Projeto Político Pedagógico: um olhar para a educação inclusiva no campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14845

Palavras-chave:

Educação do Campo, Inclusão Escolar, Educação Básica, Análise Documental

Resumo

O Projeto Político Pedagógico (PPP) caracteriza-se por ser o documento orientador da prática pedagógica na escola, carregando consigo uma intencionalidade e contribuindo para a criação da identidade escolar. Este estudo tem por objetivo identificar as perspectivas de educação inclusiva e educação do campo presentes nos PPP’s das escolas localizadas no campo do município de Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, caracterizada quanto aos objetivos como exploratória e descritiva e quanto aos procedimentos como uma pesquisa documental. A pesquisa foi desenvolvida em 10 escolas localizadas no campo, sendo 6 municipais e 4 estaduais. Quanto aos resultados, avanços são observados, como as adaptações metodológicas e avaliativas com vistas a promover uma educação inclusiva. No entanto, as perspectivas de educação do campo e escola do campo ainda carecem de maior atenção, pois estão presentes em uma minoria de PPP’s, evidenciando a pouca visibilidade dada ao tema. Por fim, conclui-se que o PPP, enquanto documento orientador, tem o papel de estabelecer e contemplar as especificidades da comunidade escolar, potencializando a relação entre o ambiente escolar e a valorização do campo, sem impor um método educacional escolar padronizado.

Palavras-chave: educação do campo, inclusão escolar, educação básica, análise documental.

 

Pedagogical Political Project: a look for inclusive education in the countryside                                                       

ABSTRACT. The Pedagogical Political Project (PPP) is characterized by being the guiding document of pedagogical practice at school, carrying with it an intention and contributing to the creation of school identity. This study aims to identify the perspectives of inclusive education and rural education present in the PPPs of schools located in the countryside of the municipality of Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brazil. This is a study with a qualitative approach, characterized in terms of objectives as exploratory and descriptive and in terms of procedures as a documentary research. The research was developed in 10 schools located in the countryside, being 6 municipality and 4 state. As for the results, advances are observed, such as methodological and evaluative adaptations with a view to promoting inclusive education. However, the perspectives of rural education and rural schools still need more attention, as they are present in a minority of PPPs, evidencing the little visibility given to the theme. Finally, it is concluded that the PPP as a guiding document has the role of establishing and contemplating the specificities of the school community, enhancing the relationship between the school environment and the appreciation of the countryside, without imposing a standardized school educational method.

Keywords: rural education, school inclusion, basic education, document analysis.

 

Proyecto Político Pedagógico: una mirada a la educación inclusiva en el campo

RESUMEN. El Proyecto Político Pedagógico (PPP) se caracteriza por ser el documento rector de la práctica pedagógica en la escuela, llevando consigo una intencionalidad y contribuyendo a la creación de la identidad escolar. Este estudio tiene como objetivo identificar las perspectivas de educación inclusiva y educación rural presentes en los PPP de las escuelas ubicadas en el interior del municipio de Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil. Se trata de un estudio con enfoque cualitativo, caracterizado en cuanto a los objetivos como exploratorio y descriptivo y en cuanto a los procedimientos como una investigación documental. La investigación se desarrolló en 10 escuelas ubicadas en el interior, siendo 6 municipales y 4 estatales. En cuanto a los resultados, se observan avances, como adecuaciones metodológicas y evaluativas con miras a promover la educación inclusiva. Sin embargo, las perspectivas de la educación rural y de las escuelas rurales todavía necesitan más atención, ya que están presentes en una minoría de los PPP’s, lo que evidencia la poca visibilidad que se le da al tema. Finalmente, se concluye que el PPP como documento rector tiene el papel de establecer y contemplar las especificidades de la comunidad escolar, potenciando la relación entre el ambiente escolar y la valorización del campo, sin imponer un método educativo escolar estandarizado.

Palabras clave: educación rural, inclusión escolar, educación básica, análisis documental.

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Biografia do Autor

Tatiane Motta Da Costa e Silva, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Especialista em Saúde Mental Coletiva, Unipampa. Especialista em História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena, Unipampa. Mestre em Educação em Ciência, Unipampa. Atualmente é Doutoranda em Educação em Ciências, Unipampa. 

Rodrigo de Souza Balk, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Fisioterapeuta graduado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Ciências Biológicas: Neurociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica, UFSM. Atualmente é professor associado com dedicação exclusiva da Universidade Federal do Pampa na área de Fisioterapia. Tutor PET MEC do Programa Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PISC). 

Mylena Francini da Rosa, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Graduanda em Fisioterapia pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Uruguaiana/RS. Atualmente é bolsista do Programa de Educação Tutorial Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PET PISC).

Joana dos Santos da Silva Corbette, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PET PISC).

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Publicado

2023-10-21

Como Citar

Da Costa e Silva, T. M., Balk, R. de S., Rosa, M. F. da, & Corbette, J. dos S. da S. (2023). Projeto Político Pedagógico: um olhar para a educação inclusiva no campo. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 8, e14845. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14845

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