Prática pedagógica a partir das dimensões do trabalho e identidade cultural nas escolas das comunidades da Amazônia Tocantina

Autores

  • Hellen do Socorro de Araujo Silva Universidade Federal do Pará - UFPA https://orcid.org/0000-0002-5443-2373
  • Benedito Junior dos Prazeres Silva Universidade Federal do Pará - UFPA

Resumo

Trata-se de um estudo realizado na Amazônia Tocantina, com objetivo de analisar a prática pedagógica dos professores(as)/egressos(as) da Licenciatura em Educação do campo do Campo - LEDOC, em diálogo com a vida dos sujeitos nas comunidades a partir das dimensões do trabalho e identidade cultural. Ancorou-se na abordagem qualitativa, tendo como procedimentos metodológicos a realização da pesquisa de campo com auxílio da observação participante e da entrevista semiestruturada. Os resultados revelaram que os egressos da LEDOC, ao atuarem nas escolas do campo, das águas e das florestas tem procurado dialogar com os aspectos do território, trabalho e identidade dos sujeitos, apesar das dificuldades enfrentadas para sua inserção socioprofissional.

Palavras-chave: licenciatura em educação do campo, prática pedagógica, identidade, trabalho.

 

Pedagogical practice based on the dimensions of work and cultural identity in schools in the communities of the Tocantina Amazon                           

ABSTRACT. This is a study carried out in the Tocantina Amazon, with the aim of analyzing the pedagogical practice of teachers/graduates of the Degree in Field Education in the Countryside - LEDOC, in dialogue with the lives of the subjects in the communities, based on the dimensions of work and cultural identity. It was based on a qualitative approach, and its methodological procedures included field research using participant observation and semi-structured interviews. The results revealed that LEDOC graduates, when working in schools in the countryside, waters and forests, have sought to dialog with aspects of the territory, work and identity of the subjects, despite the difficulties faced in their socio-professional insertion.

Keywords: degree in rural education, pedagogical practice, identity, work.

 

Práctica pedagógica basada en las dimensiones del trabajo y la identidad cultural en las escuelas de las comunidades de la Amazonía Tocantina

RESUMEN. Se trata de un estudio realizado en la Amazonia Tocantina, con el objetivo de analizar la práctica pedagógica de los profesores/graduados de la Licenciatura en Educación de Campo en el Campo - LEDOC, en diálogo con la vida de los sujetos en las comunidades, a partir de las dimensiones del trabajo y de la identidad cultural. Se basó en un abordaje cualitativo, y sus procedimientos metodológicos incluyeron la investigación de campo mediante observación participante y entrevistas semiestructuradas. Los resultados revelaron que los egresados de la LEDOC, al trabajar en escuelas rurales, de agua y forestales, han buscado dialogar con aspectos del territorio, del trabajo y de la identidad de los sujetos, a pesar de las dificultades enfrentadas en su inserción socioprofesional.

Palabras clave: licenciatura en educación rural, práctica pedagógica, identidad, trabajo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hellen do Socorro de Araujo Silva, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA) na linha de Pesquisa Educação, Cultura e Sociedade. Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) na Linha de Formação de Professores. Professora Adjunta III da Universidade Federal do Pará, da Faculdade de Educação do Campo, Campus Universitário do Tocantins-Cametá. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura, na Linha Políticas e Sociedades no Campus Universitário do Tocantins em Cametá. É vice-lider do Grupo de Estudos em Educação do Campo, Agroecologia e Economia Solidária (GESOL) e do Grupo de Estudos e pesquisas em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Integra o Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC). É pesquisadora da Rede Universitas-Br e desenvolve pesquisa, ensino e extensão sobre Educação do Campo, Políticas Educacionais, Formação de professores, Práticas Educativas, Movimentos Sociais, Educação Superior do Campo, Estágio Supervisionado e Didática.

Benedito Junior dos Prazeres Silva, Universidade Federal do Pará - UFPA

É mestre em Educação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura da UFPA, Campus do Tocantins Cametá. Atualmente é professor na EEEFM Jeronimo Milhomen Tavares, possui especializações em Metodologia do Ensino de Química (Uninter/2020), Gestão, Supervisão e Orientação Escolar (Uninter/2019) e em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio com Enfase em Biologia (Faculdade de Tapajós/2016), é graduado em Licenciatura em Educação do Campo (UFPA/2019), Pedagogia (Uninter/2017) e Licenciatura em Ciências Naturais (UFPA/2014).

