O Ensino da Matemática no contexto da Educação do Campo: limites e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15983Resumo
O presente artigo aborda a necessária e contextualizada relação pedagógica entre o ensino da matemática e a realidade do campo. Corresponde a uma síntese da revisão de literatura realizada para um estudo de Mestrado em Educação, na Linha Educação em Ciências e Educação Matemática. A pesquisa propõe uma análise comparativa entre as práticas pedagógicas de matemática, reveladas por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola do campo em Diamantino/MT, e os textos que normatizam essa realidade, como orientações curriculares e outros materiais de apoio pedagógico. O referencial teórico compreende uma literatura sobre os temas Educação Matemática, Educação do Campo e Educação Matemática do Campo. Este artigo está organizado em três eixos: 1. Uma breve contextualização entre educação do campo e educação matemática; 2. Uma leitura do Marco Legal da Educação do Campo e do Currículo e 3. O professor reflexivo e a prática pedagógica no Campo. Destaca-se a importância da prática pedagógica contextualizada para um ensino significativo, sendo fundamental repensar a atuação do professor das Escolas do Campo, desmistificando o ensino da matemática e valorizando os saberes camponeses, na busca por uma formação de cidadãos conscientes e capazes de transformar sua realidade.
Palavras-chave: educação matemática, educação do campo, práticas pedagógicas, currículo.
The teaching Mathematics in the context of Rural Education: limits and possibilities
ABSTRACT. This article aims to analyze the necessary pedagogical and contextualized relationship between the teaching of mathematics and the reality of the countryside and corresponds to a synthesis of the literature review carried out for a Master's study in Education, in the Research Line Education in Science and Mathematics Education. The research proposes a comparative analysis between the pedagogical practices of mathematics, revealed by teachers in the early years of Elementary School, from a countryside school in Diamantino/MT, and the texts that regulate this reality, such as curricular guidelines and other pedagogical support materials. The theoretical framework comprises a literature on Mathematics Education, Rural Education and Field Mathematics Education. This article is organized in three axes: 1. A brief contextualization between rural education, and mathematics education; 2. A reading of the Legal Framework for Rural Education and the Curriculum and 3. The reflective teacher and pedagogical practice in the field. The importance of contextualized pedagogical practice for meaningful teaching is highlighted, and it is fundamental to rethink the role of the teacher in the countryside schools, demystifying the teaching of mathematics and valuing peasant knowledge, in the search for the formation of conscious citizens capable of transforming their reality.
Keywords: mathematics education, rural education, pedagogical practices, curriculum.
La enseñanza de la Matemática en el contexto de la Educación del Campo: límites y posibilidades
RESUMEN. El presente artículo aborda la necesaria y contextualizada relación pedagógica entre la enseñanza de la matemática y la realidad del campo. Corresponde a una síntesis de la revisión bibliográfica realizada para un estudio de Maestría en Educación, en la Línea Educación en Ciencias y Educación Matemática. La investigación propone un análisis comparativo entre las prácticas pedagógicas de la matemática, indicadas por docentes de los años iniciales de la Enseñanza Fundamental, de una escuela del campo de Diamantino/MT, y los textos que regulan esa realidad, tales como orientaciones curriculares y otros materiales de apoyo pedagógico. El marco teórico corresponde a la literatura sobre los temas Educación Matemática, Educación del Campo y Educación Matemática del Campo. Este artículo está organizado en tres ejes: 1. Una breve contextualización entre la educación del campo y la educación matemática; 2. Una lectura del Marco Legal de la Educación Rural y del Currículo y 3. El docente reflexivo y la práctica pedagógica en el campo. Se destaca la importancia de la práctica pedagógica contextualizada para la enseñanza significativa, de manera que es fundamental repensar el papel del docente en las Escuelas del Campo, desmitificando la enseñanza de la matemática y valorizando los saberes del campo, en la búsqueda de la formación de ciudadanos conscientes capaces de transformar su realidad.
Palabras clave: educación matemática, educación del campo, prácticas pedagógicas, currículo.
Downloads
Referências
Andrade, P. M. F. (2020). Educação matemática: uma experiência da escola do campo. Revista Educação, Artes e Inclusão, 16(1), 82-99. https://doi.org/10.5965/1984317816012020082
Borba, M., & Santos, S. (2005). Educação matemática: propostas e desafios. Eccos, 7(2), 229-516. https://doi.org/10.5585/eccos.v7i2.418
Brasil. Lei De Diretrizes e Bases da Educação Brasileira - (LDB 9.394/96). Recuperado de: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/109224/lei-de-diretrizes-e-bases-lei-9394-96. Acesso em 26 ago. 2022.
