Evasão no Curso de Licenciatura em Educação do Campo: as trajetórias interrompidas e os desafios da permanência
Resumo
Este artigo apresenta os principais resultados da pesquisa qualitativa, realizada por meio metodologia etnocartográfica, aliada a entrevistas e questionário on-line, dirigidos aos educandos e educandas do curso de Licenciatura em Educação do Campo-Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trazemos dados resultantes das entrevistas e questionários enviados aos estudantes que saíram do curso, em busca de suas motivações e aos estudantes formados até 2022, a fim de mapearmos as condições de permanência no curso. O método etnocartográfico nos permitiu retomar o perfil discente, apresentar as principais motivações para a saída dos estudantes do curso, no período de 2015 a 2020, e relacionar a evasão à política de permanência da Universidade. Também mapeamos o perfil do egresso. Como resultado, destacamos que há um grande contingente de estudantes que evadiram do Curso porque não puderam desfrutar destes benefícios desta política, por não se encaixarem nas políticas sociais e de cotas e tampouco puderam dispensar o trabalho e suas contingências. O perfil do egresso mostrou que a grande maioria dos estudantes que entraram com cotas sociais ou raciais conseguiram se formar e ingressar no mercado de trabalho, embora, em grande parte, não estejam lecionando em escolas do campo.
Palavras-chave: política nacional de educação do campo, motivos da evasão, perfil do egresso, política de assistência estudantil, ensino superior.
Dropouts in the Bachelor's Degree in Rural Education: interrupted trajectories and the challenges of permanence
ABSTRACT. This article presents the main results of qualitative research conducted using an ethnocartographic methodology, combined with interviews and an online questionnaire directed at students of the Bachelor's Degree in Rural Education – Natural Sciences at the Federal University of Rio Grande do Sul. We provide data from interviews and questionnaires sent to students who left the course, seeking to understand their motivations, and to students who graduated by 2022, in order to map the conditions that supported their persistence in the program. The ethnocartographic method allowed us to revisit the student profile, present the main reasons for students leaving the course between 2015 and 2020, and link dropout rates to the university’s retention policies. We also mapped the profile of graduates. As a result, we highlight that a large number of students dropped out of the course because they could not benefit from these policies, either because they did not qualify for social or quota-based programs, or because they could not forgo work and its demands. The graduate profile showed that most students who entered through social or racial quotas were able to graduate and enter the job market, although many are not teaching in rural schools.
Keywords: national policy on rural education, reasons for dropout, graduate profile, student assistance policy, higher education.
Evasión en la Licenciatura en Educación Rural: las trayectorias interrumpidas y los desafíos de la permanencia
RESUMEN. Este artículo presenta los principales resultados de la investigación cualitativa, realizada mediante una metodología etnocartográfica, junto con entrevistas y un cuestionario en línea dirigido a los estudiantes del curso de Licenciatura en Educación del Campo – Ciencias de la Naturaleza, de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul. Presentamos datos resultantes de las entrevistas y cuestionarios enviados a los estudiantes que abandonaron el curso, en busca de sus motivaciones, y a los estudiantes que se graduaron hasta 2022, con el fin de mapear las condiciones de permanencia en el curso. El método etnocartográfico nos permitió retomar el perfil estudiantil, presentar las principales motivaciones para la salida de los estudiantes del curso entre 2015 y 2020, y relacionar la deserción con la política de permanencia de la Universidad. También mapeamos el perfil de los egresados. Como resultado, destacamos que hay un gran contingente de estudiantes que abandonaron el curso porque no pudieron disfrutar de los beneficios de esta política, ya que no encajaban en las políticas sociales y de cuotas, y tampoco pudieron dejar el trabajo y sus contingencias. El perfil de los egresados mostró que la gran mayoría de los estudiantes que ingresaron con cuotas sociales o raciales lograron graduarse e ingresar al mercado laboral, aunque, en su mayoría, no están enseñando en escuelas del campo.
Palabras clave: política nacional de educación del campo, motivos de deserción, perfil del egresado, política de asistencia estudiantil, educación superior.
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