Referências

Ângelo, A. A., & Kruppa, S. M. P. (2021). Egressas da Licenciatura em Educação do Campo: caminhos na mudança da forma escolar. Revista Brasileira de Educação do Campo, 6, e12756. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12756

Bogdan, R. C., & Biklen, S. K. (1994). Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora

Candau, V. M. (2008) Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In Moreira, F., & Candau, V. M. (org.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas (pp. 13-37). Petrópolis: Vozes

Carneiro, M. R. S. (2022). A Identidade Cultural e Saberes dos Estudantes nos Componentes Curriculares das Escolas Multisseriadas em Presidente Figueiredo-AM. ID on line Revista de Psicologia, 16(61), 256-281. https://doi.org/10.14295/idonline.v16i61.3525

Carvalho, M. D. C., & Netto, J. P. (1994). Cotidiano: conhecimento e crítica. São Paulo, SP: Cortez

Diegues, A. C. (2016). O mito moderno da natureza intocada. São Paulo, SP: Hucitec

Franco, M. A. do R. S. (2016). Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 97(247), 534-551. https://doi.org/10.1590/S2176-6681/288236353

Franco, M. A. S. (2012). Pedagogia e prática docente. São Paulo, SP: Cortez

Franco, M. A. S. (2015). Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Educ. Pesqui., 41(3), 601-614. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201507140384

Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra

Freitas, A. B. (2020). Fortalecimento da identidade do aluno do campo: diálogo entre práticas pedagógicas e elementos culturais dos alunos campestres. Minerva: Magazine of Science, 8(2), 1-8.

Freitas, M. F. Q. (2007). Educação de jovens e adultos, educação popular e processos de conscientização: intersecções na vida cotidiana. Curitiba. UFPR

Gadotti, M. (2007). A Escola e o Professor: Paulo Freire e a paixão de ensinar. São Paulo, SP: Publisher

Janata, N. E., Corrêa, A. J., & Stefanes, K. T. (2021). Desafios da inserção dos egressos e egressas da Licenciatura em Educação do Campo no trabalho docente. Revista Brasileira de Educação do Campo, 6, e12969. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e12969

Lourenço, C. A, Costa, I. S., & Sousa, A. R. C. (2018). Prática docente e identidade cultural ribeirinha: do menosprezo à valorização das diferenças. In Anais V CONEDU. Campina Grande: Realize Editora

Ludke, M., & André, Μ. E. D. A. (1986). Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo, SP. EPU

Moraes, R., & Galiazzi, M. C. (2007). Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí

Morigi, V. (2003). A escola do MST: uma utopia em construção. Porto Alegre: Mediação

Silva, H. S. A., Borges, C. N. F., & Pinheiro, M. S. D. (2020). Política de formação dos professores do campo: prática de resistência na Amazônia. Revista Trabalho Necessário, 18(37), 139-162.

Silva, H. S. A., Silva, E. M., Brilho, S. S. Q. C., Corbin, M. M. C. F., & Pompeu, G. S. S. (2018). O trabalho como princípio educativo em sistemas de produção familiar. Revista Trabalho, Política e Sociedade, 3, 1-337

Souza, M. A. (2016). Sobre o Conceito de Prática Pedagógica. In Silva, M. C. B. (Org.). Práticas pedagógicas e elementos articuladores (pp. 38-65). Curitiba, Universidade Tuiuti.

Souza, M. A., & Santos, F. H. T. (2007). Educação do campo: prática do professor em classe multisseriada. Revista Diálogo Educacional, 7(22), 211-227.

Vasconcelos, M. E. O (2010). Identidade cultural de estudantes rurais/ribeirinhos a partir das práticas pedagógicas (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Amazonas, Manaus.

Veiga, I. P. A. (1992). A prática pedagógica do professor de Didática. Campinas. Papirus.

Downloads

Publicado

2024-08-23

Como Citar

Silva, H. do S. de A., & Prazeres Silva, B. J. dos. (2024). Prática pedagógica a partir das dimensões do trabalho e identidade cultural nas escolas das comunidades da Amazônia Tocantina . Revista Brasileira De Educação Do Campo, 9, e18843. Recuperado de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/article/view/18843

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: EDUCAÇÃO DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID - 19