Study of thermal physics from the construction of an electric brooder: Project Based Learning

Auteurs-es

  • Adenauro Martini Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR image/svg+xml
  • Elizandra Sehn Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR image/svg+xml

Résumé

ABSTRACT. The teaching of Physics aims to contribute to the formative process of students, enabling the resolution of problems and challenges in daily life. In the context of country school, the approach of concrete and contextualized situations assists in the student's scientific learning process. This paper presents an experience report that seeks to discuss the potential of problem-solving and inquiry in Physics Education, using the methodology of Project Based Learning. The experience was developed with a 2nd grade class of High School in a country school. The data were analyzed qualitatively, comparing the progress achieved by students in pre and post-tests applied to the class. The results obtained showed that the approach of active methodology combined with the students' context favors the appropriation of content, enhances the meaningful learning of physical phenomena and makes the classes more dynamic.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Adenauro Martini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutorando em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Unioeste de Cascavel/PR. Mestre no Ensino de Física - UTFPR de Medianeira/PR(2021). Especialista em Educação Especial Inclusiva - SÃO BRAZ (2015). Especialista em Ensino de Física - FACIPAL (2002) Graduado em Física com Habilitação em Matemática - FACIPAL (2001). Professor de Física Efetivo QPM - Seed - Secretaria Estadual da Educação do Paraná. Atualmente exerce suas funções docentes no CEEP/PR e Colégio Estadual Prof Francisco Lima da Silva no NRE de Cascavel/PR. É membro do FOPECIM - Grupo de Pesquisa e Estudos de Formação de Professores de Ciências e Matemática da UNIOESTE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em docência de Matemática no Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Finais e Ensino de Física no EM, com interesse em Tecnologias Digitais, Ensino e Aprendizagem de Ciências, Física e Matemática, Aprendizagem Significativa, Metodologias Ativas e Educação do Campo. Atuou como professor do Ensino Fundamental e Médio, Formação de Docentes, Coordenador Pedagógico, Gestor Escolar, Tutor de Curso Superior Ead e Técnico Pedagógico no NRE.

Elizandra Sehn, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2003), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Atualmente é professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada. Atua como professora permanente no Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física, polo Medianeira.

Références

Ausubel, D. P., Novak, J. D., & Hanesian, H. (1980) Psicologia educacional. Tradução Eva Nick. Rio de Janeiro: Interamericana.

Ausubel, D. P. (1982). A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes.

Bender, W. N. (2014). Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso.

Bonadiman, H. (1997). A simplicidade no laboratório de Física. Espaços da Escola, 24, 19-24.

Blog. Lyceum, Redação. (2019). Aprendizagem Baseada em Projetos: tudo o que você precisa saber. Blog Lyceum, 06 de agosto de 2018, atualizado em 13 de setembro de 2018. Recuperado de: https://blog.lyceum.com.br/aprendizagem-baseada-em-projetos. Acesso em 01/12/2019.

Brasil. (2017). Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio. Brasília.

Galante, C. E. S. (2013). O uso de mapas conceituais e de mapas mentais como ferramentas pedagógicas no contexto educacional do ensino superior. Revista Processus de Estudos de Gestão, Jurídicos e Financeiros, s./p.

Kato, D. S., & Kawasaki, C. S. (2011). As concepções de contextualização do ensino em documentos curriculares oficiais e de professores de Ciências. Ciência & Educação, 17(1), 35-50.

Lange, G., Puls, I., & Wafadar, F.(2011). Melhoria da incubação de ovos e criação de pintos. Wageningen: ISBN Agromisa ISBN CTA.

Mora, L. A. (2008). Processos de Incubação Artificial de ovos: Desenvolvimento de sistemas de medição de temperatura e massa. Dissertação Faculdade de Engenharia Agrícola - UEC, Campinas/SP.

Moran, J. M. (1999). Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. Curitiba: CRV: Moreira, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU.

Moran, J. (2017). Mudanças necessárias na educação, hoje. In Moran, J. (Org;). Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica (s./p.). Campinas: Papirus.

Moreira, M. A. (1982). Aprendizagem Significativa – a teoria de David Ausubel. São Paulo: Editora Moraes.

Moreira, M. A. (2017). Aprendizagem significativa. Brasília: Ed. da UnB. In Sá, C. O. [et al]. Manejo de ovos férteis de galinha caipira para a incubação artificial no estado de Sergipe (s./p.). Embrapa. Aracajú: ISSN.

Vivan, P. M. (2019). Fatores Físicos que influenciam no desenvolvimento embrionário durante o processo de incubação (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.

Téléchargements

Publié-e

2024-09-27

Comment citer

Martini, A., & Sehn, E. (2024). Study of thermal physics from the construction of an electric brooder: Project Based Learning. Brazilian Journal of Rural Education, 9, e16745. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/article/view/16745