A peleja por educação pública no contexto da Pandemia: reacendendo e alargando tramas
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10835Palavras-chave:
education as a space for political struggle, educational policy, education management, democracy, Tocantins.Resumo
Problematiza-se como tem sido o desfecho da pandemia do novo coronavírus para a educação pública no país e no Tocantins, tendo a educação como campo de lutas com seus atores impondo suas opções políticas e arbitrários culturais e suas legítimas categorias de percepção e apreciação. Busca-se, em geral, discutir como essa conjuntura tem influenciado a educação pública, assim como, a partir daí, pensar em possibilidades abertas para essa educação. Assenta-se em análises bibliográficas, documentais e de hipertextos. A conjuntura reacende a discussão a respeito da não prioridade da educação pelo Estado e desnuda que o liame para a sua destruição é fino e frágil. Em uma perspectiva crítica, a conjuntura apresenta possibilidades, implicando a organização, articulação e mobilização de uma luta política ampla em defesa da educação pública no país.
Palavras-chave: Política e Gestão da Educação, Pandemia Coronavírus, Desigualdade Educacional.
The peleja for public education in the context of Pandemic: reaching and extending plots
Abstract
We question how the outcome of the pandemic of the new corona virus has been for public education in the country and in Tocantins, with education as a field of struggles with its actors imposing their political and arbitrary cultural options and their legitimate categories of perception and appreciation . In general, it seeks to discuss how this situation has influenced public education, as well as, from then on, to think about open possibilities for this education. It is based on bibliographic, documentary and hypertext analyzes. The situation rekindles the discussion about the non-priority of education by the State and reveals that the link for its destruction is thin and fragile. In a critical perspective, the conjuncture presents possibilities, implying the organization, articulation and mobilization of a broad political struggle in defense of public education in the country.
Keywords: Education Policy and Management, Corona virus Pandemic, Educational Inequality.
La lucha por la educación pública en el contexto de la pandemia: reavivar y ampliar la trama
Resumen
Cuestionamos cómo ha sido el desenlace de la nueva pandemia de coronavirus para la educación pública en el país y en Tocantins, con la educación como campo de lucha con sus actores imponiendo sus opciones políticas y culturales arbitrarias y sus legítimas categorías de percepción y valoración. En general, se busca discutir cómo esta situación ha influido en la educación pública, así como, a partir de ahí, reflexionar sobre las posibilidades abiertas para esta educación. Se basa en análisis bibliográficos, documentales e hipertextuales. La situación reaviva la discusión sobre la no prioridad de la educación por parte del Estado y revela que el vínculo con su destrucción es tenue y frágil. En una perspectiva crítica, la coyuntura presenta posibilidades, implicando la organización, articulación y movilización de una amplia lucha política en defensa de la educación pública en el país.
Palabras clave: Política y Dirección de la Educación, Pandemia Coronavirus, No Igualdad de la Educación.
Downloads
Referências
Bordignon, G. (2014). Caminhar da Educação Brasileira: muitos planos, pouco planejamento. In Souza, D. B., & Martins, A. M. (Eds.). Planos de Educação no Brasil: Planejamento, Políticas, Práticas (pp. 29-53). São Paulo, São Paulo: Edições Loyola.
Bourdieu, P. (1984). Quelques propriétés des champs. In Bourdieu, P. (Org.). Questions de Sociologie (pp.45-76). Paris, França: Minuit.
Campanha Nacional pelo Direito à Educação. (2020). Nota técnica. Recomendações para a disponibilização e a coleta de dados sobre as ações das redes de ensino relacionadas às atividades educacionais durante a pandemia da Covid-19. Fortaleza, CE, Cedeca - Grupo de Pesquisa Direito à Educação, Políticas Educacionais e Escola; rede escola pública e universidade. Recuperado de https://media.campanha.org.br/
Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Recuperado de: http://www.senado.gov.br/sf/legislacao/const/.
Cury, C. R. J. (2002). Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, 116, 245-262. https://doi.org/10.1590/S0100-15742002000200010
Decreto n. 6.071, 18 de março de 2020. Suspende por prazo indeterminado as atividades educacionais em estabelecimentos de ensino com sede no Estado do Tocantins, públicos ou privados, como escolas e universidades. Recuperado de: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=390966.
Decreto n. 6.086, 22 de abril de 2020. Dispõe sobre a suspensão de atividades educacionais e a determinação de trabalho remoto, na forma que especifica, e adota outras providências. Recuperado de: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=393470.
Decreto n. 6.087, 27 de abril de 2020. Determina que são mantidas suspensas as atividades educacionais e a jornada de 6h de trabalho até 29 de maio de 2020. Recuperado de: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=393686.
Decreto n. 6159, 30 de setembro de 2020. Dispõe sobre a prorrogação de prazos relativos à suspensão de atividades educacionais e à jornada de trabalho, na forma que especifica, e adota outras providências. Recuperado de: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=393686.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. (2017). IDados. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Recuperado de: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/educacao/9127-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios.html.
Júnior, F. G. R. P., Santos, L. V., & Silva, M. G. P. (2020). A Pandemia da COVID-19: Os impactos e tendências nos processos de ensino, aprendizagem e formação continuada de professores. Revista Observatório, 6(2), 1-22, https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a8pt
Lagares, R. (2020). A educação no Tocantins no cenário da pandemia do novo coronavírus: desvelamento de desigualdades. Revista Educação Básica em Foco, 1(1), 1-5. Recuperado de: https://educacaobasicaemfoco.net.br/
Lei n. 14.040, 18 de agosto de 2020. Estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública e altera a lei 11.947, de 16 de junho de 2009. Recuperado de: https://www.planalto.gov.br.
Lei n. 2.139, 3 de setembro de 2009. Dispõe sobre o Sistema Estadual de Ensino e adota outras providências. Recuperado de https://www.al.to.leg.br/arquivos/30465.pdf.
Lei n. 9.394, 20 de dezembro de 1996. Estabelece Diretrizes e Bases para a Educação Nacional (LDB). Recuperado de: https://www.planalto.gov.br.
Libâneo, J. C. (2001). Organização e Gestão da Escola – Teoria e Prática. 3. ed. Goiânia, Goiás: Alternativa.
Saviani, D. (2011). O direito à educação e a inversão de sentido da política educacional. Revista Profissão Docente, 1(23), 45-58. Recuperado de: http://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd
Saviani, D. (2014). PNE. [Entrevista concedida ao Portal Anped]. Portal Anped. Recuperado de: https://anped.org.br/news/entrevista-com-dermeval/07/04/2014.
Saviani, D. (2020a). Crise estrutural, conjuntura nacional, coronavirus e educação – o desmonte da educação nacional. Conferência. Revista Exitus, 10, 1-25. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1463
Saviani, D. (2020b). Rumos da educação em tempos de pandemia e bolsonarismo. [Live/YouTube, 24 de julho]. Recuperado de: https://vermelho.org.br/2020/07/30.
Saviani, D. (2020c). Implicações da pandemia para a educação [Entrevista concedida à Cézar Xaier]. Vermelho. A esquerda bem informada. Recuperado de: https://vermelho.org.br/2020/07/30.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).