Gestão democrática: experiências de práticas de gestores em escolas de educação básica
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15376Resumo
O artigo tem o objetivo de analisar as experiências de práticas de gestão democrática em escolas de educação básica, desenvolvidas por gestores escolares. A abordagem metodológica utilizada na pesquisa foi a qualitativa, em relação ao objeto de estudo, sendo classificada como pesquisa de campo. Evidenciou-se a importância do papel da gestão escolar como mediadora. A participação do todo gera autonomia em cada sujeito, propiciando a tomada de decisão de forma coletiva. Esses resultados contribuem para estimular a democratização da educação para e pela democracia por meio de uma gestão democrática, bem como para repensar a formação de gestores escolares.
Palavras-chave: gestão democrática, democracia, experiências, comunidade escolar, gestão escolar.
Democratic management: experiences of management practices in basic education schools
ABSTRACT. The article aims to analyze the experiences of democratic management practices in basic education schools, developed by school managers. The methodological approach used in the research was qualitative and in relation to the object of study it was classified as field research. The importance of the role of school management as a mediator was highlighted. The participation of the whole generates autonomy in each subject, providing collective decision-making. These results contribute to encourage the democratization of education for and through democracy through democratic management, as well as to rethink the training of school managers.
Keywords: democratic management, democracy, experiences, school community, school management.
Gestión democrática: experiencias de prácticas gerenciales en escuelas de educación básica
RESUMEN El artículo tiene como objetivo analizar las experiencias de prácticas de gestión democrática en escuelas de educación básica, desarrolladas por gestores escolares. El enfoque metodológico utilizado en la investigación fue cualitativo y en relación al objeto de estudio se catalogó como investigación de campo. Se destacó la importancia del papel de la dirección escolar como mediador. La participación del conjunto genera autonomía en cada sujeto, facilitando la toma de decisiones colectiva. Estos resultados contribuyen a incentivar la democratización de la educación para y por la democracia a través de la gestión democrática, así como a repensar la formación de directivos escolares.
Palabras clave: gestión democrática, democracia, experiencias, comunidad escolar, gestión escolar.
Downloads
Referências
Dewey, J. (2007). Democracia e educação. Lisboa: Didáctica Editora.
Dewey, J. (2010). Experiência e educação. Petrópolis: Vozes.
Freire, P. (2002). Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra.
Jacomini, M. A., Perrella, C. S. S. A., Alencar, F., & Stoco, S. (2022). Gestão (não) democrática na política educacional do estado de São Paulo – 1995-2018. Rev. bras. Estud. pedagog., 103(263), 117-137. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i263.4975
Libâneo, J. C., Oliveira, J. F., & Toschi, M. S. (2012). Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez.
Lima, L. C. (2018). Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública? Educar em Revista, 34(68) 15-28. https://doi.org/10.1590/0104-4060.57479
Lima, L. C. (2014). A gestão democrática das escolas. Educação & Sociedade, Campinas, 35(129), 1067-1083. https://doi.org/10.1590/ES0101-73302014142170
Lüdke, M., & André, M. E. D. A. (1986). Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.
Massena, J. H., & Luce, M. B. (2018). Diretores das Escolas Estaduais do Rio Grande do Sul: um retrato possível. Jornal de Políticas Educacionais, 12(8). https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.58595
Oliveira, D. A. (2015). Nova gestão pública e governos democrático-populares: contradições entre a busca da eficiência e a ampliação do direito à educação. Educ. Soc., 36(132), 625-646. https://doi.org/10.1590/ES0101-73302015152440
Pavan, R., & Lima, L. C. (2020). Por uma educação democrática, pública e da decisão: entrevista com Licínio C. Educação em Revista(36). https://doi.org/10.1590/0102-4698219832
Santos, A. P. S., Viscarra, S. P., & Soligo, V. (2021). Indicadores e práticas de gestão democrática no âmbito da educação básica municipal e as avaliações em larga escala. Curitiba, Appres. https://doi.org/10.24824/978652510554.3
Souza, Â. R. (2019). As condições de democratização da gestão da escola pública brasileira. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 27(103), 271-290. https://doi.org/10.1590/s0104-40362018002601470
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Juliane Bonez, Almir Paulo dos santos, Moises Marques Prsybyciem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).