Alternation in the Degree in Rural Education - Agrarian Sciences at UFRB: student perceptions about remote activities in the pandemic                                  

Auteurs-es

Résumé

Presents and analyzes data collected in the network research called "Education and Rural Schools in times of Covid-19 pandemic." It takes as analytical cut the 113 online questionnaires answered, between June and July 2020, by the students of the Bachelor of Rural Education course  - Agrarian Sciences of the Federal University of the Recôncavo of Bahia. The objective is to discuss possibilities/impossibilities in the construction of the alternation regime as curricular organization of the Higher Education of the working peoples of the Rural Area, of the waters and of the forests in the pandemic period, giving voice to the students. As results we have the detailed profile of the respondents of the questionnaire and their indications about the teaching of the University in that period, problematizing possibilities and impossibilities of the curriculum alternating in Higher Education of the Rural area during the pandemic of the Covid-19.

 

Keywords: rural education, alternation, Covid-19, internet access, curricular organization.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Janaine Zdebski da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB

Possui graduação em Pedagogia (2010) e Mestrado em Educação (2013) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, campus de Cascavel e Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras - Ciências Sociais e Humanidades (2020) pela Unioeste - campus de Foz do Iguaçu. É professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, no Centro de Formação de Professores, no Curso de Licenciatura em Educação do Campo em Ciências Agrárias. Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Agroecologia e Movimentos Sociais (GECA/UFRB). Atua principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Agroecologia na Educação do Campo, Educação no MST, Pedagogia Socialista, Pedagogia do Movimento, relação trabalho-educação e formação de educadores.

José Gabriel Beiginho dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB

Graduando de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Agrárias pela UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), faço parte do Grupo de Estudo GECA no CFP/UFRB (coordenado por Dra. Janaine Zdebski da Silva e Dr. Alex Vedério), Bolsista do PIBIC (com a orientadora Dra. Janaine Zdebski da Silva), formação de professor (Magistério), experiências na área de Educação como professor do Ensino Fundamental I e II. Tenho Formações complementares nas áreas de Pedagogia, Alfabetização, Mediador de Curso, Agroecologia, dentre outros. Disponho de habilidades como: ótima leitura e escrita na área de Língua Portuguesa, desfruto de uma boa oralidade e desenvoltura em apresentações, mediações em um campo de conteúdos e áreas de conhecimentos variados. Sou professor com a formação de Magistério tendo 08 anos de experiência em sala de aula, 01 ano de experiência como Diretor/Supervisor Administrativo em Secretaria Municipal de Educação, 01 ano sendo Diretor Escolar. Tenho vários cursos de Formação Continuada em áreas diversas, disfruto de uma grade aptidão para desenvolver atividades propostas, com pontualidade e profissionalismo, estando sempre à disposição para atender as demandas propostas.

Références

Brasil. (2021). Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Fatos e números: famílias e filhos no Brasil. Recuperado de: https://www.gov.br/mdh/pt-br/.

Caldart, R. S. (2012). Educação do Campo. In: Caldart, R. S.; Pereira, I. B.; Alentejano, P.; Frigotto, G. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo (pp. 257-265). Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular.

DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. (2020). Nota Técnica n° 244. Educação: a pandemia da COVID-19 e o debate da volta às aulas presenciais. Recuperado de: https://www.dieese.org.br/notatecnica/2020/notaTec244covidEducacao.html.

IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. (2020). Nota Técnica n° 88. Acesso domiciliar à internet e ensino remoto durante a pandemia. Recuperado de: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10228.

Janata, N. E. (2020). Projeto de Pesquisa Educação e escolas do campo em tempos de pandemia da Covid-19. Florianópolis, SC: UFSC.

Martins, L. M. (2013). O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas-SP: Autores Associados.

Molina, M. C., Antunes-Rocha, M. I., & Martins, M. F. A. (2019). A produção do conhecimento na licenciatura em Educação do Campo: desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo. Revista Brasileira de Educação, 24, e240051. Recuperado de: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/kLbkvLHNmMNqTwYR6TW9Rym/?lang=pt.

Nobre, M. (2012). Economia feminista. In Dias, A. P., Stauffer, A. B., Moura, L. H. G., & Vargas, M. C. (Orgs.). Dicionário de Agroecologia e Educação (pp. 328-334.). São Paulo, Expressão Popular, Rio de Janeiro, EPSJV.

Saviani, D., & Galvão, A. C. (2021). Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade e Sociedade, 67, 36-49. Recuperado de: https://www.andes.org.br/img/midias/.

Saviani, D. (2011). Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados.

SEDES. Secretaria de Desenvolvimento Social. O que é o cadastro único. Recuperado de:

https://www.sedes.df.gov.br/cadastro-unico/.

UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. (2019a). Projeto Pedagógico do Curso Licenciatura (Plena) em Educação do Campo Área do Conhecimento Ciências Agrárias. Amargosa-BA: UFRB. Recuperado de:

https://www.ufrb.edu.br/cfp/images/NUGTEAC_2019/PPC.

UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. (2019b). Plano de Desenvolvimento Institucional. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Recuperado de: https://ufrb.edu.br/pdi/pdi-2019-2030.

UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.(2020a). Relatório de alunos ativos no curso. Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias/CFP – Amargosa – Licenciatura Plena. Recuperado de: https://sistemas.ufrb.edu.br/sigaa.

UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. (2020b). Portaria n. 322/2020. Suspensão de atividades acadêmicas e administrativas. Recuperado de: https://www.ufrb.edu.br/portal/normativos-coronavirus-covid-19.

UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. (2022). Infográfico UFRB 17 Anos – Sim ao Futuro. Recuperado de: https://www.ufrb.edu.br/portal/infografico-ufrb-17-anos-sim-ao-futuro.

Téléchargements

Publié-e

2024-08-23

Comment citer

Zdebski da Silva, J., & Beiginho dos Santos, J. G. (2024). Alternation in the Degree in Rural Education - Agrarian Sciences at UFRB: student perceptions about remote activities in the pandemic                                  . Brazilian Journal of Rural Education, 9, e18522. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/article/view/18522

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ TEMÁTICO: EDUCAÇÃO DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID - 19

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s