Estudo da física térmica a partir da construção de uma chocadeira elétrica: aprendizagem baseada em projetos

Autores

  • Adenauro Martini Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR ,Universidade Tecnológica Federal do Paraná image/svg+xml
  • Elizandra Sehn Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR ,Universidade Tecnológica Federal do Paraná image/svg+xml

Resumo

O ensino de Física visa contribuir para o processo formativo dos estudantes, possibilitando a resolução de problemas e desafios no dia a dia. No contexto dos colégios do campo, a abordagem de situações concretas e contextualizadas auxilia no processo de aprendizagem científica do aluno. O presente trabalho apresenta um relato de experiência que busca discutir o potencial da resolução de problemas e a investigação no Ensino de Física, utilizando-se da metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos. A experiência foi desenvolvida com uma turma de 2ª série do Ensino Médio de um colégio do campo. Os dados foram analisados de forma qualitativa, comparando os avanços obtidos pelos estudantes no pré e pós testes aplicados à turma. Os resultados obtidos mostraram que a abordagem da metodologia ativa aliada ao contexto dos estudantes favorece a apropriação dos conteúdos, potencializa a aprendizagem significativa dos fenômenos físicos e torna as aulas mais dinâmicas.

Palavras-chave: ensino de física, educação do campo, resolução de problemas, aprendizagem significativa.

 

Study of thermal physics from the construction of an electric brooder: Project Based Learning

ABSTRACT. The teaching of Physics aims to contribute to the formative process of students, enabling the resolution of problems and challenges in daily life. In the context of country school, the approach of concrete and contextualized situations assists in the student's scientific learning process. This paper presents an experience report that seeks to discuss the potential of problem-solving and inquiry in Physics Education, using the methodology of Project Based Learning. The experience was developed with a 2nd grade class of High School in a country school. The data were analyzed qualitatively, comparing the progress achieved by students in pre and post-tests applied to the class. The results obtained showed that the approach of active methodology combined with the students' context favors the appropriation of content, enhances the meaningful learning of physical phenomena and makes the classes more dynamic.

Keywords: teaching of physics, rural education, problem solving, meaningful learning.

 

Estudio de física térmica a partir de la construcción de una incubadora eléctrica: aprendizaje basado en proyectos

RESUMEN. La enseñanza de Física tiene como objetivo contribuir al proceso formativo de los estudiantes, permitiendo la resolución de problemas y desafíos en la vida cotidiana. En el contexto de las escuelas de campo, el enfoque de situaciones concretas y contextualizadas ayuda en el proceso de aprendizaje científico del alumno. Este trabajo presenta un informe de experiencia que busca discutir el potencial de la resolución de problemas y la investigación en la enseñanza de Física, utilizando la metodología del Aprendizaje Basado en Proyectos. La experiencia se desarrolló con una clase de 2º grado de secundaria en una escuela de campo. Los datos fueron analizados de manera cualitativa, comparando los avances logrados por los estudiantes en pruebas previas y posteriores aplicadas a la clase. Los resultados obtenidos mostraron que el enfoque de la metodología activa combinada con el contexto de los estudiantes favorece la apropiación del contenido, mejora el aprendizaje significativo de los fenómenos físicos y hace que las clases sean más dinámicas.

Palabras clave: enseñanza de física, educación rural, resolución de problemas, aprendizaje significativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adenauro Martini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR ,Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutorando em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Unioeste de Cascavel/PR. Mestre no Ensino de Física - UTFPR de Medianeira/PR(2021). Especialista em Educação Especial Inclusiva - SÃO BRAZ (2015). Especialista em Ensino de Física - FACIPAL (2002) Graduado em Física com Habilitação em Matemática - FACIPAL (2001). Professor de Física Efetivo QPM - Seed - Secretaria Estadual da Educação do Paraná. Atualmente exerce suas funções docentes no CEEP/PR e Colégio Estadual Prof Francisco Lima da Silva no NRE de Cascavel/PR. É membro do FOPECIM - Grupo de Pesquisa e Estudos de Formação de Professores de Ciências e Matemática da UNIOESTE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em docência de Matemática no Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Finais e Ensino de Física no EM, com interesse em Tecnologias Digitais, Ensino e Aprendizagem de Ciências, Física e Matemática, Aprendizagem Significativa, Metodologias Ativas e Educação do Campo. Atuou como professor do Ensino Fundamental e Médio, Formação de Docentes, Coordenador Pedagógico, Gestor Escolar, Tutor de Curso Superior Ead e Técnico Pedagógico no NRE.

Elizandra Sehn, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR ,Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2003), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Atualmente é professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada. Atua como professora permanente no Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física, polo Medianeira.

Referências

Ausubel, D. P., Novak, J. D., & Hanesian, H. (1980) Psicologia educacional. Tradução Eva Nick. Rio de Janeiro: Interamericana.

Ausubel, D. P. (1982). A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes.

Bender, W. N. (2014). Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso.

Bonadiman, H. (1997). A simplicidade no laboratório de Física. Espaços da Escola, 24, 19-24.

Blog. Lyceum, Redação. (2019). Aprendizagem Baseada em Projetos: tudo o que você precisa saber. Blog Lyceum, 06 de agosto de 2018, atualizado em 13 de setembro de 2018. Recuperado de: https://blog.lyceum.com.br/aprendizagem-baseada-em-projetos. Acesso em 01/12/2019.

Brasil. (2017). Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio. Brasília.

Galante, C. E. S. (2013). O uso de mapas conceituais e de mapas mentais como ferramentas pedagógicas no contexto educacional do ensino superior. Revista Processus de Estudos de Gestão, Jurídicos e Financeiros, s./p.

Kato, D. S., & Kawasaki, C. S. (2011). As concepções de contextualização do ensino em documentos curriculares oficiais e de professores de Ciências. Ciência & Educação, 17(1), 35-50.

Lange, G., Puls, I., & Wafadar, F.(2011). Melhoria da incubação de ovos e criação de pintos. Wageningen: ISBN Agromisa ISBN CTA.

Mora, L. A. (2008). Processos de Incubação Artificial de ovos: Desenvolvimento de sistemas de medição de temperatura e massa. Dissertação Faculdade de Engenharia Agrícola - UEC, Campinas/SP.

Moran, J. M. (1999). Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. Curitiba: CRV: Moreira, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU.

Moran, J. (2017). Mudanças necessárias na educação, hoje. In Moran, J. (Org;). Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica (s./p.). Campinas: Papirus.

Moreira, M. A. (1982). Aprendizagem Significativa – a teoria de David Ausubel. São Paulo: Editora Moraes.

Moreira, M. A. (2017). Aprendizagem significativa. Brasília: Ed. da UnB. In Sá, C. O. [et al]. Manejo de ovos férteis de galinha caipira para a incubação artificial no estado de Sergipe (s./p.). Embrapa. Aracajú: ISSN.

Vivan, P. M. (2019). Fatores Físicos que influenciam no desenvolvimento embrionário durante o processo de incubação (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2024-09-27

Como Citar

Martini, A., & Sehn, E. (2024). Estudo da física térmica a partir da construção de uma chocadeira elétrica: aprendizagem baseada em projetos. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 9, e16745. Recuperado de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/article/view/16745

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos