A influência do neoliberalismo na educação em tempos de globalização
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15335Resumo
As políticas neoliberais atualmente têm se intensificado por meio do seu poder de atuação em escala mundial, de modo a direcionar, sobretudo, as mudanças no campo econômico, político, social e, inclusive, cultural de diversos países. No Brasil, por exemplo, estas orientações impactam, de forma direta, diversos setores, entre eles o da educação. A práxis educativa, por vezes sofre influências nas propostas de programas relativos ao governo, bem como nas políticas educacionais, pois estas além de incorporarem essas orientações, também são capazes de estabelecer regulamentações no que diz respeito ao campo legal. O objetivo central dessa pesquisa consiste em fomentar discussão em relação ao Neoliberalismo e ao planejamento educacional em tempos de retrocesso, considerando a globalização e a reestruturação do capitalismo. Para a sua realização recorreu-se a uma abordagem teórica que explorasse o tema tendo como principais autores, Bordignon (2014), Fernandes (1976); Ferreira (2021), Freitas (2012), Bobbio (2000) dentre outros, que contemplaram a temática supracitada. O neoliberalismo trouxe consigo uma série de problemas, pois com a exarcebação da tendência capitalista e mercantilização universal tudo é transformado em mercadoria, inclusive a educação.
Palavras-chave: neoliberalismo, educação, globalização.
The influence of neoliberalism on education in times of globalization
ABSTRACT. Neoliberal policies have currently intensified through their power of action on a global scale, in order to direct, above all, changes in the economic, political, social and even cultural fields of several countries. In Brazil, for example, these guidelines directly impact several sectors, including education. Educational praxis is sometimes influenced by proposals for programs related to the government, as well as educational policies, as these, in addition to incorporating these guidelines, are also capable of establishing regulations with regard to the legal field. The main objective of this research is to promote discussion in relation to Neoliberalism and educational planning in times of regression, considering globalization and the restructuring of capitalism. For its realization, a theoretical approach was used to explore the theme, having as main authors, Bordignon (2014), Fernandes (1976); Ferreira (2021), Freitas (2012), Bobbio (2000) among others, which covered the aforementioned theme. Neoliberalism brought with it a series of problems, because with the exacerbation of the capitalist tendency and universal commodification, everything is transformed into merchandise, including education.
Keywords: neoliberalism, education, globalizatio.
La influencia del neoliberalismo en la educación en tiempos de globalización
RESUMEN. Las políticas neoliberales en la actualidad se han intensificado por su poder de acción a escala global, para dirigir, sobre todo, cambios en los campos económico, político, social e incluso cultural de varios países. En Brasil, por ejemplo, estas directrices impactan directamente en varios sectores, incluido el educativo. La praxis educativa en ocasiones se ve influida por propuestas de programas relacionados con el gobierno, así como de políticas educativas, ya que estas, además de incorporar estos lineamientos, también son capaces de establecer normas en lo que se refiere al campo legal. El objetivo principal de esta investigación es promover la discusión en relación al Neoliberalismo y la planificación educativa en tiempos de regresión, considerando la globalización y la reestructuración del capitalismo. Para su realización, se utilizó un abordaje teórico para explorar el tema, teniendo como autores principales, Bordignon (2014), Fernandes (1976); Ferreira (2021), Freitas (2012), Bobbio (2000) entre otros, que abordaron el tema mencionado. El neoliberalismo trajo consigo una serie de problemas, pues con la agudización de la tendencia capitalista y la mercantilización universal, todo se transforma en mercancía, incluida la educación.
Palabras clave: neoliberalismo, educación, globalización.
Downloads
Referências
Almeida, M. D. (2009). Neoliberalismo, privatização e desemprego no Brasil (1980-1999). Campinas, SP: [s. n.].
Bobbio, N. (2000). Direito e Estado no pensamento de Emmanuel Kant. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Brasília: Editora da UnB.
Bordignon, G. (2014). Caminhar da educação brasileira: muitos planos, pouco planejamento. In Planos de Educação no Brasil: planejamento, políticas, práticas. São Paulo: Edições Loyola.
Chaui, M. (2007). Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. São Paulo: Cortez.
Chesnais, F (1995). A globalização e o curso do capitalismo no fim-de-século. Economia e Sociedade, 5.
