Evasión en la Licenciatura en Educación Rural: las trayectorias interrumpidas y los desafíos de la permanencia

Autores/as

  • Valéria da Cruz Viana Labrea Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Pedro Eduardo Kiekow Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Camila Celistre Frota Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS https://orcid.org/0009-0000-9611-0850

Resumen

Este artículo presenta los principales resultados de la investigación Cartografias da EduCampo – razón de la evasión. El método etnocartográfico permitió retomar el perfil del estudiante, presentar las principales motivaciones de los estudiantes que abandonan la carrera, en el período 2015 a 2020, la política de permanencia universitaria y el perfil de egreso. Hemos visto que hay un gran número de estudiantes que no pueden disfrutar de estos beneficios. Este contingente que estaba en el medio, no tan vulnerable que pudiera recibir ayuda estudiantil, pero también sin estabilidad económica que le permitiera seguir estudiando, estaba formado, en gran parte, por las personas que abandonaron el curso hasta 2020.

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Biografía del autor/a

Valéria da Cruz Viana Labrea, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora Adjunta na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na área de Política e Gestão da Educação no Departamento de Estudos Especializados. Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (Educação do Campo e Ecologia Humana - 2014), mestre em Educação e Gestão Ambiental pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (2009). Especializações: Educação Transformadora: Pedagogias, Fundamentos e Práticas pela PUCRS (2021); Epistemologías del Sur pela Clacso-Argentina e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra Portugal (2020); Gestão Cultural pela Fundação Itaú Cultural e Universidade de Girona Espanha (2012), Educação Ambiental pelo SENAC (2007).Graduada em Letras licenciatura plena em Língua Portuguesa pela UFRGS (2000). Atualmente no Pós-Doc no PGDR/UFRGS para o desenvolvimento do projeto Etnocartografia das aprendizagens com os povos e comunidades tradicionais de matriz africana Os projetos de educação e de desenvolvimento sustentável agrário e sua interlocução com as políticas públicas, no período de 01/03/2022 a 28/02/2025, sob a supervisão da profa.Rumi Kubo. Integrante do Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação e do Cecampe-Sul.Pesquiso os seguintes temas: cultura, políticas e gestão da educação, educação do campo, educação para as relações étnico-raciais, educação kilombola.

Pedro Eduardo Kiekow, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professor de escola do campo da rede estadual de ensino, graduado em Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, cursando PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA: PEDAGOGIA, FUNDAMENTOS E PRÁTICAS na PUCRS.

Camila Celistre Frota, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora, graduada em Licenciatura em Educação do Campo - Ciˆências da Natureza.

Citas

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Publicado

2024-10-08

Cómo citar

Labrea, V. da C. V., Kiekow, P. E., & Celistre Frota, C. (2024). Evasión en la Licenciatura en Educación Rural: las trayectorias interrumpidas y los desafíos de la permanencia. Revista Brasileña De Educación Rural, 9, e16757. Recuperado a partir de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/article/view/16757