Gestão democrática: experiências de práticas de gestores em escolas de educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15376

Resumo

O artigo tem o objetivo de analisar as experiências de práticas de gestão democrática em escolas de educação básica, desenvolvidas por gestores escolares. A abordagem metodológica utilizada na pesquisa foi a qualitativa, em relação ao objeto de estudo, sendo classificada como pesquisa de campo. Evidenciou-se a importância do papel da gestão escolar como mediadora. A participação do todo gera autonomia em cada sujeito, propiciando a tomada de decisão de forma coletiva. Esses resultados contribuem para estimular a democratização da educação para e pela democracia por meio de uma gestão democrática, bem como para repensar a formação de gestores escolares.

Palavras-chave: gestão democrática, democracia, experiências, comunidade escolar, gestão escolar.

 

Democratic management: experiences of management practices in basic education schools

ABSTRACT. The article aims to analyze the experiences of democratic management practices in basic education schools, developed by school managers. The methodological approach used in the research was qualitative and in relation to the object of study it was classified as field research. The importance of the role of school management as a mediator was highlighted. The participation of the whole generates autonomy in each subject, providing collective decision-making. These results contribute to encourage the democratization of education for and through democracy through democratic management, as well as to rethink the training of school managers.

Keywords: democratic management, democracy, experiences, school community, school management.

 

Gestión democrática: experiencias de prácticas gerenciales en escuelas de educación básica 

RESUMEN El artículo tiene como objetivo analizar las experiencias de prácticas de gestión democrática en escuelas de educación básica, desarrolladas por gestores escolares. El enfoque metodológico utilizado en la investigación fue cualitativo y en relación al objeto de estudio se catalogó como investigación de campo. Se destacó la importancia del papel de la dirección escolar como mediador. La participación del conjunto genera autonomía en cada sujeto, facilitando la toma de decisiones colectiva. Estos resultados contribuyen a incentivar la democratización de la educación para y por la democracia a través de la gestión democrática, así como a repensar la formación de directivos escolares.

Palabras clave: gestión democrática, democracia, experiencias, comunidad escolar, gestión escolar.

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Biografia do Autor

Juliane Bonez, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Mestra em Educação -UFFS/Erechim. Coordenadora Regional de Educação- 15ªCRe- Erechim. Graduada em Letras- Licenciatura Plena-UFSM. Proficiente pelo Instituto Cervantes em POA nível intermediário. Pós- graduada em Metodologia do Ensino em Língua Estrangeira- FIVR/SP e Gestão Escolar -UFFS/Erechim. Professora pública estadual. Atuou na Secretaria Municipal de Educação de Erechim: 2009 a 2012 como Diretora Administrativo Educacional; de 2012 até 31/03/2016, Secretária Municipal de Educação, Adjunta; de abril a novembro de 2016 foi Secretária Municipal de Educação de Erechim e Presidente do CONSEME /AMAU ( Conselhos dos Secretários Municipais de Educação da Região do Alto Uruguai), . Participou como membro integrante do Conselho Municipal de Educação no período de maio de 2012 a maio de 2013. Membro do Conselho Comunitário da Universidade Federal da Fronteira Sul campus Erechim e Conselho de campus da URI- campus Erechim. Coordenou a construção do Plano Municipal de Educação (2015) no Município de Erechim. Faz parte do Fórum Municipal de Educação. Professora Estadual desde 1998. Integra grupo de Pesquisa -UFFS /Erechim: Indicadores de práticas de gestão democrática no âmbito de educação básica a partir das avaliações em larga escala e GEPED- estudos e pesquisa da educação democrática.

Almir Paulo dos santos, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

- Possui Graduação em Filosofia e Habilitação em História e Psicologia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - FAFIMC (1996), Especialização em Filosofia e Sociologia - FAI (2005), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2009), Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2012) e Pós-doutor em Educação pela Universidade do Vale dos Rios dos Sinos - UNISINOS (2018), com foco nas temáticas: Indicadores de Práticas de Gestão Democrática, Gestão Escolar e Avaliação em Larga Escala. Professor do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Educação - UFFS. Exerce a docência e orienta e na Graduação exerce a docência na área de Políticas Educacionais e Currículo e orienta trabalhos de conclusão. Coordenador do projeto de pesquisa: Indicadores de Práticas de Gestão Democrática no Âmbito da Educação Básica a partir das Avaliações em Larga Escala (CNPq). Tem experiência na área de Políticas Educacionais, Leis de Sistema Municipal de Ensino, Avaliação e Gestão Democrática, Filosofia da Educação. Eixos temáticos de investigação: Educação Natural em Rousseau, ensino de Filosofia, metodologia científica, avaliação em larga escala e gestão. Algumas produções estão disponíveis https://orcid.org/0000-0002-9283-3178

Moises Marques Prsybyciem, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Possui graduação em Licenciado em Química pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2010), mestre (2015) e doutor (2022) em Ensino de Ciência e Tecnologia pela UTFPR. Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da UFFS. Foi professor de Química na Educação Básica (2008-2016). Tem experiência na área de Educação/Ensino, com ênfase em formação de professores, Ensino de Química/Ciências, educação do campo, alfabetização científico-tecnológica, ativismo sociocientífico e Educação CTS. Possui interesse na pesquisa de temáticas relativas à interdisciplinaridade na área de Ensino de Ciências da Natureza. Integrante dos grupos de pesquisa: GRUPO DE PESQUISA EM CIÊNCIA, EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SOCIEDADE-CETS (UTFPR); Grupo de Investigações em Ciência, Educação e Tecnologia (GICET) (UFFS); e, Grupo de Estudo e Pesquisa Educação e Democracia - GEPED (UFFS).

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Publicado

2023-10-21

Como Citar

Bonez, J., Paulo dos santos, A., & Prsybyciem, M. M. (2023). Gestão democrática: experiências de práticas de gestores em escolas de educação básica. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 8, e15376. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15376

Edição

Seção

DOSSIÊ – POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES