Formação de professores de Educação Física na perspectiva da educação integral e inclusiva: intersecções possíveis a partir do PIBID-UFV

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19386

Resumo

O Programa Institucional de bolsas de Iniciação à docência (PIBID) é uma política de formação inicial de professores que traz contribuições no que tange à valorização da licenciatura e inserção de futuros professores no cotidiano escolar. Assim, o objetivo da pesquisa foi investigar como o PIBID, no âmbito do subprojeto de Educação Física (EF) da Universidade Federal de Viçosa, vem impactando a formação inicial de professores para uma futura atuação na perspectiva da Educação integral e inclusiva. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo documental. Como fonte de coleta de dados utilizamos relatórios e relatos de experiência produzidos pelos discentes no âmbito do programa. Os resultados indicam que a participação no PIBID proporciona experiências formativas importantes, como a oportunidade de atuar junto a alunos com deficiência, fomentando um olhar crítico sobre práticas pedagógicas de professores supervisores e percepções analíticas sobre barreiras arquitetônicas que limitam ou impedem a participação efetiva de alunos com deficiência nas aulas de EF. Espera-se contribuir para a reflexão acerca dos impactos do PIBID para uma formação alinhada com a educação inclusiva, permitindo uma avaliação das possibilidades e desafios do programa na formação de professores de EF.

Palavras-chave: formação de professores, educação inclusiva, programa de iniciação à docência, educação física escolar.

 

Physical Education teachers’ formation from integral and inclusive education perspective: possible intersections through PIBID-UFV                                                              

ABSTRACT. The Institutional Program of Teaching Initiation Scholarships (PIBID) is a policy for the initial training of teachers that contributes to value teaching careers and the integration of future teachers into the school environment. Thus, the objective of this research was to investigate how PIBID, within the scope of the Physical Education (PE) subproject at the Federal University of Viçosa, has been impacting the initial training of teachers for future work from the perspective of integral and inclusive education. This is a qualitative research documental type. Reports and experience analysis produced by students within the program were used as data collection sources. The results indicate that participation in PIBID provides important formative experiences, as it promotes the opportunity to work with students with disabilities, fostering a critical view of the pedagogical practices of supervising teachers and promoting an analytical view of the architectural barriers that limit or prevent the effective participation of students with disabilities in PE classes. It is expected that this research will contribute to reflection on the impacts of PIBID for teachers’ training aligned with the perspective of inclusive education, allowing an evaluation of the possibilities and challenges of the program in PE teachers’ formation.

Keywords: teacher training, inclusive education, teaching initiation program, school physical education.

 

La formación de docentes de Educación Física desde la perspectiva de la educación integral e inclusiva: posibles intersecciones a través del PIBID-UFV

RESUMEN. El Programa Institucional de Becas de Iniciación Docente (PIBID) es una política para la formación inicial de docentes que contribuye a valorar la carrera docente y la integración de los futuros docentes al ámbito escolar. Así, el objetivo de esta investigación fue investigar cómo el PIBID, en el ámbito del subproyecto de Educación Física (EF) de la Universidad Federal de Viçosa, impacta la formación inicial de docentes para el trabajo desde la perspectiva de la educación integral e inclusiva. Se trata de una investigación de tipo documental cualitativa. Como fuentes de datos se utilizaron informes y análisis de experiencias producidos por estudiantes del programa. Los resultados indican que la participación en PIBID brinda importantes experiencias formativas, promoviendo la oportunidad de trabajar con estudiantes con discapacidad, fomentando una mirada crítica sobre las prácticas pedagógicas de los docentes supervisores y una mirada analítica de las barreras arquitectónicas que limitan o impiden la participación de estudiantes con discapacidad en las clases de EF. Se espera que esta investigación contribuya a la reflexión sobre los impactos del PIBID para la formación de docentes en la perspectiva de la educación inclusiva, permitiendo evaluar posibilidades y desafíos del programa en la formación de docentes de EF.

Palabras clave: formación docente, educación inclusiva, programa de iniciación a la docencia, educación física escolar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Santos de Oliveira, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos (2007), graduação em Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos (2009), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2011) e doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2018). Membro desde 2019 da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada- SoBAMA e integrante dos seguintes grupos de pesquisa: Núcleo de estudos em Atividade Física adaptada (NEAFA/UFSCAR). Tem experiência na área de Educação Física,  atuando principalmente nos seguintes temas: Educação física escolar, Educação Inclusiva, Educação Especial, Educação Física adaptada, Dança, formação de professores.

Doiara Silva dos Santos, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Professora Adjunta do Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Viçosa. Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus-BA, 2008. Mestre em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), 2011. Doutora em Educação Física, University of Western Ontario (UWO), London, Canadá, 2015. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFV). Líder do Laboratório de Estudos Olímpicos e Socioculturais dos Esportes (LEOS). Atuou no quadro docente efetivo das seguintes instituições de ensino: Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação (2013.2 e 2014.1); Professora Assistente da Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação Física, Campus de Governador Valadares, Minas Gerais (2014-2016); Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Itapetinga (2016-2017). Foi professora Substituta da Universidade Federal do Espírito Santo (2011). Foi bolsista do programa de estudos Emerging Leaders of America (ELAP), Canadá, 2010. Pós-graduada em Estudos Olímpicos na Academia Olímpica Internacional, Olímpia, Grécia (2011). Temas de interesse: Sociologia do Esporte; Estudos Olímpicos; Esporte e Mídia; Esporte educacional; História da Educação Física e do Esporte.

Guilherme Tavares Ferreira, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Graduando em Licenciatura na Universidade Federal de Viçosa.

