Representações duais do rural na cinematografia brasileira: implicações para a educação
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12247Palavras-chave:
Education. Rural. Cinema and Education. Cinematographic representations. Rural and Urban.Resumo
Há uma forte representação cinematográfica que estabelece o rural e o urbano em relação dicotômica, e que se naturaliza articulando o discurso do campo a problemas sociais e à desigualdade. No intuito de subsidiar a prática pedagógica de professores sobre a leitura crítica do rural e do urbano, visamos problematizar como as formas de representações do campo têm sido veiculadas pela linguagem audiovisual. Partimos de uma abordagem qualitativa e combinamos procedimentos metodológicos da pesquisa documental, historiográfica e análise fílmica. Para isso, abordamos o discurso dual que representa o homem do campo em uma perspectiva histórica. Na sequência, discutimos concepções correntes de delimitação territorial. Por fim, expomos em uma amostra de filmes a síntese sobre as representações que seguem a mesma linha de argumentação sistemática e progressiva que desqualifica o rural em detrimento do urbano. Concluímos que existe a necessidade de, a partir da escola, subsidiar a leitura crítica do cinema que supere a visão dicotômica que naturaliza problemas sociais como particulares do campo.
Palavras-chave: educação, campo, cinema e educação, representações cinematográficas, rural e urbano.
Dual representations of the rural in Brazilian cinematography: implications for education
ABSTRACT. There is a strong cinematographic representation that establishes rural and urban in a dichotomous relationship that commonly sustains the speech of rural articulated to social issues and inequality and naturalizes this representation. In order to subsidise the pedagogical practice of teachers on the critical stance of the rural and the urban, this paper aims to question how the representations of the rural have been approached by the audio-visual language. The analysis has a qualitative approach and combines methodological procedures of documentary, historiographic and film analysis. Therefore, it is approached in a historical perspective the dual discourse that represents the peasant; in the sequence it is discussed the correct conceptions of territorial delimitation, and finally, presented, in a sample of films, the synthesis of representations that follows the same line of systematic and progressive arguments of representation of the rural and the urban. The research points to the conclusion regarding the importance of school, to subsidise critical reading about the representations covered in films, which overcomes the dichotomous view that naturalizes social problems as particular to the rural.
Keywords: education, rural, cinema and education, cinematographic representations, rural and urban.
Representaciones duales de lo rural en la cinematografía brasileña: implicaciones para la educación
RESUMEN. Existe una fuerte representación cinematográfica que establece lo rural y lo urbano en una relación dicotómica, y que se naturaliza articulando el discurso del campo con la problemática social y la desigualdad. Con el fin de subsidiar la práctica pedagógica de los docentes en la lectura crítica de la rural y urbano, pretendemos problematizar cómo las formas de representación del campo han sido transmitidas por el lenguaje audiovisual. Partimos de un enfoque cualitativo y combinamos procedimientos metodológicos de análisis documental, historiográfico y cinematográfico. Para ello, nos acercamos al discurso dual que representa al campesino en una perspectiva histórica. Luego, discutimos conceptos actuales de delimitación territorial. Finalmente, mostramos en una muestra de películas la síntesis de representaciones que siguen la misma línea de argumentación sistemática y progresiva que descalifica lo rural en detrimento de lo urbano. Concluimos que existe una necesidad, desde la escuela, de subsidiar la lectura crítica del cine que supere la visión dicotómica naturalizadora de los problemas sociales como propios del campo.
Palabras clave: educación, campo, cine y educación, representaciones cinematográficas, rural y urbano.
Downloads
Referências
Araújo, L. C. (2013). O campo e a cidade no cinema silencioso pernambucano. In Anais de textos completos XVII Estudos de cinema e audiovisual SOCINE (pp. 430-445). Florianópolis, SC.
Bakhtin, M. M. (2003). Estética da Criação Verbal. Tradução: Paulo Bezerra. 4º ed., São Paulo: Martins Fontes.
Bakhtin, M. M. (1997). Marxismo e Filosofia da Linguagem. Tradução: Michel Lahud e Yara Fratechi Vieira. 8. ed. São Paulo: Hucitec.
Bogo, A. (2008). Identidade e luta de classes. São Paulo: Expressão Popular.
Bourdieu, P. (1997). Sobre a televisão. Tradução: Maria Lúcia Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora.
Catani, A. M., & Gilioli, R. S. P. (2004). Cinema, escola e representações da infância em Guerra dos Botões (1961). In Setton, M. G. J. (Org.). A cultura da mídia na escola: ensaios sobre cinema e educação (s./p.). São Paulo: Annablume.
Catani, A. M. (2004). História do cinema brasileiro: 4 ensaios. São Paulo: Panorama do Saber.
Costa, M. H. B. V. (2013). Cinema e construção cultural do espaço geográfico. Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual – REBECA, 3. 250-262. https://doi.org/10.22475/rebeca.v2n1.45
Duarte, R. (2002). Cinema & educação: refletindo sobre cinema e educação. Belo Horizonte: Autêntica.
Fabris, E. H. (2008). Cinema e Educação: um caminho metodológico. Educação e Realidade, 33(1), 117-134.
Fernandes, S. L. (2007). Filmes em sala de aula – realidade e ficção: uma análise do uso do cinema pelos professores de história (Dissertação de Mestrado) Universidade Federal do Paraná, Paraná.
Ferro, M. (1992). Cinema e História. Tradução: Flávia Nascimento. Rio de Janeiro, Paz e Terra.
IBGE. (2017). Classificação e caracterização dos espaços rurais e urbanos do Brasil: uma
primeira aproximação. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Rio de Janeiro. Recuperado de https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100643.pdf
Jeca-tatu. (2017). Michaelis: Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Editora Melhoramentos.
Jeca. (2017). Michaelis: Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Editora Melhoramentos.
Leitão, L. R. (2007). O campo e a cidade na literatura brasileira. Veranópolis, RS: Iterra.
Lobato, M. (2012). Urupês. São Paulo: Editora Globo.
Penafria, M. (2009). Análise de Filmes – Conceitos e Metodologias. In VI Congresso SOPCOM, Lisboa, Portugal.
Reis, N. G. (2006). Notas sobre urbanização dispersa e novas formas de tecido urbano. São Paulo: Via das Artes.
Schmidt, A. L. P. (1948). Fundamentos. Revista de Cultura Moderna, 4-5(2), 293-300.
Silva, J. G., & Grossi, M. E. (2001). O novo rural brasileiro: uma atualização para 1992-98. Techinical Report, Unicamp.
Tolentino, C. A. F. (2001). O rural no cinema brasileiro. São Paulo: Editora UNESP.
Veiga, J. E. (2005). A relação rural/urbano no desenvolvimento regional. Cadernos do CEAM (Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília - UnB), 17, 9-22.
Whitaker, D. C. A. (1992). O rural urbano e a escola brasileira: ensaio de interpretação sociológica. Travessia, 5(12), 30-35. https://doi.org/10.48213/travessia.i12.317
Whitaker, D. C. A. (2009). Reforma Agrária e Meio Ambiente: Superando Preconceitos Contra o Rural. In Ferrante, V. L. B., & Whitaker, D. C. A. (Orgs.). Retratos de Assentamentos (s./p.). Araraquara: Uniara. nº 12.
Williams, R. (2011). O campo e a cidade: na história e na literatura. Tradução: Paulo Henriques Britto. São Paulo: Companhia das Letras.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).