Alternância na Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias da UFRB: percepções estudantis sobre atividades remotas na pandemia
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18522Resumo
Apresenta e analisa dados levantados na pesquisa em rede denominada “Educação e Escolas do campo em tempos de pandemia da Covid-19”. Toma como recorte analítico os 113 questionários online respondidos entre junho e julho de 2020 pelos(as) estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. O objetivo é discutir possibilidades/impossibilidades na construção do regime de alternância como organização curricular da Educação Superior dos povos trabalhadores do campo, das águas e das florestas no período pandêmico, dando voz aos(as) estudantes. Como resultados temos o perfil detalhado dos(as) respondentes do questionário e suas indicações sobre o ensino da Universidade naquele período, problematizando (im)possibilidades do currículo em alternância na Educação Superior em Educação do Campo durante a pandemia da Covid-19.
Palavras-chave: educação do campo, alternância, Covid-19, acesso à internet, organização curricular.
Alternation in the Degree in Rural Education - Agrarian Sciences at UFRB: student perceptions about remote activities in the pandemic
ABSTRACT. Presents and analyzes data collected in the network research called "Education and Rural Schools in times of Covid-19 pandemic." It takes as analytical cut the 113 online questionnaires answered, between June and July 2020, by the students of the Bachelor of Rural Education course - Agrarian Sciences of the Federal University of the Recôncavo of Bahia. The objective is to discuss possibilities/impossibilities in the construction of the alternation regime as curricular organization of the Higher Education of the working peoples of the Rural Area, of the waters and of the forests in the pandemic period, giving voice to the students. As results we have the detailed profile of the respondents of the questionnaire and their indications about the teaching of the University in that period, problematizing possibilities and impossibilities of the curriculum alternating in Higher Education of the Rural area during the pandemic of the Covid-19.
Keywords: rural education, alternation, Covid-19, internet access, curricular organization.
Alternancia en el Grado en Educación en Contextos Rurales – Ciencias Agrarias de la UFRB: percepciones de los estudiantes sobre las actividades remotas en la pandemia
RESUMEN. Presenta y analiza los datos recogidos en la investigación de la red denominada "Educación y Escuelas Rurales en tiempos de la pandemia de Covid-19". Toma como punto analítico los 113 cuestionarios respondidos en línea, entre junio y julio de 2020, por los estudiantes del Grado en Educación en el Contexto Rural – Ciencias Agrarias de la Universidad Federal del Recôncavo da Bahia (UFRB). El objetivo es discutir posibilidades/imposibilidades en la construcción del régimen de alternancia como organización curricular de Educación Universitaria de los pueblos trabajadores del campo, aguas y bosques en el período de pandemia, dando voz a los y las estudiantes. Como resultados tenemos el perfil detallado de los encuestados en línea mediante cuestionario y sus indicaciones sobre la docencia de la Universidad en ese periodo, problematizando las (im)posibilidades del currículo en alternancia en la Educación Universitaria en la Educación en Contextos Rurales durante la pandemia del Covid-19.
Palabras clave: educación rural, alternancia, Covid-19, acceso a internet, organización curricular.
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