The peleja for public education in the context of Pandemic: reaching and extending plots

Autor/innen

  • Rosilene Lagares Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Leonardo Victor dos Santos Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Meire Lúcia Andrade da Silva Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Italo Bruno Paiva Gonçalves Universidade Federal do Tocantins - UFT

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10835

Schlagworte:

education as a space for political struggle, educational policy, education management, democracy, Tocantins.

Abstract

We question how the outcome of the pandemic of the new coronavirus has been for public education in the country and in Tocantins, with education as a field of struggles with its actors imposing their political and arbitrary cultural options and their legitimate categories of perception and appreciation . In general, it seeks to discuss how this situation has influenced public education, as well as, from then on, to think about open possibilities for this education. It is based on bibliographic, documentary and hypertext analyzes. The situation rekindles the discussion about the non-priority of education by the State and reveals that the link for its destruction is thin and fragile. In a critical perspective, the conjuncture presents possibilities, implying the organization, articulation and mobilization of a broad political struggle in defense of public education in the country.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Pós-Doutora em Educação (Unoesc), Doutora e Mestre em Educação (UFG). Graduada em Pedagogia (UFG). Professora da Universidade Federal do Tocantins, Campus Palmas, Curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado e Doutorado em Educação na Amazônia (PPGDA). Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT e do Observatório de Sistemas e Planos de Educação do Tocantins. Filiada Anped e Anpae.

Leonardo Victor dos Santos, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Aluno Especial do Curso de Doutorado em Educação na Amazônia. Mestre em Educação pela UFT; Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Católica de Brasília (2008); graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins; Professor da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino e atualmente atua como Assessor de Currículo da Diretoria Regional de Educação de Arraias.

Meire Lúcia Andrade da Silva, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG).  Graduada e Mestra pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal (GepeEM); do Observatório dos Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObsSPE) e Rede Mapa, vinculada a Anpae/TO. Atualmente é Professora de Educação Básica na Rede Municipal de Ensino de Gurupi (TO).

Italo Bruno Paiva Gonçalves, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestrando em Educação (UFT), graduado em história (UFG, 2009). Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM); do Observatório de Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE) e Rede Mapa, vinculado a Anpae/TO e Anped. Atualmente é Professor da Educação Básica na Rede Estadual de Ensino do Tocantins.

Literaturhinweise

Bordignon, G. (2014). Caminhar da Educação Brasileira: muitos planos, pouco planejamento. In Souza, D. B., & Martins, A. M. (Eds.). Planos de Educação no Brasil: Planejamento, Políticas, Práticas (pp. 29-53). São Paulo, São Paulo: Edições Loyola.

Bourdieu, P. (1984). Quelques propriétés des champs. In Bourdieu, P. (Org.). Questions de Sociologie (pp.45-76). Paris, França: Minuit.

Campanha Nacional pelo Direito à Educação. (2020). Nota técnica. Recomendações para a disponibilização e a coleta de dados sobre as ações das redes de ensino relacionadas às atividades educacionais durante a pandemia da Covid-19. Fortaleza, CE, Cedeca - Grupo de Pesquisa Direito à Educação, Políticas Educacionais e Escola; rede escola pública e universidade. Recuperado de https://media.campanha.org.br/

Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Recuperado de: http://www.senado.gov.br/sf/legislacao/const/.

Cury, C. R. J. (2002). Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, 116, 245-262. https://doi.org/10.1590/S0100-15742002000200010

Decreto n. 6.071, 18 de março de 2020. Suspende por prazo indeterminado as atividades educacionais em estabelecimentos de ensino com sede no Estado do Tocantins, públicos ou privados, como escolas e universidades. Recuperado de: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=390966.

Decreto n. 6.086, 22 de abril de 2020. Dispõe sobre a suspensão de atividades educacionais e a determinação de trabalho remoto, na forma que especifica, e adota outras providências. Recuperado de: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=393470.

Decreto n. 6.087, 27 de abril de 2020. Determina que são mantidas suspensas as atividades educacionais e a jornada de 6h de trabalho até 29 de maio de 2020. Recuperado de: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=393686.

Decreto n. 6159, 30 de setembro de 2020. Dispõe sobre a prorrogação de prazos relativos à suspensão de atividades educacionais e à jornada de trabalho, na forma que especifica, e adota outras providências. Recuperado de: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=393686.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. (2017). IDados. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Recuperado de: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/educacao/9127-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios.html.

Júnior, F. G. R. P., Santos, L. V., & Silva, M. G. P. (2020). A Pandemia da COVID-19: Os impactos e tendências nos processos de ensino, aprendizagem e formação continuada de professores. Revista Observatório, 6(2), 1-22, https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a8pt

Lagares, R. (2020). A educação no Tocantins no cenário da pandemia do novo coronavírus: desvelamento de desigualdades. Revista Educação Básica em Foco, 1(1), 1-5. Recuperado de: https://educacaobasicaemfoco.net.br/

Lei n. 14.040, 18 de agosto de 2020. Estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública e altera a lei 11.947, de 16 de junho de 2009. Recuperado de: https://www.planalto.gov.br.

Lei n. 2.139, 3 de setembro de 2009. Dispõe sobre o Sistema Estadual de Ensino e adota outras providências. Recuperado de https://www.al.to.leg.br/arquivos/30465.pdf.

Lei n. 9.394, 20 de dezembro de 1996. Estabelece Diretrizes e Bases para a Educação Nacional (LDB). Recuperado de: https://www.planalto.gov.br.

Libâneo, J. C. (2001). Organização e Gestão da Escola – Teoria e Prática. 3. ed. Goiânia, Goiás: Alternativa.

Saviani, D. (2011). O direito à educação e a inversão de sentido da política educacional. Revista Profissão Docente, 1(23), 45-58. Recuperado de: http://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd

Saviani, D. (2014). PNE. [Entrevista concedida ao Portal Anped]. Portal Anped. Recuperado de: https://anped.org.br/news/entrevista-com-dermeval/07/04/2014.

Saviani, D. (2020a). Crise estrutural, conjuntura nacional, coronavirus e educação – o desmonte da educação nacional. Conferência. Revista Exitus, 10, 1-25. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1463

Saviani, D. (2020b). Rumos da educação em tempos de pandemia e bolsonarismo. [Live/YouTube, 24 de julho]. Recuperado de: https://vermelho.org.br/2020/07/30.

Saviani, D. (2020c). Implicações da pandemia para a educação [Entrevista concedida à Cézar Xaier]. Vermelho. A esquerda bem informada. Recuperado de: https://vermelho.org.br/2020/07/30.

Veröffentlicht

2020-12-04

Zitationsvorschlag

Lagares, R., dos Santos, L. V., Andrade da Silva, M. L. ., & Paiva Gonçalves, I. B. . . (2020). The peleja for public education in the context of Pandemic: reaching and extending plots. Brazilian Journal of Rural Education, 5, e10835. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10835

Ausgabe

Rubrik

Dossiê temático: Política e Gestão da Educação em Tempos de Retrocessos

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in