Alternância na Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias da UFRB: percepções estudantis sobre atividades remotas na pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18522

Resumo

Apresenta e analisa dados levantados na pesquisa em rede denominada “Educação e Escolas do campo em tempos de pandemia da Covid-19”. Toma como recorte analítico os 113 questionários online respondidos entre junho e julho de 2020 pelos(as) estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. O objetivo é discutir possibilidades/impossibilidades na construção do regime de alternância como organização curricular da Educação Superior dos povos trabalhadores do campo, das águas e das florestas no período pandêmico, dando voz aos(as) estudantes. Como resultados temos o perfil detalhado dos(as) respondentes do questionário e suas indicações sobre o ensino da Universidade naquele período, problematizando (im)possibilidades do currículo em alternância na Educação Superior em Educação do Campo durante a pandemia da Covid-19.

Palavras-chave: educação do campo, alternância, Covid-19, acesso à internet, organização curricular.

 

Alternation in the Degree in Rural Education - Agrarian Sciences at UFRB: student perceptions about remote activities in the pandemic                                  

ABSTRACT. Presents and analyzes data collected in the network research called "Education and Rural Schools in times of Covid-19 pandemic." It takes as analytical cut the 113 online questionnaires answered, between June and July 2020, by the students of the Bachelor of Rural Education course  - Agrarian Sciences of the Federal University of the Recôncavo of Bahia. The objective is to discuss possibilities/impossibilities in the construction of the alternation regime as curricular organization of the Higher Education of the working peoples of the Rural Area, of the waters and of the forests in the pandemic period, giving voice to the students. As results we have the detailed profile of the respondents of the questionnaire and their indications about the teaching of the University in that period, problematizing possibilities and impossibilities of the curriculum alternating in Higher Education of the Rural area during the pandemic of the Covid-19.

Keywords: rural education, alternation, Covid-19, internet access, curricular organization.

 

Alternancia en el Grado en Educación en Contextos Rurales – Ciencias Agrarias de la UFRB: percepciones de los estudiantes sobre las actividades remotas en la pandemia

RESUMEN. Presenta y analiza los datos recogidos en la investigación de la red denominada "Educación y Escuelas Rurales en tiempos de la pandemia de Covid-19". Toma como punto analítico los 113 cuestionarios respondidos en línea, entre junio y julio de 2020, por los estudiantes del Grado en Educación en el Contexto Rural – Ciencias Agrarias de la Universidad Federal del Recôncavo da Bahia (UFRB). El objetivo es discutir posibilidades/imposibilidades en la construcción del régimen de alternancia como organización curricular de Educación Universitaria de los pueblos trabajadores del campo, aguas y bosques en el período de pandemia, dando voz a los y las estudiantes. Como resultados tenemos el perfil detallado de los encuestados en línea mediante cuestionario y sus indicaciones sobre la docencia de la Universidad en ese periodo, problematizando las (im)posibilidades del currículo en alternancia en la Educación Universitaria en la Educación en Contextos Rurales durante la pandemia del Covid-19.

Palabras clave: educación rural, alternancia, Covid-19, acceso a internet, organización curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaine Zdebski da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB

Possui graduação em Pedagogia (2010) e Mestrado em Educação (2013) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, campus de Cascavel e Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras - Ciências Sociais e Humanidades (2020) pela Unioeste - campus de Foz do Iguaçu. É professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, no Centro de Formação de Professores, no Curso de Licenciatura em Educação do Campo em Ciências Agrárias. Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Agroecologia e Movimentos Sociais (GECA/UFRB). Atua principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Agroecologia na Educação do Campo, Educação no MST, Pedagogia Socialista, Pedagogia do Movimento, relação trabalho-educação e formação de educadores.

