Avaliação na educação infantil a partir da compressão de professoras de uma pré-escola
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15645Resumo
A avaliação na Educação Infantil (EI) é um elemento estrutural do planejamento e da prática pedagógica e está vinculado ao currículo e aos processos formativos na EI, mas existem desafios e dificuldades e equívocos na forma de sua compreensão. O artigo objetiva refletir sobre a avaliação na EI a partir da compreensão de professoras de um Pré-escolar do município de Tocantinópolis/TO. Optamos por uma abordagem de natureza qualitativa com pesquisa exploratória e bibliográfica, tendo o estudo de caso como estratégia metodológica e a aplicação de um questionário como técnica de investigação. Os resultados apontam proximidade e adequação entre a compreensão sobre avaliação das docentes investigadas aos dispositivos legais e a literatura especializada. Contudo evidencia uma abordagem genérica com expressão que sugere a existência de práticas pautadas na avaliação classificatória, seletiva e excludente. Certa fragilidade e equívoco conceitual na explicitação dos instrumentos utilizados com avaliação na EI, bem como sua importância para garantir procedimentos de acompanhamento do trabalho pedagógico e de avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação.
Palavras-chave: avaliação, educação infantil, desenvolvimento e aprendizagem infantil, práticas docentes.
Evaluation in early childhood education based on the understanding of preschool teachers
ABSTRACT. Assessment in Early Childhood Education (ECE) is a structural element of planning and pedagogical practice and is linked to the curriculum and training processes in ECE, but there are challenges, difficulties and misunderstandings in the way of understanding it. The article aims to reflect on the evaluation in EI from the understanding of preschool teachers in the city of Tocantinópolis/O. We opted for a qualitative approach with exploratory and bibliographical research, using the case study as a methodological strategy and the application of a questionnaire as an investigation technique. The results point to proximity and adequacy between the understanding about the evaluation of the investigated professors to the legal provisions and the specialized literature. However, it shows a generic approach with an expression that suggests the existence of practices based on classifying, selective and excluding evaluation. A certain fragility and conceptual misunderstanding in the explanation of the instruments used with evaluation in ECE, as well as their importance to guarantee procedures for monitoring the pedagogical work and evaluating the development of children, with no objective of selection, promotion or classification.
Keywords: assessment, early childhood education, child development and learning, teaching practices.
Evaluación en educación infantil a partir de la comprensión de docentes de preescolar
RESUMEN. La evaluación en Educación Infantil (EPI) es un elemento estructural de la planificación y de la práctica pedagógica y está vinculada al currículo y procesos formativos en ECE, pero existen desafíos, dificultades y malentendidos en la forma de entenderla. El artículo tiene como objetivo reflexionar sobre la evaluación en IE a partir de la comprensión de docentes de preescolar en la ciudad de Tocantinópolis/O. Optamos por un enfoque cualitativo con investigación exploratoria y bibliográfica, utilizando el estudio de caso como estrategia metodológica y la aplicación de un cuestionario como técnica de investigación. Los resultados apuntan a la proximidad y adecuación entre la comprensión sobre la evaluación de los profesores investigados a las disposiciones legales y la literatura especializada. Sin embargo, muestra un enfoque genérico con una expresión que sugiere la existencia de prácticas basadas en la evaluación clasificadora, selectiva y excluyente. Cierta fragilidad y malentendido conceptual en la explicación de los instrumentos utilizados con la evaluación en ECE, así como su importancia para garantizar procedimientos de seguimiento del trabajo pedagógico y evaluación del desarrollo de los niños, sin fines de selección, promoción o clasificación.
Palabras clave: evaluación, educación infantil, desarrollo y aprendizaje infantil, prácticas docentes.
Downloads
Referências
Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Brasília, DF: Senado Federal. Recuperado de: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 23 jul. 2022.
Brasil. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). LDB, 9394/1996. Brasília-DF. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acessado em: 10 de junho de 2022.
Brasil (2009). Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Básica. Resolução no 5, de 17/12/2009 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb005_09.pdf. Acesso em: 10 de maio de 2022.
Brasil (1998). Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Vol. 1. Brasília, MEC/SEF,. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. Acesso em: 13 de jul. de 2022
Brasil (2017). Ministério da educação. Base Nacional Comum Curricular. Recuperado de: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdfOL Acesso em: 20 de jul. de 2021.
Campos, M. M. (2014). Políticas educativas e avaliação na infância no Brasil. In Guimarães, M. C., Cardona, J. M., & Oliveria, D. R. (Orgs.). Fundamentos e práticas da avaliação na educação infantil (s./p.). Porto Alegre: Mediação.
Corsino, P. (2021). Movimentos Avaliativos na e da Educação Infantil. Dossiê- Desafios da Avaliação na e da Educação Infantil. Educar em Revista, 37, e83539. https://doi.org/10.1590/0104-4060.83539
Didonet, V. (2012). A avaliação na e da Educação Infantil. Brasília: Ministério Público. Recuperado de: http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/Educacao/Doutrina. Acesso: 15 mar. 2022.
Fullgraf, J., & Wiggers, V. (2014). Educação infantil: projetos e práticas pedagógicas. Brasília: Liber Livros.
Guimarães, M. C., Cardona, J. M., & Oliveria, D. R. (Orgs.). (2014). Fundamentos e práticas da avaliação na educação infantil. Porto Alegre: Mediação.
Hoffmann, J. (2013). Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Editora Mediação.
Hoffmann, J. (1996). Avaliação na pré- escola: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Mediação.
Hoffmann, J. (2012). Avaliação e educação infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Mediação,
Luckesi, C. C. (2011). Avaliação da Aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez Editora.
Oliveria, Z. R. (2005.). Educação Infantil: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez Editora.
Oliveira, D. R., & Guimarães, M. C. (2014). Estudos sobre avaliação na/da educação infantil: tendências das pesquisas e das práticas brasileiras (1996-2011). In Guimarães, M. C., Cardona, J. M., & Oliveria, D. R. (Orgs.). Fundamentos e práticas da avaliação na educação infantil (s./p.). Porto Alegre: Mediação.
Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2017). Fundamentos de Metodologia Científica. 8ª ed. São Paulo: Editora Atlas S/A.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Zanadréya Marinho Sodré , Joedson Brito dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).