A contribuição da Licenciatura em Educação do Campo UFCG para a formação docente e a prática pedagógica das escolas no Cariri paraibano: concepção dos egressos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12973

Palavras-chave:

Graduates. Degree in Rural Education. Teacher Education. Pibic. Pedagogical Practice.

Resumo

O presente texto é resultado de uma pesquisa vinculada ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Cientifica (Pibic), cujo objeto foi a concepção dos egressos da Licenciatura em Educação do Campo-UFCG/CDSA e sua contribuição para a formação docente e prática pedagógica. A abordagem qualitativa, na perspectiva crítica (Gil, 2008; Gamboa, 1995), orientou todos os procedimentos realizados. Os sujeitos foram os egressos do curso, com foco nos que estão no exercício profissional. A análise documental e o questionário semiestruturado foram procedimentos metodológicos fundamentais para a produção dos dados, que foram organizados e analisados na perspectiva da análise temática (Bardin, 2010). Os resultados evidenciaram que: 116 dos egressos são do cariri paraibano; existe uma inserção dos egressos na docência em diferentes etapas, como na gestão escolar e práticas educativas não escolares; reconhecem a contribuição da Licenciatura para sua formação inicial e continuada, para inserção do debate sobre Educação do Campo nas redes do território. Os desafios foram à luta pela abertura de concursos públicos na região e no estado; pela manutenção das escolas nas comunidades e ampliação da oferta do ensino médio; a vivência da docência por área de conhecimento e a necessidade de um maior aprofundamento sobre a alternância no curso.

Palavras-chave: egressos, licenciatura em educação do campo, formação docente, pibic, prática pedagógica.

 

The contribution of Licensing in Rural Education from UFCG for teaching and pedagogical practice of in Cariri region schools in Paraiba state: egresses concepts        

ABSTRACT. This text is the result of a research linked to the institutional scientific initiation scholarship program (pibic), whose object was the conception of the graduates from Rural Education course-UFCG/CDSA and their contribution to teacher training and pedagogical practice the qualitative approach, in a critical perspective (Gil, 2008; Gamboa, 1995), guided all the procedures performed. The subjects were the graduates of the course, focusing on those who are in professional practice. The document analysis and the semi-structured questionnaire were fundamental methodological procedures for the production of data, which were organized and analyzed from the perspective of thematic analysis (Bardin, 2010). The results showed that: 116 of the graduates are from the Cariri region of Paraíba state; there is an insertion of graduates in teaching at different stages, such as in school management and non-school educational practices; recognize the licentiate's contribution to their initial and continuing education, to insert the debate on rural education in the territory networks the challenges were the struggle to open public purposes in the region and in the state; for the maintenance of schools in the communities and expansion of the supply of secondary education; the experience of teaching by area of knowledge and the need for a deeper understanding of the alternation in the course.

Keywords: graduates, degree in rural education, teacher training, pibic, pedagogical practice.

 

La contribución del Grado en Educación en el Campo UFCG a la formación de maestros y la práctica pedagógica de las escuelas del Cariri paraibano: concepción de egresados

RESUMEN. Este texto es el resultado de una investigación ligada al Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic), cuyo objeto fue la concepción de los egresados de la licenciatura en Educação do Campo-UFCG/CDSA y su aporte a la formación docente y práctica pedagógica. El abordaje cualitativo, en perspectiva crítica (Gil, 2008; Gamboa, 1995), guió todos los procedimientos realizados. Los sujetos fueron los egresados del curso, centrándose en los que se encuentran en actividad profesional. El análisis de documentos y el cuestionario semiestructurado fueron procedimientos metodológicos fundamentales para la producción de datos, los cuales fueron organizados y analizados desde la perspectiva del análisis temático (Bardin, 2010). Los resultados mostraron que: 116 de los graduados son de la región Cariri de Paraíba; hay una inserción de los egresados en la docencia en diferentes etapas, como en la gestión escolar y las prácticas educativas extraescolares; Reconocer la contribución del Licendiado a su formación inicial y continua, para insertar el debate sobre la Educación Rural en las redes del territorio. Los desafíos fueron la lucha por abrir exames para cargos públicos en la región y en el estado; para el mantenimiento de escuelas en las comunidades y ampliación de la oferta de educación secundaria; la experiencia de la docencia por áreas de conocimiento y la necesidad de una comprensión más profunda de la alternancia en el curso.

