187-199. https://zenodo.org/records/7518876
Decreto Federal s/n de 10 de outubro de 2014. (2014, 13 de outubro). Cria a Reserva Extrativista Marinha Mocapajuba, localizada no Município de São Caetano de Odivelas, Estado do Pará. Recuperado de: https://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/Dsn/Dsn14009.htm
Decreto n.º 6.040 de 7 de fevereiro de 2007. (2007, 8 de fevereiro). Institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. Recuperado de: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6040.htm
Fonseca, F. V., & Cavalcante, L. O. H. (2020). O projeto político pedagógico e as escolas quilombolas – reflexões em torno do processo de pesquisa ação local. In Anais da XXV Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (pp. 1-7). Salvador, BA.
Freire, P. (1996). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.
Gadoti, M. (1994). Pressupostos do projeto pedagógico. Anais da Conferência nacional da Educação para Todos. Brasília: MEC. Recuperado de: https://repositorio.usp.br/directbitstream/60b90f87-e2ec-44d3-8c2a-2d5555706aaa/Pressupostos%20do%20projeto%20p
Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas.
Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996, 23 de dezembro). Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, seção 1.
Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. (2014, 26 de junho). Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, seção 1, edição extra.
Vasconcelos, C. S. (2000). Planejamento: Projeto de ensino e aprendizagem e projeto político-pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. São Paulo: Libertad.
Vasconcellos, C. S. (2002). Coordenação do Trabalho Pedagógico: do trabalho político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo, SP: Libertard.
Veiga, I. P. (2001). Projeto político-pedagógico da escola. Uma construção possível. São Paulo: Papirus.
Veiga, I. P. (2004). Projeto Político-Pedagógico: Educação Superior. Campinas, SP; Papirus.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Talita Aranha, Regiara Croelhas Modesto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).