Formação de Professores na perspectiva da Educação Integral e Inclusiva: experiências práticas de instituições diversas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19387

Resumo

Um dos princípios da educação integral é a perspectiva da educação inclusiva, que valoriza as diferenças e entende que é na diversidade que se constrói um espaço verdadeiramente democrático, justo e solidário. A partir da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, compreende-se que é urgente reconhecer e eliminar barreiras para garantir espaço para todos. Dessa forma, este texto objetiva discutir experiências formativas de docentes na perspectiva da educação integral e inclusiva em instituições de Ensino Superior privadas e públicas, voltados para a formação inicial, enfocando processos de dois cursos de licenciatura (um de Pedagogia e outro de Linguagens) e de um Núcleo de Desenvolvimento Docente para Ensino Superior na área da saúde, que se dedica à formação continuada. Para isso, apoia-se na proposta de Joseph Puig das três vias curriculares para a educação em valores: a interpessoal, que se concentra nas relações entre os membros da comunidade escolar; a curricular, que explora como esses temas são abordados nos conteúdos formativos; e a institucional, que se foca nas estratégias inclusivas e na participação de todos. Ao analisar as experiências formativas de docentes, considera-se como as três vias curriculares são implementadas para promover o desenvolvimento integral dos educadores, respeitando e assegurando a inclusão em todas as suas práticas pedagógicas.

Palavras-chave: educação integral, educação inclusiva, formação de professores.

 

Teacher Training from the perspective of Integral and Inclusive Education: practical experiences from different institutions

ABSTRACT. One of the principles of integral education is the perspective of inclusive education, which values ​​differences and understands that it is in diversity that a truly democratic, fair and supportive space is built. From the National Policy on Special Education from the Perspective of Inclusive Education, it is understood that it is urgent to recognize and eliminate barriers to guarantee space for everyone. Therefore, this text aims to discuss the training experiences of teachers from the perspective of integral and inclusive education in private and public Higher Education institutions, focusing on the processes of two-degree courses (one in Pedagogy and the other in Languages) and a Teacher Development Center for Higher Education in the health sector. To this end, it is based on Joseph Puig's proposal of three curricular paths for education in values: interpersonal, which focuses on relationships between members of the school community; the curricular, which explores how these themes are addressed in training content; and institutional, which focuses on inclusive strategies and everyone's participation. When analyzing the training experiences of teachers, it is considered how the three curricular paths are implemented to promote the integral development of educators, respecting and ensuring inclusion in all their pedagogical practices.

Keywords: integral education, inclusive education, teacher training.

 

La Formación Docente desde la perspectiva de la Educación Integral e Inclusiva: experiencias prácticas desde diferentes instituciones

RESUMEN. Uno de los principios de la educación integral es la perspectiva de la educación inclusiva, que valora las diferencias y entiende que es en la diversidad donde se construye un espacio verdaderamente democrático, justo y solidario. Desde la Política Nacional de Educación Especial desde la Perspectiva de Educación Inclusiva, se entiende que es urgente reconocer y eliminar barreras para garantizar el espacio para todos. Por lo tanto, este texto tiene como objetivo discutir las experiencias de formación de docentes desde la perspectiva de la educación integral e inclusiva en instituciones de Educación Superior públicas y privadas, centrándose en los procesos de dos carreras de grado (una en Pedagogía y otra en Idiomas) y una de Desarrollo Docente. Centro de Educación Superior en el sector salud. Para ello, se parte de la propuesta de Joseph Puig de tres ejes curriculares para la educación en valores: el interpersonal, que se centra en las relaciones entre los miembros de la comunidad escolar; el curricular, que explora cómo se abordan estos temas en los contenidos formativos; e institucional, que apuesta por estrategias inclusivas y la participación de todos. Al analizar las experiencias de formación de docentes, se considera cómo se implementan los tres itinerarios curriculares para promover el desarrollo integral de los educadores, respetando y asegurando la inclusión en todas sus prácticas pedagógicas.

Palabras clave: educación integral, educación inclusiva, formación docente.

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Biografia do Autor

Maewa Martina Gomes da Silva e Souza, Universidade Estadual Paulista – UNESP

Universidade Estadual Paulista – UNESP, Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/Marília. Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano. Brasil. Doutorado em Educação, Vice-líder do Grupo de Pesquisa “Diferença, Desvio e Estigma”.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3354301214646268.Orcid:https://orcid.org/0000-0003-4322-3100. maewa.martina@unesp.br.

Camila Mugnai Vieira, Universidade Estadual Paulista – UNESP,Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Camila Mugnai Vieira. Docente do Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp)/Marília. Doutora e Pós Doutora em Educação pela Unesp/Marília. Mestre em Educação Especial pela UFSCar. Graduada em Psicologia pela UEL. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPQ "Diferença, Desvio e Estigma".

Tamires Alves Monteiro, Faculdade SESI-SP de Educação

Doutora e mestre em Psicologia escolar e do desenvolvimento humano pelo Instituto de Psicologia da USP, com estágio de pós-doutorado no programa de psicologia da educação da UNESP de Marília, onde focou seus estudos na temática da educação em valores para educadores que lidam com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Graduada em Pedagogia, com habilitação em educação infantil, pela UNESP/Marília, atua como docente em cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade Sesi de Educação.

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Publicado

2024-12-11

Como Citar

Gomes da Silva e Souza, M. M., Mugnai Vieira, C., & Alves Monteiro, T. (2024). Formação de Professores na perspectiva da Educação Integral e Inclusiva: experiências práticas de instituições diversas. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 9, e19387. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19387

Edição

Seção

Dossiê: Desafios e perspectivas da formação docente para o desenvolvimento de uma Educação Integral e inclusiva na contemporaneidade