Dardot, P., & Laval, C. (2016). A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo.
Dias, Y. A. (2020). Prefácio. In Coronavírus e crise do capital: impactos aos trabalhadores e à natureza. Recurso digital. Goiânia-GO: Editora Phillos Academy.
Dourado, L. F. (2013). A escolha de dirigentes escolares: políticas e gestão da educação no Brasil. In Ferreira, N. S. C. (Org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios (pp. 77-95). 8ª ed. São Paulo: Cortez.
Ferreira, M. (2021). Quem tem medo do neoliberalismo? São. Revista Estado da Arte. https://estadodaarte.estadao.com.br/neoliberalismo-debate-mano-ferreira/
Ferreira, G. C., Almeida, G. M., & Santos, V. S. (2020). Investidura neoliberal no brasil: desdobramentos das políticas educacionais (2016 a 2019). São Paulo. Editora Phillos Academy.
Fernandes, F. (1976). Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. 2ª edição, Rio de Janeiro, Zahar Editores.
Freitas, L. C. (2012). Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Revista Educação & Sociedade, 33(119), 379-404. https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000200004
Frigotto, G. (2005). Escola pública brasileira na atualidade: lições da história. Campinas: Autores Associados.
Giddens, A. (2005). A terceira via: reflexões sobre o impasse político atual e o futuro da socialdemocracia. Rio de Janeiro: Record.
Harvey, D. (2008). O neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Loyola.
Hobsbawn, E. J. (1982). A era das revoluções (1789-1848). Rio de Janeiro, Paz e Terra.
Hobsbawn, E. J. (1982). A era do Capital (1848-1875). Rio de Janeiro, Paz e Terra.
Lima, T. C., & Mioto, R. C. T. (2007) Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. katálysis [online], 10. https://doi.org/10.1590/S1414-49802007000300004
Marrach, S. (1996). Neoliberalismo e educação. São Paulo: editora Cortez.
Minayo, M. C. de S. (org.) (2010). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes.
Miranda, M. G (2020). O neoliberalismo como ofensiva neoconservadora à educação brasileira. Inter – Ação, 45(1), 1-15. https://doi.org/10.5216/ia.v45i1.62691
Moraes, R. C. (2001). Neoliberalismo - de onde vem, para onde vai? São Paulo: Editora Senac.
Netto, J. P., & Braz, M. (2006). Economia política: uma introdução crítica. São Paulo, Cortez.
Netto, J. P., & Braz, M. (2006). O imperialismo e 0 capitalismo contemporâneo. Economia política: uma introdução crítica. São Paulo: Cortez.
Oliveira, F. (1995). Neoliberalismo à brasileira. In Sader, E., & Gentille, P. (Orgs.). Pós-Neoliberalismo: As políticas sociais e o Estado democrático (pp. 24-28). Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Peroni, V. M. V. (2003). Política educacional e papel do Estado no Brasil dos anos 90. São Paulo: Xamã.
Saad Filho, A. (2011). Crise no neoliberalismo ou crise do neoliberalismo? Crítica e Sociedade: revista de cultura política, 1(3), 6-19.
Saad Filho, A. (2015). Neoliberalismo: uma análise marxista. Marx e o Marxismo, 3(4), 58-72.
Santos Neto, A., B., & Cancel, J. J. C. (2020). Neoliberalismo, Neofascismo e Pandemia– Goiânia-GO: Editora Phillos Academy.
Silva. R. T. (2017). Políticas sociais no brasil: do neoliberalismo ao governo Temer. São Paulo. Editora Phillos.
Souza, J. S. Santos, S. N. (2020). Neoliberalismo e Políticas Sociais. São Paulo. Editora Phillos.
Scaff, E. A. S., & Oliveira, M. S., & Lima, S. (2018). O planejamento educacional frente às fragilidades do processo democrático brasileiro. ETD-Educação Temática Digital. São Paulo.
Wood, E. M. (2010). Democracia contra capitalismo: a renovação do materialismo histórico. Tradução de Paulo Cezar Castanheira. São Paulo: Boitempo.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Meire Lúcia Andrade da Silva, Lúcia Maria de Assis, Suely Pereira de Sousa, Joicy Mara Rezende Rolindo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).