Por uma prática inclusiva na Educação do Campo: uma análise a partir da perspectiva dos professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18826

Resumo

Este estudo apresenta as práticas pedagógicas inclusivas na Escola Municipal do Campo da Ilha do Amparo, em Paranaguá, e explora o histórico das lutas dos povos do campo. Utilizando uma abordagem exploratório-descritiva, a pesquisa envolveu entrevistas com os professores, revisão da literatura e análise dos documentos da escola. Os objetivos foram analisar as práticas pedagógicas em uso, levantar a importância dessas práticas para os docentes e compreender seu impacto na aprendizagem dos educandos. O estudo concluiu que é fundamental conhecer as realidades que circundam o campo, especialmente na formação docente, e que as práticas pedagógicas na Educação do Campo são essenciais para garantir uma educação de qualidade para todos. As práticas pedagógicas inclusivas buscam atender às necessidades dos educandos, valorizando a cultura e a identidade dos povos do campo. Este estudo pode contribuir para a compreensão da Educação do Campo e da formação de professores.

Palavras-chave: práticas pedagógicas, educação do campo, Ilha do Amparo, litoral parnanguara.

 

For an inclusive practice in Rural Education: an analysis from the perspective of teachers

ABSTRACT. This study presents the inclusive pedagogical practices at the Ilha do Amparo Municipal School in Paranaguá and explores the history of the struggles of rural peoples. Using an exploratory-descriptive approach, the research involved interviews with teachers, a literature review and analysis of school documents. The objectives were to analyse the pedagogical practices in use, identify the importance of these practices for the teachers and understand their impact on the students' learning. The study concluded that it is essential to know the realities surrounding rural areas, especially in teacher training, and that pedagogical practices in rural education are essential to guarantee quality education for all. Inclusive pedagogical practices seek to meet the needs of students, valuing the culture and identity of rural peoples. This study can contribute to understanding rural education and teacher training.

Keywords: pedagogical practices, rural education, Amparo Island, Parnanguara coast.

 

Hacia una práctica integradora en la educación rural: un análisis desde la perspectiva de los profesores

RESUMEN. Este estudio presenta las prácticas pedagógicas inclusivas en la Escuela Municipal Ilha do Amparo, en Paranaguá, y explora la historia de las luchas de los pueblos rurales. Con un enfoque exploratorio-descriptivo, la investigación incluyó entrevistas con profesores, revisión bibliográfica y análisis de documentos de la escuela. Los objetivos eran analizar las prácticas pedagógicas en uso, identificar la importancia de estas prácticas para los profesores y comprender su impacto en el aprendizaje de los alumnos. El estudio concluyó que es esencial conocer las realidades que rodean a las zonas rurales, especialmente en la formación del profesorado, y que las prácticas pedagógicas en la educación rural son esenciales para garantizar una educación de calidad para todos. Las prácticas pedagógicas inclusivas buscan atender las necesidades de los alumnos, valorizando la cultura y la identidad de los pueblos rurales. Este estudio puede contribuir a la comprensión de la educación rural y de la formación de profesores.

Palabras clave: prácticas pedagógicas, educación de campo, Isla Amparo, costa parnanguara.

 

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Biografia do Autor

Karine Gonçalves das Neves, Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar). E-mail: Karine-dasneves@outlook.com . CV: https://lattes.cnpq.br/3739740587836970  – ORCID: https://orcid.org/0009-0009-6744-5921

Keli Casagrande, Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR

Pedagoga. Mestranda do PROFEI - Mestrado em Educação Inclusiva pela Unespar. Professora de Sala de Recursos de Aprendizagem na modalidade da Educação especial da Prefeitura Municipal de Curitiba (PR). E-mail: kelicasagrande@hotmail.com. CV: http://lattes.cnpq.br/5337435731425536 ORCID: https://orcid.org/0009-0004-9898-8842

Leocilea Aparecida Vieira, Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR

Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP. Professora do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – campus de Paranaguá e do PROFEI -  Mestrado Profissional em Educação Inclusiva. E--mail: leocilea.vieira@unespar.edu.br. CV: https://lattes.cnpq.br/0063909006157307. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3879-4518

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Publicado

2024-12-12

Como Citar

Gonçalves das Neves, K., Casagrande, K., & Aparecida Vieira, L. (2024). Por uma prática inclusiva na Educação do Campo: uma análise a partir da perspectiva dos professores. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 9, e18826. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18826

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos