A Licenciatura em Educação do Campo e a formação de professor na Área de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e15572Resumo
Este artigo discute a formação inicial de professores do campo na Área de Matemática, tendo como referência o curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC). Para isso, fez-se um amplo levantamento na literatura de modelos de formação inicial de professores em espaços rurais, dos aspectos políticos e pedagógicos da LEDOC no Brasil e, em particular, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na Área de Matemática. A partir dos dados, argumenta-se que a LEDOC brasileira se diferencia de muitos programas de formação docente ao redor do mundo, possuindo a proposta reivindicada pelos movimentos sociais do campo, perfil discente social, política e culturalmente referenciado e a alternância pedagógica, sendo estes aspectos diferenciadores. Constatou-se, ainda, que a presença dos licenciandos do curso vem desencadeando um rico processo de produção de conhecimento na Educação Superior, apontando rupturas com a matemática trabalhada em licenciaturas convencionais. No entanto consideram-se alguns desafios emergentes, tais como garantir a alternância pedagógica e sua efetivação na dimensão da atuação dos professores formadores, na construção do trabalho coletivo e interdisciplinar, na integralização das atividades do Tempo Universidade e Tempo Comunidade, assim como no investimento que é necessário.
Palavras-chave: formação de professor, matemática, licenciatura em educação do campo.
The Degree in Rural Education and teacher training in the Mathematical Area
ABSTRACT. This article discusses the initial training of rural teachers in the field of Mathematical, with reference to the Licentiate in Rural Education (LEDOC). For this, there is a broad survey in the literature of models of initial teacher training in rural areas, of the political and pedagogical aspects of LEDOC in Brazil and, in particular, of LEDOC of the Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB), in Brazil, Mathematical area. From the data, it is argued that the Brazilian LEDOC differs from many teacher training programs around the world, having the proposal claimed by the social movements of the field, a socially, politically and culturally referenced student profile and the pedagogical alternation, these being differentiating aspects. It was also found that the presence of graduates of the course has been triggering a rich process of knowledge production in Higher Education, pointing to ruptures with the mathematics worked on in conventional Degrees. However, some emerging challenges are considered, such as guaranteeing the pedagogical alternation and its effectiveness in the dimension of the teacher trainers' performance, in the construction of collective and interdisciplinary work, in the integralization of the activities of Tempo Universidade and Tempo Comunidade, as well as in the investment that is needed.
Keywords: teacher training, mathematical, degree in rural education.
La Licenciatura en Educación Rural y la formación del profesorado en el Área de Matemática
RESUMEN. Este artículo aborda la formación inicial de los maestros rurales en el área de Matemáticas, teniendo como referencia el curso de Licenciatura en Educación Rural (LEDOC). Para ello, existe un amplio relevamiento en la literatura de modelos de formación inicial docente en áreas rurales, de los aspectos políticos y pedagógicos de la LEDOC en Brasil y, en particular, de la LEDOC de la Universidad Federal del Recôncavo da Bahia (UFRB), área de Matemática. A partir de los datos, se argumenta que la LEDOC brasileña se diferencia de muchos programas de formación docente en todo el mundo, teniendo la propuesta reivindicada por los movimientos sociales del campo, el perfil del alumno referenciado social, política y culturalmente y la alternancia pedagógica, siendo estos aspectos diferenciadores. También se constató que la presencia de egresados de la carrera viene desencadenando un rico proceso de producción de conocimiento en la Educación Superior, apuntando rupturas con las matemáticas trabajadas en las Licenciaturas convencionales. Sin embargo, se consideran algunos desafíos emergentes, como garantizar la alternancia pedagógica y su eficacia en la dimensión de la actuación de los formadores de docentes, en la construcción del trabajo colectivo e interdisciplinario, en la integralización de las actividades de Tempo Universidade y Tempo Comunidade, como así como en la inversión que se necesita.
Palabras clave: formación de profesores, matemática, licenciatura en educación rural.
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