Referências

Alves, M. L. T., & Duarte, E. A. (2013) Exclusão nas aulas de Educação Física: fatores associados com a participação de alunos com deficiência. Movimento, 19(01) 117-137. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.32043

Barbosa, A. K. G., & Bezerra, T. M. C. (2021). Educação Inclusiva: reflexões sobre a escola e a formação docente. Ensino em perspectivas, 2(2), 1-11.

Barcelos, F. M. (2011). Acessibilidade e inclusão de deficientes físicos nas aulas de educação física no município de Sombrio (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma.

Barros, A. M. et al. (2017). PIBID no curso de Educação Física: implantação e contribuições para a formação. In Batista, J. C. F., et al (Orgs.). Linguagens: ações e contextos do Pibid/Uninove (pp. 83-96). São Paulo: Big Time.

Bartochak, Â. V., & Sanfelice, G. R. (2023). Impactos da política pública do Pibid nas trajetórias formativas de ex-bolsistas: uma revisão de literatura. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 104, e5597. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5597

Bonfat, D. L., & Silva De Sá, M. G. C. (2023) Formação inicial de professores de Educação Física numa perspectiva inclusiva: uma análise documental. Revista Cocar, 19, 1-17.

Braun, V., & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77–101. DOI: https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa

Brasil. (2010). Decreto n. 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre a estrutura regimental e o quadro demonstrativo dos cargos em comissão e das funções gratificadas do Ministério da Educação. Diário Oficial da União, seção 1.

Cardoso, C. S. (2003) Aspectos Históricos da Educação Especial: da exclusão à inclusão numa longa caminhada. Educação, 49, 137-144.

Corrêa, P. M. (2010). Elaboração de um protocolo para avaliação de acessibilidade física em escolas da educação infantil (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual Paulista, Marília.

Cupertino, J. C., Santos, D. S., & Paixão, J. A. (2024) Infraestrutura escolar e condições de trabalho docente: percepções de professores de Educação Física da cidade de Viçosa, Minas Gerais. Revista Ponto de Vista, 13(3), 1983-2656. DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.19106

Duarte, E., & Lima, S. M. T. (2003) Atividade Física para Pessoas com Necessidades Especiais: Experiências e Intervenções Pedagógicas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S. A.

De Souza Moura, D., Ferreira, R. A., da Silva Brugnhago, V., & dos Santos, M. A. (2021). A inclusão a partir da concepção dos professores supervisores do programa PIBID/Educação Física The inclusion from the conception of the supervising teachers of the PIBID/Physical Education program. Brazilian Journal of Development, 7(6), 56648-56663. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-192

Ferreira, K. M., & Feltrin, S. D. G. N. (2019). Inclusão de alunos com deficiência em escolas públicas: olhares dos bolsistas do PIBID de educação física. Criar Educação, 8(2), 72-92. DOI: https://doi.org/10.18616/ce.v8i2.2267

Gadotti, M. (2009). Educação Integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire.

Lei no 10.793, de 1º dezembro de 2003. (2003). Altera a redação do art. 26, § 3o, e do art. 92 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que "estabelece as diretrizes e bases da educação nacional", e dá outras providências. Brasília, DF. Recuperado de: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.793.htm.

Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015- 2018/2015/Lei/L13146.htm.

Mendes, E. G. (2006). A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, 11(33). DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782006000300002

Miranda, D. G. (2010). Inclusão: a acessibilidade física como fator auxiliador (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina.

Molari, M. (2011). Inclusão escolar e formação profissional em educação física: o caso das universidades no Estado do Paraná (Dissertação de Mestrado). Centro Universitário Moura Lacerda.

Moraes, R. (1999). Análise de conteúdo. Revista Educação. 22 (37) 7-32.

Moreira, et al. (2023). As ‘práticas’ e o corpo para além da educação física. Revista Brasileira De História Da Educação, 24(1), e297. DOI: https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e297

Munster, M. A. (2013). Inclusão de estudantes com deficiências em programas de educação física: adaptações curriculares e metodológicas. Revista da Sobama, 14(2). DOI: https://doi.org/10.36311/2674-8681.2013.v14n2.3612

Munster, M. A. V., Almeida, J. J. G. (2006). Um olhar sobre a inclusão de pessoas com deficiência em programas de atividade motora: do espelho ao caleidoscópio. In Rodrigues, D. (Org.). Atividade Motora Adaptada: a alegria do corpo (s./p.). São Paulo: Artes Médicas.

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID. Recuperado de: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/pibid/pibid. Acesso em: 09/08/2024.

Resolução do Conselho Nacional de Educação/CP Nº 4, de 29 de maio de 2024. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica.

Sá-Silva, J. R., Almeida, C. D., & Guindane, J. F. (2009) Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, 1(1). Recuperado de: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351/pdf.

Saviani, D. (2021). Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 12ª ed. Campinas, SP: Editora Autores associados.

Silva, C. F. M. (2020). Educação integral: caminhos possíveis para o pleno desenvolvimento da pessoa humana? (Tese de Doutorado). Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

Tripp, A., Rizzo, T., & Webbert, L. (2007) Inclusion in physical education: changing the culture. JOPERD, 78(2), 32-48. DOI: https://doi.org/10.1080/07303084.2007.10597971

Downloads

Publicado

2024-12-11

Como Citar

Santos de Oliveira, P., Silva dos Santos, D., & Tavares Ferreira, G. (2024). Formação de professores de Educação Física na perspectiva da educação integral e inclusiva: intersecções possíveis a partir do PIBID-UFV. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 9, e19386. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19386

Edição

Seção

Dossiê: Desafios e perspectivas da formação docente para o desenvolvimento de uma Educação Integral e inclusiva na contemporaneidade