Alternância na Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias da UFRB: percepções estudantis sobre atividades remotas na pandemia
Resumo
Apresenta e analisa dados levantados na pesquisa em rede denominada “Educação e Escolas do campo em tempos de pandemia da Covid-19”. Toma como recorte analítico os 113 questionários online respondidos entre junho e julho de 2020 pelos(as) estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. O objetivo é discutir possibilidades/impossibilidades na construção do regime de alternância como organização curricular da Educação Superior dos povos trabalhadores do campo, das águas e das florestas no período pandêmico, dando voz aos(as) estudantes. Como resultados temos o perfil detalhado dos(as) respondentes do questionário e suas indicações sobre o ensino da Universidade naquele período, problematizando (im)possibilidades do currículo em alternância na Educação Superior em Educação do Campo durante a pandemia da Covid-19.
Palavras-chave: educação do campo, alternância, Covid-19, acesso à internet, organização curricular.
Alternation in the Degree in Rural Education - Agrarian Sciences at UFRB: student perceptions about remote activities in the pandemic
ABSTRACT. Presents and analyzes data collected in the network research called "Education and Rural Schools in times of Covid-19 pandemic." It takes as analytical cut the 113 online questionnaires answered, between June and July 2020, by the students of the Bachelor of Rural Education course - Agrarian Sciences of the Federal University of the Recôncavo of Bahia. The objective is to discuss possibilities/impossibilities in the construction of the alternation regime as curricular organization of the Higher Education of the working peoples of the Rural Area, of the waters and of the forests in the pandemic period, giving voice to the students. As results we have the detailed profile of the respondents of the questionnaire and their indications about the teaching of the University in that period, problematizing possibilities and impossibilities of the curriculum alternating in Higher Education of the Rural area during the pandemic of the Covid-19.
Keywords: rural education, alternation, Covid-19, internet access, curricular organization.
Alternancia en el Grado en Educación en Contextos Rurales – Ciencias Agrarias de la UFRB: percepciones de los estudiantes sobre las actividades remotas en la pandemia
RESUMEN. Presenta y analiza los datos recogidos en la investigación de la red denominada "Educación y Escuelas Rurales en tiempos de la pandemia de Covid-19". Toma como punto analítico los 113 cuestionarios respondidos en línea, entre junio y julio de 2020, por los estudiantes del Grado en Educación en el Contexto Rural – Ciencias Agrarias de la Universidad Federal del Recôncavo da Bahia (UFRB). El objetivo es discutir posibilidades/imposibilidades en la construcción del régimen de alternancia como organización curricular de Educación Universitaria de los pueblos trabajadores del campo, aguas y bosques en el período de pandemia, dando voz a los y las estudiantes. Como resultados tenemos el perfil detallado de los encuestados en línea mediante cuestionario y sus indicaciones sobre la docencia de la Universidad en ese periodo, problematizando las (im)posibilidades del currículo en alternancia en la Educación Universitaria en la Educación en Contextos Rurales durante la pandemia del Covid-19.
Palabras clave: educación rural, alternancia, Covid-19, acceso a internet, organización curricular.
Downloads
Referências
Brasil. (2021). Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Fatos e números: famílias e filhos no Brasil. Recuperado de: https://www.gov.br/mdh/pt-br/.
Caldart, R. S. (2012). Educação do Campo. In: Caldart, R. S.; Pereira, I. B.; Alentejano, P.; Frigotto, G. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo (pp. 257-265). Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular.
DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. (2020). Nota Técnica n° 244. Educação: a pandemia da COVID-19 e o debate da volta às aulas presenciais. Recuperado de: https://www.dieese.org.br/notatecnica/2020/notaTec244covidEducacao.html.
IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. (2020). Nota Técnica n° 88. Acesso domiciliar à internet e ensino remoto durante a pandemia. Recuperado de: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10228.
Janata, N. E. (2020). Projeto de Pesquisa Educação e escolas do campo em tempos de pandemia da Covid-19. Florianópolis, SC: UFSC.
Martins, L. M. (2013). O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas-SP: Autores Associados.
Molina, M. C., Antunes-Rocha, M. I., & Martins, M. F. A. (2019). A produção do conhecimento na licenciatura em Educação do Campo: desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo. Revista Brasileira de Educação, 24, e240051. Recuperado de: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/kLbkvLHNmMNqTwYR6TW9Rym/?lang=pt.
Nobre, M. (2012). Economia feminista. In Dias, A. P., Stauffer, A. B., Moura, L. H. G., & Vargas, M. C. (Orgs.). Dicionário de Agroecologia e Educação (pp. 328-334.). São Paulo, Expressão Popular, Rio de Janeiro, EPSJV.
Saviani, D., & Galvão, A. C. (2021). Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade e Sociedade, 67, 36-49. Recuperado de: https://www.andes.org.br/img/midias/.
Saviani, D. (2011). Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados.
SEDES. Secretaria de Desenvolvimento Social. O que é o cadastro único. Recuperado de:
https://www.sedes.df.gov.br/cadastro-unico/.
UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. (2019a). Projeto Pedagógico do Curso Licenciatura (Plena) em Educação do Campo Área do Conhecimento Ciências Agrárias. Amargosa-BA: UFRB. Recuperado de:
https://www.ufrb.edu.br/cfp/images/NUGTEAC_2019/PPC.
UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. (2019b). Plano de Desenvolvimento Institucional. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Recuperado de: https://ufrb.edu.br/pdi/pdi-2019-2030.
UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.(2020a). Relatório de alunos ativos no curso. Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias/CFP – Amargosa – Licenciatura Plena. Recuperado de: https://sistemas.ufrb.edu.br/sigaa.
UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. (2020b). Portaria n. 322/2020. Suspensão de atividades acadêmicas e administrativas. Recuperado de: https://www.ufrb.edu.br/portal/normativos-coronavirus-covid-19.
UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. (2022). Infográfico UFRB 17 Anos – Sim ao Futuro. Recuperado de: https://www.ufrb.edu.br/portal/infografico-ufrb-17-anos-sim-ao-futuro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Janaine Zdebski da Silva, José Gabriel Beiginho dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).