Palabras clave: graduados, licenciada en educación rural, formación docente, pibic, práctica pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Silva, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Professora Associada da Universidade Federal de Campina Grande/CDSA, lotada na Unidade Acadêmica de Educação do Campo. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFCG. Possui Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco.  Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo, Formação de Professores e Prática Pedagógica- Nupeforp. Integra o Fonec e a Resab, e é Coordenadora do GT 26 – Educação do Campo, Anped Região Nordeste.

Moiz´és Souza Alves, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Graduando na Licenciatura em Educação do Campo na UFCG - CDSA. Auxiliar em Nutrição e Dietética. (UFPB- CAVN) no âmbito do programa Novos Caminhos. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo Formação de Professores e Práticas Pedagógicas - NUPERFORP CDSA/UFCG. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica- PIBIC. Membro da Pastoral da Juventude Rural (PJR).

Referências

Bardin, L. (2010). Análise de conteúdo. Edições 70, LDA. Lisboa.

Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora.

Brasil. (2019). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas. Brasília.

CDSA. (2009). Projeto Político Pedagógico da Licenciatura em Educação do Campo-PPC Lecampo.

Caldart, R. S. (2008). Sobre educação do campo. In Santos, C. A. (Org.). Educação do campo: campo - políticas públicas - educação (pp. 67-86). Brasília: Incra/MDA.

Caldart. R. S. (2009). Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho, Educação e Saúde, 7(1), 35- 64. https://doi.org/10.1590/S1981-77462009000100003

Fals Borda, O. (2010). Da pedagogia do oprimido à pesquisa participativa. In Streck, D. (Org.) Fontes da Pedagogia Latino-Americana: uma antologia. Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Freire, P. (1973). Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Freire, P. (1983). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.

Gamboa, S. S. (1995). Pesquisa educacional: quantidade/qualidade. São Paulo: Cortez.

Gil, A. C. (2008). Métodos e Técnicas de Pesquisa. São Paulo: Atlas.

IBGE. (2000). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico. Brasil.

Kolling, E. J., Nery, I., & Molina, M. C. (1999). Por uma educação básica do campo (memória). Brasília: Articulação Nacional por uma Educação do Campo.

Ludke, M., & André, M. E. D. A. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.

Minayo, M. C. S. (1994). Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In Minayo, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade (pp. 9-29). Petrópolis: Vozes.

Minayo, M. C. S. (2010). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: HUCITEC.

Molina, M. C., & Hage, S. (2015). Política de formação de educadores do campo no Contexto da expansão da educação superior. Revista Educação em Questão, 51(37), 121-146. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v51n37ID7174

Silva, M. S. (2009). As práticas pedagógicas das escolas do campo: a escola na vida e a vida como escola (Tese de Doutorado). Recife: UFPE.

Silva, M. S. (2019). Educação do Campo e sua institucionalidade: o fio da navalha pela criação e institucionalização das Licenciaturas em Educação do Campo. In Formação de Formadores: Reflexões sobre as experiencias da Licenciatura em Educação do Campo no Brasil (pp. 233-248). Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Vala, J. (1986). A análise de conteúdo. In Silva, A. S., & Pinto, J. M. (Orgs.). Metodologia das ciências sociais (pp. 101-128). 8.ed. Porto: Afrontamento.

Downloads

Publicado

2021-11-13

Como Citar

Silva, M. do S., & Souza Alves , M. . (2021). A contribuição da Licenciatura em Educação do Campo UFCG para a formação docente e a prática pedagógica das escolas no Cariri paraibano: concepção dos egressos. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 6, e12973. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12973

Edição

Seção

Dossiê Temático: Egressos (as) das Licenciaturas em Educação do Campo no Brasil