A peleja por educação pública no contexto da Pandemia: reacendendo e alargando tramas

Autores

  • Rosilene Lagares Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Leonardo Victor dos Santos Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Meire Lúcia Andrade da Silva Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Italo Bruno Paiva Gonçalves Universidade Federal do Tocantins - UFT

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10835

Palavras-chave:

education as a space for political struggle, educational policy, education management, democracy, Tocantins.

Resumo

Problematiza-se como tem sido o desfecho da pandemia do novo coronavírus para a educação pública no país e no Tocantins, tendo a educação como campo de lutas com seus atores impondo suas opções políticas e arbitrários culturais e suas legítimas categorias de percepção e apreciação. Busca-se, em geral, discutir como essa conjuntura tem influenciado a educação pública, assim como, a partir daí, pensar em possibilidades abertas para essa educação. Assenta-se em análises bibliográficas, documentais e de hipertextos. A conjuntura reacende a discussão a respeito da não prioridade da educação pelo Estado e desnuda que o liame para a sua destruição é fino e frágil. Em uma perspectiva crítica, a conjuntura apresenta possibilidades, implicando a organização, articulação e mobilização de uma luta política ampla em defesa da educação pública no país.

Palavras-chave: Política e Gestão da Educação, Pandemia Coronavírus, Desigualdade Educacional.

 

The peleja for public education in the context of Pandemic: reaching and extending plots

Abstract

We question how the outcome of the pandemic of the new corona virus has been for public education in the country and in Tocantins, with education as a field of struggles with its actors imposing their political and arbitrary cultural options and their legitimate categories of perception and appreciation . In general, it seeks to discuss how this situation has influenced public education, as well as, from then on, to think about open possibilities for this education. It is based on bibliographic, documentary and hypertext analyzes. The situation rekindles the discussion about the non-priority of education by the State and reveals that the link for its destruction is thin and fragile. In a critical perspective, the conjuncture presents possibilities, implying the organization, articulation and mobilization of a broad political struggle in defense of public education in the country.

Keywords: Education Policy and Management, Corona virus Pandemic, Educational Inequality.

 

La lucha por la educación pública en el contexto de la pandemia: reavivar y ampliar la trama

Resumen

Cuestionamos cómo ha sido el desenlace de la nueva pandemia de coronavirus para la educación pública en el país y en Tocantins, con la educación como campo de lucha con sus actores imponiendo sus opciones políticas y culturales arbitrarias y sus legítimas categorías de percepción y valoración. En general, se busca discutir cómo esta situación ha influido en la educación pública, así como, a partir de ahí, reflexionar sobre las posibilidades abiertas para esta educación. Se basa en análisis bibliográficos, documentales e hipertextuales. La situación reaviva la discusión sobre la no prioridad de la educación por parte del Estado y revela que el vínculo con su destrucción es tenue y frágil. En una perspectiva crítica, la coyuntura presenta posibilidades, implicando la organización, articulación y movilización de una amplia lucha política en defensa de la educación pública en el país.

Palabras clave: Política y Dirección de la Educación, Pandemia Coronavirus, No Igualdad de la Educación.

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Biografia do Autor

Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Pós-Doutora em Educação (Unoesc), Doutora e Mestre em Educação (UFG). Graduada em Pedagogia (UFG). Professora da Universidade Federal do Tocantins, Campus Palmas, Curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado e Doutorado em Educação na Amazônia (PPGDA). Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT e do Observatório de Sistemas e Planos de Educação do Tocantins. Filiada Anped e Anpae.

Leonardo Victor dos Santos, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Aluno Especial do Curso de Doutorado em Educação na Amazônia. Mestre em Educação pela UFT; Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Católica de Brasília (2008); graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins; Professor da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino e atualmente atua como Assessor de Currículo da Diretoria Regional de Educação de Arraias.

Meire Lúcia Andrade da Silva, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG).  Graduada e Mestra pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal (GepeEM); do Observatório dos Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObsSPE) e Rede Mapa, vinculada a Anpae/TO. Atualmente é Professora de Educação Básica na Rede Municipal de Ensino de Gurupi (TO).

Italo Bruno Paiva Gonçalves, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestrando em Educação (UFT), graduado em história (UFG, 2009). Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM); do Observatório de Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE) e Rede Mapa, vinculado a Anpae/TO e Anped. Atualmente é Professor da Educação Básica na Rede Estadual de Ensino do Tocantins.

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Publicado

2020-12-04

Como Citar

Lagares, R., dos Santos, L. V., Andrade da Silva, M. L. ., & Paiva Gonçalves, I. B. . . (2020). A peleja por educação pública no contexto da Pandemia: reacendendo e alargando tramas. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e10835. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10835

Edição

Seção

Dossiê temático: Política e Gestão da Educação em Tempos de Retrocessos

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