José Gabriel Beiginho dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB

Graduando de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Agrárias pela UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), faço parte do Grupo de Estudo GECA no CFP/UFRB (coordenado por Dra. Janaine Zdebski da Silva e Dr. Alex Vedério), Bolsista do PIBIC (com a orientadora Dra. Janaine Zdebski da Silva), formação de professor (Magistério), experiências na área de Educação como professor do Ensino Fundamental I e II. Tenho Formações complementares nas áreas de Pedagogia, Alfabetização, Mediador de Curso, Agroecologia, dentre outros. Disponho de habilidades como: ótima leitura e escrita na área de Língua Portuguesa, desfruto de uma boa oralidade e desenvoltura em apresentações, mediações em um campo de conteúdos e áreas de conhecimentos variados. Sou professor com a formação de Magistério tendo 08 anos de experiência em sala de aula, 01 ano de experiência como Diretor/Supervisor Administrativo em Secretaria Municipal de Educação, 01 ano sendo Diretor Escolar. Tenho vários cursos de Formação Continuada em áreas diversas, disfruto de uma grade aptidão para desenvolver atividades propostas, com pontualidade e profissionalismo, estando sempre à disposição para atender as demandas propostas.

Referências

Brasil. (2021). Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Fatos e números: famílias e filhos no Brasil. Recuperado de: https://www.gov.br/mdh/pt-br/.

Caldart, R. S. (2012). Educação do Campo. In: Caldart, R. S.; Pereira, I. B.; Alentejano, P.; Frigotto, G. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo (pp. 257-265). Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular.

DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. (2020). Nota Técnica n° 244. Educação: a pandemia da COVID-19 e o debate da volta às aulas presenciais. Recuperado de: https://www.dieese.org.br/notatecnica/2020/notaTec244covidEducacao.html.

IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. (2020). Nota Técnica n° 88. Acesso domiciliar à internet e ensino remoto durante a pandemia. Recuperado de: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10228.

Janata, N. E. (2020). Projeto de Pesquisa Educação e escolas do campo em tempos de pandemia da Covid-19. Florianópolis, SC: UFSC.

Martins, L. M. (2013). O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas-SP: Autores Associados. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640243

Molina, M. C., Antunes-Rocha, M. I., & Martins, M. F. A. (2019). A produção do conhecimento na licenciatura em Educação do Campo: desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo. Revista Brasileira de Educação, 24, e240051. Recuperado de: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/kLbkvLHNmMNqTwYR6TW9Rym/?lang=pt. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240051

Nobre, M. (2012). Economia feminista. In Dias, A. P., Stauffer, A. B., Moura, L. H. G., & Vargas, M. C. (Orgs.). Dicionário de Agroecologia e Educação (pp. 328-334.). São Paulo, Expressão Popular, Rio de Janeiro, EPSJV.

Saviani, D., & Galvão, A. C. (2021). Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade e Sociedade, 67, 36-49. Recuperado de: https://www.andes.org.br/img/midias/.

Saviani, D. (2011). Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados.

SEDES. Secretaria de Desenvolvimento Social. O que é o cadastro único. Recuperado de:

https://www.sedes.df.gov.br/cadastro-unico/.

UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. (2019a). Projeto Pedagógico do Curso Licenciatura (Plena) em Educação do Campo Área do Conhecimento Ciências Agrárias. Amargosa-BA: UFRB. Recuperado de:

https://www.ufrb.edu.br/cfp/images/NUGTEAC_2019/PPC.

UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. (2019b). Plano de Desenvolvimento Institucional. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Recuperado de: https://ufrb.edu.br/pdi/pdi-2019-2030.

UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.(2020a). Relatório de alunos ativos no curso. Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias/CFP – Amargosa – Licenciatura Plena. Recuperado de: https://sistemas.ufrb.edu.br/sigaa.

UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. (2020b). Portaria n. 322/2020. Suspensão de atividades acadêmicas e administrativas. Recuperado de: https://www.ufrb.edu.br/portal/normativos-coronavirus-covid-19.

UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. (2022). Infográfico UFRB 17 Anos – Sim ao Futuro. Recuperado de: https://www.ufrb.edu.br/portal/infografico-ufrb-17-anos-sim-ao-futuro.

Downloads

Publicado

2024-08-23

Como Citar

Zdebski da Silva, J., & Beiginho dos Santos, J. G. (2024). Alternância na Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias da UFRB: percepções estudantis sobre atividades remotas na pandemia. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 9, e18522. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18522

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: EDUCAÇÃO DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID - 19