Representações duais do rural na cinematografia brasileira: implicações para a educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12247

Palavras-chave:

Education. Rural. Cinema and Education. Cinematographic representations. Rural and Urban.

Resumo

Há uma forte representação cinematográfica que estabelece o rural e o urbano em relação dicotômica, e que se naturaliza articulando o discurso do campo a problemas sociais e à desigualdade. No intuito de subsidiar a prática pedagógica de professores sobre a leitura crítica do rural e do urbano, visamos problematizar como as formas de representações do campo têm sido veiculadas pela linguagem audiovisual. Partimos de uma abordagem qualitativa e combinamos procedimentos metodológicos da pesquisa documental, historiográfica e análise fílmica. Para isso, abordamos o discurso dual que representa o homem do campo em uma perspectiva histórica. Na sequência, discutimos concepções correntes de delimitação territorial. Por fim, expomos em uma amostra de filmes a síntese sobre as representações que seguem a mesma linha de argumentação sistemática e progressiva que desqualifica o rural em detrimento do urbano. Concluímos que existe a necessidade de, a partir da escola, subsidiar a leitura crítica do cinema que supere a visão dicotômica que naturaliza problemas sociais como particulares do campo.

Palavras-chave: educação, campo, cinema e educação, representações cinematográficas, rural e urbano.

 

Dual representations of the rural in Brazilian cinematography: implications for education           

ABSTRACT. There is a strong cinematographic representation that establishes rural and urban in a dichotomous relationship that commonly sustains the speech of rural articulated to social issues and inequality and naturalizes this representation. In order to subsidise the pedagogical practice of teachers on the critical stance of the rural and the urban, this paper aims to question how the representations of the rural have been approached by the audio-visual language. The analysis has a qualitative approach and combines methodological procedures of documentary, historiographic and film analysis. Therefore, it is approached in a historical perspective the dual discourse that represents the peasant; in the sequence it is discussed the correct conceptions of territorial delimitation, and finally, presented, in a sample of films, the synthesis of representations that follows the same line of systematic and progressive arguments of representation of the rural and the urban. The research points to the conclusion regarding the importance of school, to subsidise critical reading about the representations covered in films, which overcomes the dichotomous view that naturalizes social problems as particular to the rural.

Keywords: education, rural, cinema and education, cinematographic representations, rural and urban.

 

Representaciones duales de lo rural en la cinematografía brasileña: implicaciones para la educación

RESUMEN. Existe una fuerte representación cinematográfica que establece lo rural y lo urbano en una relación dicotómica, y que se naturaliza articulando el discurso del campo con la problemática social y la desigualdad. Con el fin de subsidiar la práctica pedagógica de los docentes en la lectura crítica de la rural y urbano, pretendemos problematizar cómo las formas de representación del campo han sido transmitidas por el lenguaje audiovisual. Partimos de un enfoque cualitativo y combinamos procedimientos metodológicos de análisis documental, historiográfico y cinematográfico. Para ello, nos acercamos al discurso dual que representa al campesino en una perspectiva histórica. Luego, discutimos conceptos actuales de delimitación territorial. Finalmente, mostramos en una muestra de películas la síntesis de representaciones que siguen la misma línea de argumentación sistemática y progresiva que descalifica lo rural en detrimento de lo urbano. Concluimos que existe una necesidad, desde la escuela, de subsidiar la lectura crítica del cine que supere la visión dicotómica naturalizadora de los problemas sociales como propios del campo.

Palabras clave: educación, campo, cine y educación, representaciones cinematográficas, rural y urbano.

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Biografia do Autor

José Leite dos Santos Neto, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Pós-Doutorado em Educação – PPGE-UFSCar; Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) com estágio Doutoral na University of Reading (Reino Unido); Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Educação do Campo - GEPEC/HISTEDBR.

Afrânio Mendes Catani, Universidade de São Paulo - USP

Mestre e Doutor em Sociologia (FFLCH-USP), Livre Docente em Educação (Faculdade de Educação -USP), com pós-doutorado na Middlesex University (Londres - Reino Unido), é professor titular na FE-USP e pesquisador do CNPq.

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

Leite dos Santos Neto, J., & Mendes Catani, A. (2021). Representações duais do rural na cinematografia brasileira: implicações para a educação. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 6, e12247. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12247

Edição

Seção

Dossiê Temático: Artes e Educação do Campo