A contribuição da Licenciatura em Educação do Campo UFCG para a formação docente e a prática pedagógica das escolas no Cariri paraibano: concepção dos egressos
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12973Palavras-chave:
Graduates. Degree in Rural Education. Teacher Education. Pibic. Pedagogical Practice.Resumo
O presente texto é resultado de uma pesquisa vinculada ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Cientifica (Pibic), cujo objeto foi a concepção dos egressos da Licenciatura em Educação do Campo-UFCG/CDSA e sua contribuição para a formação docente e prática pedagógica. A abordagem qualitativa, na perspectiva crítica (Gil, 2008; Gamboa, 1995), orientou todos os procedimentos realizados. Os sujeitos foram os egressos do curso, com foco nos que estão no exercício profissional. A análise documental e o questionário semiestruturado foram procedimentos metodológicos fundamentais para a produção dos dados, que foram organizados e analisados na perspectiva da análise temática (Bardin, 2010). Os resultados evidenciaram que: 116 dos egressos são do cariri paraibano; existe uma inserção dos egressos na docência em diferentes etapas, como na gestão escolar e práticas educativas não escolares; reconhecem a contribuição da Licenciatura para sua formação inicial e continuada, para inserção do debate sobre Educação do Campo nas redes do território. Os desafios foram à luta pela abertura de concursos públicos na região e no estado; pela manutenção das escolas nas comunidades e ampliação da oferta do ensino médio; a vivência da docência por área de conhecimento e a necessidade de um maior aprofundamento sobre a alternância no curso.
Palavras-chave: egressos, licenciatura em educação do campo, formação docente, pibic, prática pedagógica.
The contribution of Licensing in Rural Education from UFCG for teaching and pedagogical practice of in Cariri region schools in Paraiba state: egresses concepts
ABSTRACT. This text is the result of a research linked to the institutional scientific initiation scholarship program (pibic), whose object was the conception of the graduates from Rural Education course-UFCG/CDSA and their contribution to teacher training and pedagogical practice the qualitative approach, in a critical perspective (Gil, 2008; Gamboa, 1995), guided all the procedures performed. The subjects were the graduates of the course, focusing on those who are in professional practice. The document analysis and the semi-structured questionnaire were fundamental methodological procedures for the production of data, which were organized and analyzed from the perspective of thematic analysis (Bardin, 2010). The results showed that: 116 of the graduates are from the Cariri region of Paraíba state; there is an insertion of graduates in teaching at different stages, such as in school management and non-school educational practices; recognize the licentiate's contribution to their initial and continuing education, to insert the debate on rural education in the territory networks the challenges were the struggle to open public purposes in the region and in the state; for the maintenance of schools in the communities and expansion of the supply of secondary education; the experience of teaching by area of knowledge and the need for a deeper understanding of the alternation in the course.
Keywords: graduates, degree in rural education, teacher training, pibic, pedagogical practice.
La contribución del Grado en Educación en el Campo UFCG a la formación de maestros y la práctica pedagógica de las escuelas del Cariri paraibano: concepción de egresados
RESUMEN. Este texto es el resultado de una investigación ligada al Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic), cuyo objeto fue la concepción de los egresados de la licenciatura en Educação do Campo-UFCG/CDSA y su aporte a la formación docente y práctica pedagógica. El abordaje cualitativo, en perspectiva crítica (Gil, 2008; Gamboa, 1995), guió todos los procedimientos realizados. Los sujetos fueron los egresados del curso, centrándose en los que se encuentran en actividad profesional. El análisis de documentos y el cuestionario semiestructurado fueron procedimientos metodológicos fundamentales para la producción de datos, los cuales fueron organizados y analizados desde la perspectiva del análisis temático (Bardin, 2010). Los resultados mostraron que: 116 de los graduados son de la región Cariri de Paraíba; hay una inserción de los egresados en la docencia en diferentes etapas, como en la gestión escolar y las prácticas educativas extraescolares; Reconocer la contribución del Licendiado a su formación inicial y continua, para insertar el debate sobre la Educación Rural en las redes del territorio. Los desafíos fueron la lucha por abrir exames para cargos públicos en la región y en el estado; para el mantenimiento de escuelas en las comunidades y ampliación de la oferta de educación secundaria; la experiencia de la docencia por áreas de conocimiento y la necesidad de una comprensión más profunda de la alternancia en el curso.
Palabras clave: graduados, licenciada en educación rural, formación docente, pibic, práctica pedagógica.
Downloads
Referências
Bardin, L. (2010). Análise de conteúdo. Edições 70, LDA. Lisboa.
Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora.
Brasil. (2019). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas. Brasília.
CDSA. (2009). Projeto Político Pedagógico da Licenciatura em Educação do Campo-PPC Lecampo.
Caldart, R. S. (2008). Sobre educação do campo. In Santos, C. A. (Org.). Educação do campo: campo - políticas públicas - educação (pp. 67-86). Brasília: Incra/MDA.
Caldart. R. S. (2009). Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho, Educação e Saúde, 7(1), 35- 64. https://doi.org/10.1590/S1981-77462009000100003
Fals Borda, O. (2010). Da pedagogia do oprimido à pesquisa participativa. In Streck, D. (Org.) Fontes da Pedagogia Latino-Americana: uma antologia. Belo Horizonte: Autêntica Editora.
Freire, P. (1973). Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Freire, P. (1983). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.
Gamboa, S. S. (1995). Pesquisa educacional: quantidade/qualidade. São Paulo: Cortez.
Gil, A. C. (2008). Métodos e Técnicas de Pesquisa. São Paulo: Atlas.
IBGE. (2000). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico. Brasil.
Kolling, E. J., Nery, I., & Molina, M. C. (1999). Por uma educação básica do campo (memória). Brasília: Articulação Nacional por uma Educação do Campo.
Ludke, M., & André, M. E. D. A. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.
Minayo, M. C. S. (1994). Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In Minayo, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade (pp. 9-29). Petrópolis: Vozes.
Minayo, M. C. S. (2010). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: HUCITEC.
Molina, M. C., & Hage, S. (2015). Política de formação de educadores do campo no Contexto da expansão da educação superior. Revista Educação em Questão, 51(37), 121-146. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v51n37ID7174
Silva, M. S. (2009). As práticas pedagógicas das escolas do campo: a escola na vida e a vida como escola (Tese de Doutorado). Recife: UFPE.
Silva, M. S. (2019). Educação do Campo e sua institucionalidade: o fio da navalha pela criação e institucionalização das Licenciaturas em Educação do Campo. In Formação de Formadores: Reflexões sobre as experiencias da Licenciatura em Educação do Campo no Brasil (pp. 233-248). Belo Horizonte: Autêntica Editora.
Vala, J. (1986). A análise de conteúdo. In Silva, A. S., & Pinto, J. M. (Orgs.). Metodologia das ciências sociais (pp. 101-128). 8.ed. Porto: Afrontamento.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).