Brasil. Decreto Nº 7.352, de 4 De Novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. 2010. Recuperado de: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/1025597/decreto-7352-10. Acesso em 26 ago. 2022.
Brasil. Saeb (2019). Relatório de resultados do Saeb 2019/ Volume 1/ 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e séries finais do Ensino Médio. 2019. Recuperado de: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb/resultados. Acesso em 26. ago. 2022.
Caldart, R. S. (2002). Por uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. Por uma Educação do Campo: identidade e políticas públicas. Caderno 4. Brasília/DF. Recuperado de: https://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/livros-diversos/educacao-do-campo-identidade-e-politicas-publicas.pdf. Acesso em: Acesso em 26. ago. 2022.
Cruz, J. S. Z., & Szymanski, M. L. S. (2012). O ensino da matemática nas escolas do campo por meio da Metodologia da Mediação Dialética. Práxis Educativa, 7(2), 455-465. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0007
D’Ambrósio, U. (2002). Elo entre as tradições e Modernidade (2ª Ed.). Belo Horizonte, BH: Autentica.
¬¬D’Ambrósio, U. (2004). Etnomatemática e Educação. In Knijnik, G., Wanderer, F., & Oliveira, C. J. (Orgs.). Etnomatemática: currículo e formação de professores (pp. 39-52). Santa Cruz do Sul, RS: Edunisc.
Fiorentini, D. (2005). Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática: investigando e teorizando a partir da prática. Campinas, SP: Musa Editora.
Freire, P. (1996). Educação como prática da liberdade. (22a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.
Gamboa, S. S. (2018). Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 3. ed. rev., atualizada e ampliada Chapecó/SC: Argos.
Gil, A. C. (2008.). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª Edição. São Paulo: Atlas.
Gomes, M. J. S. (2019). Práticas educativas da educação do campo na escola Estadual Madre Cristina, assentamento Roseli Nunes (Dissertação de Mestrado). Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres-MT. Recuperado de: http://portal.unemat.br/media/files/PPGEdu/MARIA%20JOSE%CC%81%20DE%20SOUZA%20GOMES.pdf. Acesso em: 11. set.2022.
Guareschi, P. (2010). Teoria Crítica In Streck, D. R., Redin, E., & Zitkoski, J. J. (Orgs.). Dicionário Paulo Freire (2a ed.). (pp. 394-395). Belo Horizonte, BH: Autêntica Editora.
Hage, S. A. M., Silva, H. S. A., Lima, I. M. S., & Souza, D. D. L. (2022). Políticas de educação do campo em um cenário de desmonte das conquistas dos movimentos sociais. Em Aberto, 35(113), 188-205. https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.35i113.5107
Knijnik, G. (2004). Etnomatemática e politicidade da Educação Matemática. In Anais do Congresso Brasileiro de Etnomatemática, Natal, RN. Recuperado de: http://www2.fe.usp.br/~etnomat/site-antigo/anais/GelsaKnijnik.html. Acesso em: 11. set.2022.
Lima, A. S., & Lima, I. M. S. (2013). Educação matemática e educação do campo: Desafios e possibilidades de uma articulação. Em Teia – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, 4(3), 1-10.
Molina, M. C., & Freitas, H. C. (2011). Avanços e Desafios na Construção da Educação do Campo. Abreu em Aberto, 24(85), 17-31.
Pacheco, L. M. D. (2010). Camponês In Streck, D. R., Redin, E., & Zitkoski, J. J. (Orgs.). Dicionário Paulo Freire (pp. 64-65). (2a ed.). Belo Horizonte, BH: Autêntica Editora.
Romão, J. E. (2010). Ontologia (Freiriana) In Streck, D. R., Redin, E., & Zitkoski, J. J. (Orgs.). Dicionário Paulo Freire (pp. 292-294). (2a ed.). Belo Horizonte, BH: Autêntica Editora.
Rossato, R. (2010). Práxis. In Streck, D. R., Redin, E., & Zitkoski, J. J. (Orgs.). Dicionário Paulo Freire (pp. 325-327). (2. Ed). Belo Horizonte: Autêntica. Autêntica.
Streck, D. R. Rigor/Rigorosidade In Streck, D. R., Redin, E., & Zitkoski, J. J. (Orgs.). Dicionário Paulo Freire (pp. 362-363). (2a ed.). Belo Horizonte, BH: Autêntica Editora.
Tardif, M., & Moscoso, J. N. (2018). A Noção de Profissional Reflexivo na Educação: Atualidade, usos e limites. Cadernos de Pesquisa, 48(168), 388-411. https://doi.org/10.1590/198053145271
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gasiele Leal Martins, Sueli Fanizzi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).