Educação do Campo e o Ensino de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias no Ensino Médio: um panorama das pesquisas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19198

Palavras-chave:

escola do campo, superação da educação rural, ensino de ciências.

Resumo

O presente estudo integra o panorama das pesquisas brasileiras referentes ao ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) no Ensino Médio (EM) em educação do campo, enfatizando nas práticas pedagógicas e na formação dos professores. O objetivo do estudo é compreender o ensino de CNT no EM, nas escolas do campo, a partir da análise das dissertações e teses brasileiras que abordam as práticas pedagógicas e a formação continuada dos professores. Por meio de uma abordagem qualitativa e bibliográfica, foram examinadas dissertações e teses disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologias (IBICT). A análise metodológica aplicada é a Análise de Conteúdo de Bardin (2016), resultando em três categorias. Identificamos lacunas significativas, notadamente na Biologia, o que evidencia a necessidade de mais pesquisas nesse ponto, também destacamos os desafios enfrentados pelos educadores e instituições do campo, como a escassez de formação adequada, a infraestrutura precária e falta de políticas públicas. Há um vasto potencial para investigações que podem impulsionar avanços no conhecimento e na prática pedagógica, o que estimula novas reflexões que promovam a valorização da identidade e a diversidade das comunidades do campo, fomentando uma educação emancipatória e qualificada.

Palavras-chave: escola do campo, superação da educação rural, ensino de ciências.

 

Rural Education and the Teaching of Natural Sciences and Their Technologies in High School: a Brazilian research overview

ABSTRACT. An overview of Brazilian research examines how natural sciences and technologies (NST) are taught in rural high schools (HS). The main focus is on pedagogical practices and the teacher training. The aim is to explore how NST is taught in rural high schools by examining Brazilian dissertations and theses focusing on pedagogical practices and teacher professional development. We analyzed dissertations and theses from the Digital Library of Theses and Dissertations of the Brazilian Institute of Information in Science and Technologies using a qualitative and bibliographic method. We utilized Bardin's Content Analysis (2016) as our method and identified three categories. Substantial deficiencies were noted, especially in the field of Biology, emphasizing the necessity for further investigation in this area. Furthermore, we draw attention to the obstacles encountered by teachers and educational establishments, including insufficient training, precarious infrastructure, and the lack of public policies. There are extensive possibilities for studies that can contribute to the development of knowledge and educational strategies. Encouraging new thoughts can help people better understand and value the unique characteristics and differences within rural communities, fostering an empowering and enriching educational experience.

Keywords: rural school, enhancing rural education, science teaching.

 

Educación del Campo y la Enseñanza de Ciencias Naturales y sus Tecnologías en la Educación Secundaria: un panorama de las investigaciones brasileñas

RESUMEN. El presente estudio integra el panorama de las investigaciones brasileñas referentes a la enseñanza de Ciencias Naturales y sus Tecnologías (CNT) en la Educación Secundaria (ES) en la educación del campo, enfocándose en las prácticas pedagógicas y en la formación de los profesores. El objetivo del estudio es comprender la enseñanza de CNT en la ES en escuelas del campo a partir del análisis de las disertaciones y tesis brasileñas que abordan las prácticas pedagógicas y la formación continua de los profesores. A través de un enfoque cualitativo y bibliográfico, se examinaron disertaciones y tesis disponibles en la Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones (BDTD) del Instituto Brasileño de Información en Ciencia y Tecnología (IBICT). El análisis metodológico aplicado es el Análisis de Contenido de Bardin (2016), resultando en tres categorías. Identificamos lagunas significativas, notablemente en Biología, destacando la necesidad de más investigaciones en este punto, así como los desafíos enfrentados por los educadores e instituciones del campo, como la escasez de formación adecuada, la infraestructura precaria y la falta de políticas públicas. Existe un vasto potencial para investigaciones que pueden impulsar avances en el conocimiento y en la práctica pedagógica, estimulando nuevas reflexiones que promuevan la valorización de la identidad y la diversidad de las comunidades del campo, fomentando una educación emancipatoria y de calidad.

Palabras clave: escuela del campo, superación de la educación rural, enseñanza de ciencias.

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Biografia do Autor

Alex Ferreira, Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS

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Sinara München, Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS

Professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) Campus Cerro Largo/RS e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) Campus Erechim/RS. Doutora e Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente em pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPgECi) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os interesses de estudo e pesquisa se concentram no Ensino de Ciências e Química com ênfase nos seguintes temas: Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade; Formação de Professores; Mulheres na Ciência; Educação do Campo. 

Sandra Maria Wirzbicki, Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação nas Ciências e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Atualmente é Professora Adjunta da área de Ensino de Biologia no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) ? Campus Realeza, com atuação nos estágios curriculares supervisionados, metodologia e práticas de Ensino. Atua na pesquisa, na extensão e na docência, principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia, Estágios, Conteúdos Estruturantes, Metodologia no Ensino de Ciências/Biologia, Avaliação, Livro Didático. Integrante do grupo de pesquisa ?Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências Naturais (GPECieN) grupo consolidado junto ao Diretório de Grupos do CNPq. Atua como Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UFFS - Campus Cerro Largo.

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Publicado

2025-02-23

Como Citar

Ferreira, A., München, S., & Wirzbicki, S. M. (2025). Educação do Campo e o Ensino de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias no Ensino Médio: um panorama das pesquisas brasileiras. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 9, e19198. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19198

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos